quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Filme que revelou galãs como Tom Cruise e Rob Lowe completa 30 anos!

08/08/2013 08h21 - Atualizado em 08/08/2013 08h28

Filme que revelou galãs como Tom Cruise e Rob Lowe completa 30 anos

‘Vidas sem rumo’ tinha ainda Matt Dillon, Ralph Macchio e Patrick Swayze.
Lista relembra as carreiras dos astros revelados por Francis Ford Coppola.

Do G1, em São Paulo
5 comentários
Emilio Estevez, Rob Lowe, C. Thomas Howell, Matt Dillon, Ralph Macchio, Patrick Swayze e Tom Cruise em 'Vidas sem rumo' (Foto: Divulgação)Emilio Estevez, Rob Lowe, C. Thomas Howell, Matt Dillon, Ralph Macchio, Patrick Swayze e Tom Cruise em 'Vidas sem rumo' (Foto: Divulgação)
No início da década de 80, Francis Ford Coppola já era um diretor consagrado, responsável por filmes como “Apocalypse now” e a trilogia “O poderoso chefão”, quando recebeu uma carta enviada pela professora Jo Ellen Misakian, da Lone Star Elementary School, em Fresno, na Califórnia. Em nome de seus alunos, ela pedia ao cineasta que desse uma chance a “Vidas sem rumo”, um romance de S.E. Hilton.
A carta foi escrita depois que os estudantes, empolgados com o livro escrito por uma jovem de apenas 16 anos, votaram em Coppola como o diretor ideal para transformar a história em um filme. O apelo funcionou, e foi ainda mais longe: impressionado com a qualidade do texto de Hilton, ele gravou dois filmes baseados em livros dela praticamente ao mesmo tempo, “Vidas sem rumo” e “O selvagem da motocicleta”, lançado poucos meses depois, também em 1983.

Para contar a história de dois grupos de adolescentes de classes sociais opostas que se envolvem em uma violenta disputa, com consequências trágicas para ambos os lados, o diretor escalou um elenco de garotos ainda pouco conhecidos, mas que em poucos anos provariam que Coppola estava certo em apostar neles. Afinal, os principais papéis de “Vidas sem rumo” foram ocupados por ninguém menos do que C. Thomas Howell, Ralph Macchio, Matt Dillon, Rob Lowe, Patrick Swayze, Emilio Estevez, Tom Cruise e Diane Lane.

Além deles, o filme teve ainda pelo menos dois figurantes “de luxo”: o músico Tom Waits, que interpretou Buck Merrill, o jovem que mora com Dallas Winston e empresta a ele seu carro, e sua própria filha, a futura diretora Sofia Coppola, que aparece rapidamente como uma garotinha que pede moedas a Dallas. Trinta anos depois, relembre abaixo os destaques das carreiras dos atores revelados em “Vidas sem rumo”.
C. Thomas Howell


C. Thomas Howell em ‘Vidas sem rumo’ e em ‘Southland: cidade do crime’ (Foto: Divulgação)C. Thomas Howell em ‘Vidas sem rumo’ e em ‘Southland: cidade do crime’ (Foto: Divulgação)
Depois de uma pequena participação em “ET – o extraterrestre”, o ator, aos 16 anos, conquistou o papel de Ponyboy Curtis, o narrador e protagonista do filme de Coppola, e se tornou bastante popular nos anos 80, aparecendo em filmes como “Admiradora secreta”, “A morte pede carona” e “Uma escola muito louca”, entre outros. Com mais de 150 títulos em seu currículo, Howell fez ainda participações em diversas séries de TV, de “24 horas” a “Mentes criminosas” e “Summerland”, onde interpretou o pai do personagem de Zac Efron. Com pelo menos sete filmes com lançamentos previstos para 2013 e 2014, ele atualmente é o policial Dewey Dudek na série “Southland: cidade do crime”.
Ralph Macchio


Ralph Macchio em ‘Vidas sem rumo’ e em ‘He’s way more famous than you’ (Foto: Divulgação)Ralph Macchio em ‘Vidas sem rumo’ e em ‘He’s way more famous than you’ (Foto: Divulgação)
Antes de ser Johnny Cade, o jovem que mata um rival, mas se transforma em herói após salvar crianças de um incêndio, Macchio era conhecido apenas por seus papéis na TV, especialmente na série “Eight is enough”. Mas, um ano depois de “Vidas sem rumo”, ele teve sua grande chance com o início da trilogia “Karate kid”. O ator também esteve em filmes como “A encruzilhada” e “Meu primo Vinny” e em séries de TV como “Ugly Betty”, onde fez o papel de Archie. Seus trabalhos mais recentes foram no filme “Hitchcock”, do ano passado, e na comédia “He’s way more famous than you”, de 2013. Além disso, ele também foi um dos competidores no programa “Dancing with the stars” em 2011, conquistando a quarta posição na final.
Matt Dillon


Matt Dillon em ‘Vidas sem rumo’ e em ‘Ladrões’ (Foto: Divulgação)Matt Dillon em ‘Vidas sem rumo’ e em ‘Ladrões’ (Foto: Divulgação)
Apesar de ter feito alguns filmes antes, foi graças a “Vidas sem rumo” que o ator começou a se destacar. Sua atuação como Dallas Winston agradou tanto a Coppola que o diretor o escalou para “O selvagem da motocicleta”, outro filme baseado em um romance de S.E. Hinton. Além disso, Dillon também protagonizou títulos como “Drugstore cowboy” e “Vida de solteiro”, e apareceu em produções como “Garotas selvagens”, “Quem vai ficar com Mary?”, “Crash: no limite” (pelo qual foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante) e “Ladrões”. Atualmente, ele tem cinco filmes prestes a serem lançados, sendo o mais polêmico “Inferno: a Linda Lovelace story”, no qual faz o papel de Chuck Traynor, o marido abusivo que forçou Linda a iniciar sua carreira de atriz pornô.
Patrick Swayze


Patrick Swayze em ‘Vidas sem rumo’ e em ‘The beast’ (Foto: Divulgação)Patrick Swayze em ‘Vidas sem rumo’ e em ‘The beast’ (Foto: Divulgação)
Embora já tivesse 30 anos na época, o filme foi o primeiro trabalho do ator no cinema. No mesmo ano em que fez o papel de Darrel Curtis, o irmão mais velho e responsável legal por Ponyboy e Sodapop, ele também apareceu em “De volta para o inferno” e em alguns episódios da série de TV “The renegades”. No ano seguinte, fez “Amanhecer violento”, mas seus maiores sucesso viriam em 1987, com “Dirty dancing”, e em 1990, com “Ghost – do outro lado da vida”. Outros filmes bastante conhecidos com Swayze no elenco são “Caçadores de emoção”, “Para Wong Foo, obrigada por tudo! Julie Newmar” e “Donnie Darko”. Vítima de um câncer no pâncreas, o ator faleceu em 2009, aos 57 anos. Seus últimos trabalhos, lançados naquele mesmo ano, foram o filme “Ponto de partida” e a série “The beast”.
Rob Lowe


Rob Lowe em ‘Vidas sem rumo’ e em ‘Parks and recreation’ (Foto: Divulgação)Rob Lowe em ‘Vidas sem rumo’ e em ‘Parks and recreation’ (Foto: Divulgação)
Com 19 anos na época, Lowe chamou a atenção do público feminino ao aparecer como Sodapop Curtis, irmão de Ponyboy e Darrel, e se tornou um dos mais populares galãs dos anos 80, fazendo filmes como “O primeiro ano do resto de nossas vidas”, “Sobre ontem a noite...” e “Ciranda de ilusões”. O escândalo causado após a descoberta de um vídeo onde ele era visto fazendo sexo com menores de idade, porém, causou um sério abalo em sua carreira e ele levou um bom tempo para recuperar sua imagem. Além de filmes como “Quanto mais idiota melhor”, “Contato” e “Austin Powers” 2 e 3, Lowe passou a investir em séries de TV, tendo papéis importantes em produções como “West wing: nos bastidores do poder”, “Brothers & sisters” e “Californication”. Atualmente, Lowe interpreta Chris Traeger em “Parks and recreation”, embora já tenha avisado que seu personagem irá se despedir na próxima temporada, prevista para 2014. Ainda este ano ele poderá ser visto na minissérie “To Appomattox” e em “Killing Kennedy”, um filme do canal NatGeo no qual será o ex-presidente dos EUA, John Kennedy.
Emilio Estevez


Emilio Estevez em ‘Vidas sem rumo’ e em ‘The way’ (Foto: Divulgação)Emilio Estevez em ‘Vidas sem rumo’ e em ‘The way’ (Foto: Divulgação)
O irmão mais velho de Charlie Sheen, que fez o papel de Two-Bit Matthews, foi muito popular nos anos 80, aparecendo em filmes como “Repo man – a onda punk”, “Clube dos cinco”, “O primeiro ano do resto de nossas vidas” e “Os jovens pistoleiros”. Em 1986 ele também estreou como diretor em “Wisdom”, e continua exercendo as duas atividades até hoje. Um de seus trabalhos mais recentes, por exemplo, foi em “The way” (2010), que dirigiu e no qual atuou.
Tom Cruise


Tom Cruise em ‘Vidas sem rumo’ e em ‘Oblivion’ (Foto: Divulgação)Tom Cruise em ‘Vidas sem rumo’ e em ‘Oblivion’ (Foto: Divulgação)
Steve Randle, o melhor amigo de Sodapop Curtis, nem era muito importante na história, mas seu intérprete, sem dúvida, se tornou o mais bem sucedido do elenco. Logo após o filme de Coppola, ele protagonizou “Negócio arriscado” e “A lenda”, e se tornou um dos maiores astros de Hollywood na década de 80 graças à sequência “Top gun”, “A cor do dinheiro”, “Cocktail”, “Rain main” e “Nascido em 4 de julho”. Desde então, o mais difícil é citar um filme com Tom Cruise que não tenha feito sucesso. Seu trabalho mais recente foi a ficção científica “Oblivion”, gênero ao qual irá retornar em “The edge of tomorrow”, em 2014. Além disso, o ator também já confirmou que irá protagonizar o quinto capítulo da franquia “Missão: Impossível”, com lançamento previsto para 2015.
Diane Lane


Diane Lane em ‘Vidas sem rumo’ e em ‘O homem de aço’ (Foto: Divulgação)Diane Lane em ‘Vidas sem rumo’ e em ‘O homem de aço’ (Foto: Divulgação)
Logo depois de interpretar Cherry Valance, a garota rica que faz amizade com Ponyboy e fica dividida na briga entre os dois grupos, Lane também foi escalada para “O selvagem da motocicleta” e os bem-sucedidos “Ruas de fogo” e “Cotton club”. Mas, apesar de ter feito outros filmes bastante conhecidos na sequência, como “Chaplin”, foi como a protagonista de “Infidelidade” (2002) que recebeu uma indicação ao Oscar. Lane também atuou em produções como “Procura-se um amor que goste de cachorros”, “Jumper” e “Noites de tormenta”, e atualmente pode ser vista nos cinemas como Martha Kent, a mãe adotiva do Super-homem em “O homem de aço”.
Leif Garrett


Leif Garret em ‘Vidas sem rumo’ e em foto de 2010 (Foto: Divulgação)Leif Garret em ‘Vidas sem rumo’ e em foto de 2010 (Foto: Divulgação)
Para interpretar Bob Sheldon, o violento líder do grupo de garotos ricos, cuja morte desencadeia praticamente toda a história, Coppola escolheu um jovem veterano. Garrett já era conhecido como cantor e havia feito diversas participações em filmes e séries ao longo da década de 70, com destaque para “Three for the road”. Mas sua carreira, que começou quando ele tinha apenas cinco anos de idade, não progrediu muito graças ao seu envolvimento com álcool e drogas. Afastado das telas desde que fez uma ponta no filme “Popstar”, em 2005, ele participou do reality show “Celebrity rehab with Dr. Drew”, em 2010, e continua investindo na música. Seu lançamento mais recente foi o single “Help you, make you”, em parceria com o compositor Craig Else, em 2012. Garrett mantém ainda um site sobre sua carreira.
S.E. Hilton


S.E. Hilton e Matt Dillon em ‘Vidas sem rumo’ (Foto: Divulgação)S.E. Hilton e Matt Dillon em ‘Vidas sem rumo’ (Foto: Divulgação)
A autora do livro que inspirou o filme também aparece em cena, embora muito rapidamente. Hilton pode ser vista como uma enfermeira que cuida de Dallas quando ele vai parar em um hospital. Uma curiosidade é que a escritora fez pontas em três filmes baseados em seus livros, e em todas elas contracenou com Matt Dillon. Antes de “Vidas sem rumo” ela já havia aparecido como uma professora de datilografia em “Tex”, de Tim Hunter, e depois seria novamente dirigida por Coppola ao interpretar uma prostituta que aborda o personagem de Dillon em “O selvagem da motocicleta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário