sábado, 3 de agosto de 2013

Jesus purifica o templo - Vender na igreja pode ou não?



"E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões. E foram ter com ele no templo cegos e coxos, e curou-os. Vendo, então, os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia, e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se, E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor? E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, e ali passou a noite."
[Mateus 21:12-17]



"E vieram a Jerusalém; e Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derrubou as mesas dos cambiadores e as cadeiras dos que vendiam pombas. E não consentia que alguém levasse algum vaso pelo templo. E os ensinava, dizendo: Não está escrito: A minha casa será chamada, por todas as nações, casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões. E os escribas e príncipes dos sacerdotes, tendo ouvido isto, buscavam ocasião para o matar; pois eles o temiam, porque toda a multidão estava admirada acerca da sua doutrina. E, sendo já tarde, saiu para fora da cidade."
[Marcos 11:15-19]



"E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam, Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores. E todos os dias ensinava no templo; mas os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo. E não achavam meio de o fazer, porque todo o povo pendia para ele, escutando-o."
[Lucas 19:45-48]



ANÁLISE POR
'O NOVO COMENTÁRIO BÍBLICO'
Editora Central Gospel

1. VENDIAM E COMPRAVAM [versículo 12]
A corrupção comercial era um mal sem controle dentro dos átrios do templo. É bem provável que parte do lucro do que era negociado ali fosse para a família do sumo sacerdote.

Baseadas nesse episódio, algumas igrejas hoje em dia não permitem que nada seja vendido dentro delas. Mas há pelo menos duas coisas erradas nessa atitude. Primeiro, Jesus não estava condenando a venda de animais para o sacrifício nem as operações de câmbio. O que Ele condenou foi o engano, a extorsão e a comercialização corrupta. Segundo, a igreja hoje não é templo de Deus, mas, sim, os cristãos. Deus habita naqueles que foram levados remidos por Cristo.

Os cambistas aceitavam trocar moedas com símbolos pagãos para serem usadas no templo. Mas eles cobravam um pouco mais por esse serviço.

Os que vendiam pombas cobravam um preço exorbitante por elas.

2. COVIL DE LADRÕES [versículo 13]
O templo havia se tornado um antro de bandidos. Jeremias 7, 9 e 10 diz que o povo  judeu, após cometer todos os tipos de pecado, achava que ficaria livre das consequências simplesmente porque ia ao templo. Por essa razão, nos dias de Jeremias, o templo havia se tornado um covil de ladrões, como nos dias de Jesus.

3. [versículos 14-16]
No Salo 8:2, que é citado aqui, as criancinhas expressam  louvor diante dos inimigos.

4. [versículo 17]
A ideia aqui é que Jesus deixou os príncipes dos sacerdotes e escribas, o templo e a cidade de Jerusalém. Em vez de receber bem seu Messias, os líderes religiosos o rejeitaram e se colocaram contra Ele.



--------------------------------------------------------





--------------------------------------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário