quinta-feira, 11 de julho de 2013

Erros bobos de português que cometemos!!!


[1] ansioso é com S;

[2] no sentido geral, MAS é oposição e MAIS é adição;

[3] MEIO é invariável;
Ex.: Ela está meio estranha.

[4] MAL = BEM e MAU = BOM
ex.: Ele é um homem muito MAU, por isso foi MAL na prova.

[5] se diz RUIIIM e não RUUUIM.
Você come AMENDOOOIM ou AMENDOIIIM???

[6] "Senhor, por favor, eu gostaria de quatrocentas gramas de mortandela!"
Diz-se: 'quatrocentos' e 'mortadela'.

[7] não se diz REcorde e sim reCORde.
Se fosse REcorde, deveria ter acento agudo no E, pois todas as proparoxítonas são acentuadas.

São erros bobos que nós cometemos sem querer... logo, podemos começar a acertar. Não quero mostrar que sou O Inteligente, pois eu não sou mesmo. Mas é só uma sugestão que me incomoda. Eu estou lendo o livro de Ludmila Ferber - Nunca pare de lutar - e tem milhões de erros de colocação pronominal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário