domingo, 19 de julho de 2015

Igreja: A Iminente Exclusão [O Dia do Teste Vocacional]

Eu já estava na igreja há uns 6 meses. Eu havia decidido não entrar no Ministério de Música assim que entrei nela visto que alguns chegaram a mim e disseram que estava chegando um novo representante para o setor de Música e que este ia colocar ordem na casa. Esperei e Y toma posse de seu cargo.

A primeira frase que me falaram:
- "Adiciona Y no facebook para Y já ir te conhecendo e você entrar logo!"

Eu na hora disse:
- "Eu não estou aqui para puxar saco de ninguém!"


EIS QUE O Y É ESCOLHIDO
A primeira regra foi justamente fazer um TESTE VOCACIONAL, este orientado por X, visto que esta estava com muita desordem. Como Y disse: "Qualquer um está cantando e não é assim que funciona!".

Eu, na minha humilde teologia, disse que achava errado visto que:

01. o importante era adorar a Deus;
02. Deus disse: "Vem como estás!";
03. e não fazer acepção de pessoas.

Mas quem sou eu no Templo? Apenas uma ovelhinha!

O DIA ENFIM CHEGOU
Marcamos o dia de meu Teste Vocacional, para ver se eu tinha condições ou não de cantar na Igreja. Eis que o dia chegou. Uma tarde de terça-feira. Cheguei à Igreja, nervoso e ansioso, assim como em todo teste/prova que faço.

-"Fala ae, Raphael Paiva! Eu já conheço você. Você é aquele que fica fazendo vídeos imitando mulher. Só faz voz feminina. Por quê? Não faz sentido algum! O que irá cantar para mim?"

Eu havia levado oito play-backs. Decidi cantar uma em soprano e uma em tenor. Primeiramente cantei "Humilha-te", do Grupo Prisma Brasil. Depois, cantei "Castelo Forte é Nosso Deus", na versão de Eduardo e Silvana. Eis que Y diz:

-"Para. Para de cantar música de mulher. Não gostei muito do soprano, aliás, o que você fez (falsete) qualquer um faz. Em relação ao tenor, você não tem voz de solista. Você tem voz de coral. Talvez você fazendo uma aula de canto melhore. Mas, hoje, você não tem condições de fazer um solo na Igreja."

Neste exato momento eu parei. Eu estava em choque, perdido, desorientado, mas não quis demonstrar isto a Y. Eu queria tacar a cadeira, mas, claro, eu como bom moço, fiquei quieto, guardando o choro, que só viria no ônibus, no meio de umas 20 pessoas. Que vergonha!

Saímos da sala dos Corais e paramos para conversar perto da escada. Eis que vem mais uma frase clássica:

-"Raphael, você ficou chateado comigo? Não, neh? Eu só fui sincero. Foi o que você demonstrou para mim."


AS FRASES CLÁSSICAS CONTINUARAM!
Eu disse:
-"Y, eu já perdi vaga de Tenente da Aeronáutica e de Tenente da Marinha. O senhor acha que vou ficar chateado pelo fato de o senhor não me deixar cantar na SUA Igreja!?"

Y replica:
-"Hehehe Você é bem sincero também, neh!? Eu posso até deixar você cantar talvez em uma quarta-feira, no culto dos homens, mas será uma música de homem e será escolhida por mim!"

E ele continuou:
-"Raphael, eu quero os bons; os que cantam bem!"

Neste momento, havia uma garota fazendo aula de canto e ela estava desafinando.
E Y disse o seguinte:

-"Está ouvindo? É isto que eu não quero! Eu não quero que a nossa igreja vire uma Assembléia de Deus. Raphael, você tem que entender que estamos em uma igreja grande. Não posso deixar qualquer um ir à frente, pegar o microfone e cantar. As pessoas observam. As pessoas vêm a mim e falam. O próprio X foi quem pediu que fosse feita esta peneira!"

-"Cada um tem seu dom. Eu estou aqui tentando ajudar. Se a pessoa canta mal, eu tenho que dar um jeito de mostrar a ela que a música não é a área dela. Tem uma senhora que é da igreja há anos. Só que ela não canta muito bem. Ela veio conversar comigo e eu tive que tirar. Infelizmente é assim!"


NEM TUDO ESTAVA PERDIDO
-"Mas eu quero trabalhar com você. Vou te dar a oportunidade que muitos desejam, mas poucos podem: cantar no Ministério de Louvor! Você quer? Pensa!"

Eu nem pensei muito.

-"Sim! Eu aceito!"

E assim acabou o dia do meu Teste Vocacional!

CONCLUSÕES
VAMOS ANALISAR
01. PRECONCEITO/ACEPÇÃO
"Qualquer um está cantando e não é assim que funciona!".

"Raphael, eu quero os bons; os que cantam bem!"

"Está ouvindo? É isto que eu não quero! Eu não quero que a nossa igreja vire uma Assembléia de Deus. Raphael, você tem que entender que estamos em uma igreja grande. Não posso deixar qualquer um ir à frente, pegar o microfone e cantar. As pessoas observam. As pessoas vêm a mim e falam. O próprio X foi quem pediu que fosse feita esta peneira!"

Vamos para a Teologia:
"Não farás injustiça no juízo; não farás acepção da pessoa do pobre, nem honrarás o poderoso; mas com justiça julgarás o teu próximo." [Levítico 19:15]


"Não fareis acepção de pessoas em juízo; de um mesmo modo ouvireis o pequeno e o grande; não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus; e a causa que vos for difícil demais, a trareis a mim, e eu a ouvirei." [Deuteronômio 01:17]


"Pois o Senhor vosso Deus, é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem recebe peitas;" [Deuteronômio 10:17]

"Não torcerás o juízo; não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas; porque a peita cega os olhos dos sábios, e perverte a causa dos justos." [Deuteronômio 16:19]

"Agora, pois, seja o temor do Senhor convosco; tomai cuidado no que fazeis; porque não há no Senhor nosso Deus iniqüidade, nem acepção de pessoas, nem aceitação de presentes." [2 Crônicas 19:07]

"Que não faça eu acepção de pessoas, nem use de lisonjas para com o homem." [Jó 32:21]

"Também estes são provérbios dos sábios: Fazer acepção de pessoas no juízo não é bom." [Provérbios 24:23]

"Fazer acepção de pessoas não é bom; mas até por um bocado de pão prevaricará o homem." [Provérbios 28:21]

"Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei." [Malaquias 02:09]

"Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas;" [Atos dos Apóstolos 10:34]

"E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor tanto deles como vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas." [Efésios 06:09]

"Pois quem faz injustiça receberá a paga da injustiça que fez; e não há acepção de pessoas." [Colossenses 3:25]

"Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas." [Tiago 02:01]

"Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo por isso condenados pela lei como transgressores." [Tiago 02:09]

"E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação," [1 Pedro 01:17]

"...que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima o rico mais do que o pobre; porque todos são obra de suas mãos?" [Jó 34:19]

"...pois para com Deus não há acepção de pessoas." [Romanos 02:11]

02. O QUE SERÁ QUE ELE QUIS DIZER!?
"...Você é aquele que fica fazendo vídeos imitando mulher. Só faz voz feminina..."

Vou fingir que não entendi!


03. SOLO OU CORAL!?
"Em relação ao tenor, você não tem voz de solista. Você tem voz de coral. Talvez você fazendo uma aula de canto melhore. Mas, hoje, você não tem condições de fazer um solo na Igreja."

Então quer dizer que Coral é o conjunto de pessoas que não tem condições de fazer um solo, dueto, trio, quarteto!? Quem não sabe cantar... vai para o Coral!


04. SOMOS ROBOCOPS!
Y É QUEM DECIDE NOSSA POSIÇÃO NA IGREJA
"Eu posso até deixar você cantar talvez em uma quarta-feira, no culto dos homens, mas será uma música de homem e será escolhida por mim!"

"Cada um tem seu dom. Eu estou aqui tentando ajudar. Se a pessoa canta mal, eu tenho que dar um jeito de mostrar a ela que a música não é a área dela. Tem uma senhora que é da igreja há anos. Só que ela não canta muito bem. Ela veio conversar comigo e eu tive que tirar. Infelizmente é assim!"

05. ...MAS POUCOS PODEM!
"Mas eu quero trabalhar com você. Vou te dar a oportunidade que muitos desejam, mas poucos podem: cantar no Ministério de Louvor! Você quer? Pensa!"

---------------------------------------------------------------------
Instagram: raphaelppaiva
Contato/Skype: raphaelpaiva89@hotmail.com
-------------------------------------
Stand your Ground!
Don't back down!
Express Yourself!
-------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário