"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos"
Em entrevista para o site Notícias da TV, o coautor de "Babilônia", Ricardo Linhares, disse o seguinte: "Curtir ou não um folhetim é uma coisa subjetiva, que depende do gosto de cada um. Mas é importante não confundir audiência com qualidade. Senão, Chaves seria uma obra-prima."
Realmente, Chaves não é um primor de qualidade técnica. E pode dar 1, 5, 10, 20 pontos, mas não deixará nunca de ser uma obra prima. Só uma obra prima para resistir ao tempo e seguir fazendo sucesso em toda a América Latina, mais de 40 anos depois de ser produzida.
"Babilônia", como tantas outras novelas, logo será esquecida pelo público. E Chaves continuará aí, sendo referência em humor e cultura no continente. E divertindo milhões de fãs todos os dias.
"Durante sua peregrinação, que se prolongou por quase dois séculos, estabeleceram-se em diferentes locais como: Coatepec, Tula, Ecatepec. Em 1267 se assentaram em Chapultepec (ocidente do lago Texcoco), hostilizados pelos tepanecas de Azcapotzalgo. Solicitaram ao senhor de Culhuacán, em 1299, um sítio para viver. Este mandou-os para Tizapán (“casa das cobras”). Ao contrário do que pensavam os outros povos, os Mexicas mataram as cobras e as converteram em seu alimento.
Em 1323 o deus Huitzilopochtli ordenou solicitar ao rei de Culhuacán sua filha para a converter em uma mulher guerreira. A donzela foi assassinada e sua pele utilizada como vestimenta do sacerdote da tribo. Quando o senhor de Culhuacán chegou à festa, descobriu o que tinha acontecido com sua filha, declarando guerra aos Mexicas. Estes fugiram até uma ilha no meio do lago, em 1325, onde encontraram o sinal do deus e fundaram México – Tenochtitlan-, passando a serem tributários do senhor de Azcapotzalgo. "
"Os MEXICAS foram o povo de maior desenvolvimento político, econômico e militar do México pré-hispânico. Segundo a “Tira de la peregrinación”, os mexicas saíram de um local chamado Aztlán (origem do nome 'astecas') ou "lugar de las garzas" em 1168. O deus Huitzilopochtli aconselhou a migração para o vale do México até chegar ao local onde deviam fundar seus domínios. Seguindo instruções de seus deuses para se fixarem onde vissem uma águia pousada num cacto, devorando uma cobra."
- A Pirâmide do Sol é a maior das pirâmides da cidade de Teotihuacan, a segunda maior de todo o México e a terceira maior do mundo.
- Construída no século II d.C., está no lado leste da Avenida dos Mortos, na metade norte da cidade, que é considerada o centro de Teotihuacan.
- Ela está voltada para o oeste de modo que no solstício de verão, o sol se põe exatamente na sua frente.
- Tem 225 metros de lado, 65 metros de altura e é a estrutura mais volumosa da cidade, com 2,5 milhões de toneladas de material.
- A pirâmide é composta de cinco plataformas dispostas em degraus e uma escadaria cerimonial que conduz ao topo, onde existia um templo feito de madeira – utilizado para realizar sacrifícios e oferendas aos deuses – que foi destruído juntamente com a parte mais alta da pirâmide.
- Ela é feita de pedregulhos com o núcleo de adobes de terra e lama, recobertos de pedra e revestido de estuque pintado.
- Durante o auge de Teotihuacan, as pirâmides eram pintadas de vermelho brilhante e se destacavam na paisagem.
CURIOSIDADES
- Estudos e escavações levados a cabo em 1971, conduziram à descoberta de uma grande caverna sob a estrutura da Pirâmide do Sol. A partir da caverna existem quatro portas dispostas como pétalas de flor, que levam a outras salas. O acesso à caverna é feito através de um poço com 7 m de altura situado junto às escadas na base da pirâmide. Essa caverna é, na verdade, um túnel natural elaborado e alargado por antigas correntes de lava, devido a região onde Teotihuacan está localizada, sobre uma bacia natural numa extensa região de vulcões.
- Alguns estudiosos acreditam que a razão para a pirâmide estar construída sobre a caverna é que ela era considerada sagrada e utilizada para atividades religiosas e rituais.
- Sua base é 97% da base da Grande Pirâmide de Gizé.
- A relação entre o seu perímetro e a sua base é 4 pi vezes a sua altura. O "pi" (π) é uma razão matemática que se baseia no conhecimento de geometria, o que implica o conhecimento de matemática sofisticada.
- Ela tem uma inclinação de 17º em relação ao pólo terrestre, o que faz com que ela aponte para o pólo geográfico da Terra, permitindo que o Sol coincida com o seu centro nos dias 20 de maio e 18 de junho.
- Foram utilizados 2,5 milhões de toneladas de pedra para a sua construção, 4 milhões a menos que a Grande Pirâmide de Gizé.
BIBLIOGRAFIA
- Teotihuacan, la ciudad y sus monumentos. Adrián García Valdés. Editorial Dicesa. México 1975
- Historia general del arte, Tomo X, colección Summa Artis, Arte precolombiano, mexicano y maya. Autor, José Pijoan. Editorial Espasa Calpe S.A. Madrid 1952
- Atlas cultural de México. Arqueología. Editorial Planeta. Instituto Nacional de Antropología e Historia. Grupo Editorial Planeta. México, 1987.
- Diccionario de mitología y religión de Mesoamérica. Yolotl González Torres. Ediciones Larousse, México 1991.
- Diccionario Espasa. Mitología universal, dirigido por Jaime Álvarez Ezquerra. Espasa Calpe, Madrid 2000.
- importante sítio arqueológico situado a cerca de dez quilômetros de Oaxaca de Juárez, estado de Oaxaca, México;
- trata-se de uma das mais antigas cidades pré-hispânicas, tendo sido capital dos Zapotecas, e cujo apogeu se verificou entre os anos 500 a.C. e 800;
- estima-se que a sua população tenha atingido os 35.000 habitantes;
- foi construída sobre uma colina cujo topo foi aplanado pelos seus construtores e que se encontra elevada 400 metros relativamente aos três vales de Oaxaca o que permitia aos seus habitantes a observação da região circundante até grandes distâncias;
- Monte Albán (espanhol para 'monte branco') era conhecida pelos Zapotecas como 'Danipaguache' (montanha sagrada da vida) e os astecas chamavam-lhe 'Ocelotepec' (montanha do jaguar);
- o sítio de Monte Albán foi declarado Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1987.
"Essa merece um post! Segundo um estudante de Teologia (que está mais para estercologia), não se deve escutar a música secular da cantora Ivete Sangalo, conhecida como "poeira", pois esta possui origem satânica. Muito bem, segundo os minuciosos estudos desse futuro "pregador", quando Lúcifer foi jogado do céu por Deus devido a sua rebeldia, o impacto na terra foi tão grande que não só matou os dinossauros, como levantou uma grande POEIRA, e esta música retrata exatamente o acontecido, exaltando assim satanás e a poeira levantada pelo impacto. Tais conclusões e debates ocorreram em sala, junto ao seu professor doutorado e mestre e os demais alunos. P.s :quando eu peço a intervenção alienígena da guarda pretoriana de Shiar, vocês acham demais."
- revolta de escravos na ilha açucareira francesa de São Domingos (atual Haiti).
- François Toussaint, o "libertador de São Domingos". (foto)
"...despertar para os senhores de escravos que haviam, ingenuamente, falado sobre república e revolta, sem se aperceber das consequências sociais e raciais de suas palavras"
[Kenneth Maxwell]
"O encantamento secreto que fazia com que os negros tremessem na presença de um branco, em grande medida, desfez-se!"
[John Barrow]
"A suposta superioridade que fazia com que um centena dos primeiros fosse mantida em terror e submissão por um único dos últimos deixou de ser reconhecida."
Com o clima de "ousadia" dos negros na Revolta de São Domingos (1792), os artesãos mulatos da Bahia, durante 1978, planejaram revoltas. E, literalmente, eles não queriam conversa. Eles queriam igualdade social!
"Amargurados e anticlericais, os mulatos da Bahia opunham-se tanto aos brasileiros ricos quanto ao domínio português. A eles interessava o TUMULTO SOCIAL, e sua proposta era a de derrubada das estruturas existentes e a de uma sociedade igualitária e democrática, em que as diferenças de raça não seriam impedimento ao emprego e à mobilidade social." [Kenneth Maxwell]
VAMOS PENSAR CIDADANIA!?
- Qual é mesmo nossa situação hoje?
- Isto ocorreu no final do Brasil Colônia!
- Todos têm plena Cidadania?
- Os gordos podem entrar em qualquer lugar? - No Edital da Aeronáutica é bem claro que NÃO! E olha que gordura não quer dizer NADA! Conheço magros, que comem salada, porém, têm diabetes, colesterol alto e blá blá blá.
- Os negros, mulatos e as mulheres ganham o mesmo salário que os brancos?
- Os alunos de escolas públicas têm os mesmos direito que os de escolas particulares?
- Como os motoristas de ônibus tratam os alunos de escolas públicas?
- Como as pessoas tratam os idosos na rua?
- Vocês ajudam as senhoras a subir a enorme escada dos ônibus com as sacolas do mercado Guanabara?
- Como as pessoas e Instituições reagem ao modo de você ser?