sexta-feira, 1 de março de 2013

Fábrica, PIB, MAR, greve... Parabéns, Brasil!

Vamos ver alguns fatos que ocorreram de ontem para hoje:

- A Cidade do Rio de Janeiro comemora 448 anos;
- "Brasil é capaz", diz Dilma ao inaugurar fábrica para submarino nuclear;
- PIB brasileiro cresceu 0,9% em 2012;
- Inauguração do Museu de Arte do Rio, o MAR;
- Greve de Ônibus.

Vamos aos comentários (ou como vocês, caros leitores, interpretam meu modo de pensar):

PRIMEIRO:
"O Brasil é capaz, o Brasil pode e faz, tem todas as condições de cumprir simultaneamente seu grande papel, do desenvolvimento científico e tecnológico, da exploração de um segmento especial, da indústria da defesa, e ao mesmo tempo um papel gerador de renda e de emprego, e capaz de lidar com a superação e eliminação da miséria", afirmou Dilma.

Senhora Dilma, o Brasil é capaz de quê? Por enquanto, só vejo um país aonde o governo só se preocupa em mostrar ao estrangeiro que está tudo bem. Chega nas épocas de festa (Réveillon, Carnaval, etc), este investe milhões para os turistas ficarem bem e, claro, investe um pouquinho para calar a boca de nós, nação brasileira. O mais triste é que a maioria aceita "tranquilamente". A maioria fecha a boca "facilmente". É só um político dar um beijo no filho que já conquistou todo o bairro, cidade ou seja o que for. Mas, graças a Deus, ainda há pessoas que estão preocupadas e vão atrás. Ainda há pessoas que brigam pelo país. Eu não canso de repetir uma resposta que um político norueguês disse a um repórter há uns anos atrás. Este perguntou: "Por que a Noruega não tem pobreza? Como na Noruega não há corrupção?". O político respondeu com louvor: "Por que eu roubaria meu próprio país?". Aqui é meio diferente, eu acho!

SEGUNDO:
A economia brasileira fechou 2012 com um crescimento de 0,9%, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (1º). O resultado – que ficou muito longe dos 4% esperados pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, no final de 2011, apesar das várias medidas de estímulo anunciadas ao longo do ano – foi o pior desde 2009, quando o Produto Interno Bruto (PIB) havia registrado recuo de 0,3%. É o pior resultado desde 2009. Depois vem a nossa Presidente, V. Ex.ª Dilma, primeira presidenta do Brasil (Que orgulho! Eu votei nela!), comemorar a inauguração do MAR (Museu de Arte do Rio), comemorar a inauguração da fábrica para construção de submarinos nucleares, comemorar as duas milhões de pessoas que "resgatou da miséria", ou melhor...

TERCEIRO:
...comemorar os 448 anos da Cidade Maravilhosa, a Cidade do Rio de Janeiro. E nada melhor do que uma GREVE no transporte (mas precisamente, nos ônibus) para o povo se esbaldar de tanta felicidade. Consequências: a Cidade está um CAOS. A população poderia não se preocupar tanto se os outros meios de transporte fossem bons, mas nem isso o governo é capaz. É uma espécie de Ciclo Vicioso: um depende do outro; se um cair, todos caem também. Os ônibus entraram em greve, logo, a rede de Trens (SuperVia), a rede de Metropolitanos (Metrô), e até as diversas redes de Vans e Kombis ficaram desestabilizadas. Mas uma coisa é certa: eu parabenizo Vans e Kombis. O porquê? Pegam-nos aonde fazemos sinal, deixam-nos aonde pedimos, sempre tem um som ligado e, para a nossa alegria, é mais barato.

QUARTO:
Leitores, eu não estou de nenhum modo julgando e/ou colocando toda a culpa em cima de nossa presidenta, V. Ex.ª Dilma. Isto vem há anos se aglomerando e, como todo balão, uma hora tem que explodir.

Aqui deixo o meu pedido de brasileiro e carioca:
Senhores deputados, governadores, deputados, senadores, presidente e todos que tiverem alguma ligação com o futuro do Brasil... pensem e reflitam sobre o que o país e para onde os senhores querem levá-lo. Façam um Brasil para os brasileiros e, depois, sim, pensem nos outros.

Deus os abençoe e dê sabedoria a todos!

- Matéria sobre o PIB no GI.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário