sábado, 8 de abril de 2023

PRINCESA ISABEL, LUIZ GAMA E LULA: HERÓIS NACIONAIS?

PRINCESA ISABEL, LUIZ GAMA E LULA:
HERÓIS NACIONAIS?


Hoje, dia 03 de abril de 2023, o Excelentíssimo Senhor Presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, revogou a medalha Princesa Isabel e instituiu Prêmio Luiz Gama.
 
O tráfico de escravos era essencial para atender a alta demanda por escravos no Brasil, e com a sua proibição, a tendência era que a população de escravos fosse reduzindo-se gradativamente até a abolição acontecer, uma vez que não haveria a renovação dessa. Ainda assim, os escravocratas fizeram de tudo para que essa transição fosse o mais lenta possível.
 
As leis abolicionistas, portanto, estão, em parte, dentro desses esforços de impedir que a abolição acontecesse de maneira imediata e irrestrita e de promover determinados avanços para conter a força do abolicionismo.
 
Lei Eusébio de Queirós (1850)
Lei dos Ventre Livre (1871)
Lei dos Sexagenários (1885).
Lei Áurea (1888)
 
Alguns pontos sobre a Escravidão no Brasil precisam ser esclarecidos:

01. Luiz Gama foi um advogado que defendia os escravos no século XIX. “Luiz Gama foi um advogado, jornalista e escritor, declarado Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil pelo ex-presidente Michel Temer, em 2018. Nascido em Salvador, em 21 de junho de 1830, de uma mãe negra livre e um pai branco, foi escravizado por 10 anos e permaneceu analfabeto até os 17” (Portal Correio Braziliense).
 
02. Princesa Isabel não foi nenhuma heroína. Ela foi uma personagem importante para um contexto social, político e econômico. Na América só havia três países com sistema escravocrata: Brasil, Cuba e Porto Rico. A Inglaterra começou a pressionar nosso país para terminar com isso, visto que já era algo mal visto internacionalmente. Além disso, diversas revoltas de escravos eclodiram no país. Ou seja, uma hora o Brasil ia ter que acabar com a escravidão. Mas é claro que os donos de terras não iriam fazer isso de forma rápida, visto a dependência que se tinha em relação aos escravos. As leis abolicionistas foram sendo feitas de forma lenta e gradual. Chegou a um momento que não tinha mais cabimento ter escravidão. É nesse momento que entra Princesa Isabel e assina a Lei Áurea.
 
03. ‘O Brasil tem uma dívida histórica com os negros!’. Quando você ouvir alguém dizendo esta frase, respeita! Os negros foram escravizados, torturados, massacrados e mortos durante um longo período da história de nosso país. E pior: os governantes da época começaram a fazer as leis abolicionistas, mas não prepararam o país para receber os novos libertos. Ou seja, eles foram libertos, mas não tinha uma casa, não tinha cidades com infraestrutura, não tinha emprego.

Rio de Janeiro, 03 de abril de 2023
Raphael Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário