quinta-feira, 4 de abril de 2024

60 ANOS DA REVOLUÇÃO CIVIL MILITAR NO BRASIL: COMUNISMO, TORTURA, INOCENTES E CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA

REGIME CIVIL MILITAR | REVOLUÇÃO MILITAR | GOLPE MILITAR




Direita: "Os militares salvaram o país do Comunismo. Foi um período de crescimento, sem corrupção e a economia fluía!"

Esquerda: "Foi um período terrível! Os militares torturavam, matavam e nós, comunistinhas, não fazíamos nada. Apenas nos defendíamos!"

Realidade:
I. Militares e Comunistas se atacavam mutuamente. Nada justifica as torturas feitas pelos militares. Mas os 'comunistas' não eram inocentes.

II. Os militares investiram em infraestrutura.

III. Houve corrupção.

IV. O "golpe" foi apoiado por parte dos militares, parte da igreja e parte da sociedade. Quando o regime militar começou a demonstrar fraqueza (inflação, por exemplo), os mesmos que apoiaram, pularam fora.

V. Na nossa ditadura, não tem inocentes (exceto crianças que foram também hostilizadas pelos militares).
----------------------------------------    
Boa noite!

Hoje mais cedo eu postei um pequeno texto sobre o Regime Militar e no quinto ponto eu disse que não teve inocentes. O que eu quis dizer é que, quem estava de frente aos fatos políticos e sociais da época não tinha inocente. Mas, no contexto geral, é claro que houve inocentes. É claro que houve centenas de inocentes presos e torturados. Inocentes que até hoje não se sabe o que aconteceu, apenas "sumiram". Na verdade, o intuito do meu texto foi mostrar que os extremos políticos de hoje tentam criar narrativas para inflar seus gados e lacrar nas redes.

Tendo esclarecido, um abraço e boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário