terça-feira, 13 de novembro de 2018

Questão do ENEM: Dialeto gay [ANÁLISE CRÍTICA, CONSTITUCIONAL & EDUCACIONAL]


QUESTÃO DO ENEM

DIALETO GAY
[ANÁLISE CRÍTICA]

ANÁLISE CULTURAL
[por Raphael Paiva]
1º. DEFINIÇÃO RÁPIDA DE 'PAJUBÁ'
PAJUBÁ é o nome da linguagem popular constituída da inserção em língua portuguesa de numerosas palavras e expressões provenientes de línguas africanas ocidentais, muito usado pelo chamado povo do santo, praticantes de religiões afro-brasileiras como candomblé e umbanda, e também pela comunidade LGBT.

O socioleto é baseado em várias línguas africanas umbundo, kimbundo, kikongo, nagô, egbá, ewe, fon e iorubá, usadas inicialmente em terreiros de candomblé. Criado originalmente de forma espontânea em regiões de mais forte presença africana no Brasil, como terreiros de umbanda e candomblé, o dialeto resultante da assimilação de africanismos de uso corrente, por resultar incompreensível para quem não aprendesse previamente seus significados, passou a ser usada também como código entre travestis e posteriormente adotado por todas as comunidades LGBT, LGBTTTs e simpatizantes. A língua passou a ser utilizada pela comunidade LGBT durante o período da ditadura militar como meio de enfrentar a repressão policial e despistar a presença de pessoas indesejadas.

Tanto no candomblé como na comunidade LGBT, a palavra pajubá ou bajubá tem o significado de "fofoca", "novidade", "notícia", referente a outras casas ou fato ocorrido (tanto de coisas boas, como de coisas ruins) nesses círculos.

Muitas vezes também dita como "falar na língua do santo" ou "enrolar a língua", muito usado pelo povo do santo quando se quer dizer alguma coisa para que outras pessoas não entendam.


2º. DICIONÁRIO DO PAJUBÁ

3º. ANÁLISE CRÍTICA
Tenho visto algumas pessoas se posicionando em relação a este assunto de forma negativa. Quando me deparei com este tema, na mesma hora também fui contra. Mas, fui pesquisar, fui ler toda a questão do ENEM, fui ver sobre o que se refere. E, de coração: VAMOS PARAR DE SER HIPÓCRITAS! As mesmas pessoas que ficaram saltitantes com a oração de Magno Malta em rede nacional são as mesmas que estão revoltadas com esta questão. Então, calma aí... meu terceiro ponto fazia sentido: nós, cristãos, não aceitamos muito bem o diferente, neh!? Huuum... entendi!


ANÁLISE CONSTITUCIONAL
[por Rodney Monteiro]
Mano... excelente análise...

Porém acredito que rolou uma confusão de significância da coisa/fato/ato. Não confunda alhos com bugalhos... Você como cidadão... caso aceite um cargo público... Pode expressar sua gratidão a sua divindade sim... Esse é um dos conceitos mais simples do estado laico...

Porém quando você institucionaliza em um prova nacional do governo federal... Uma religião sem a exposição das outras ... Não é o cidadão que expôs isso... É o estado... e aí sim a laicidade do Estado vai para a pqp... Não me chocou a prova... Acho válido a valorização da cultura... Porém os outros pontos devem fornecer base para outras culturas... Não somente x ou y... Que em minha humilde opinião... vem contemplando somente a lacrosfera...

Vale a observação que qualquer campanha contra violência é válida... desde que não acuse outra parcela da sociedade sem provas ou por achismo...

ANÁLISE SOCIAL/EDUCACIONAL
[por Grisi Marchiory]
Independente do significado dessas palavras, me diga em que lugar tá escrito q eu ou meus filhos temos obrigação de saber sobre esses dialetos? Onde tá escrito? Essa matéria é dada em alguma instituição de ensino para q eles sejam obrigados a prestar uma prova ao nível de Enem?? Se vc não anda com determinada turma, provavelmente vc não saberá seus dialetos, isso serve para turmas de skatistas, surfistas e afins... Desnecessário esse tipo de questão numa prova.

***
LINKS IMPORTANTES:
***
MEUS ARTIGOS ACADÊMICOS:

REFLEXÕES & MINI TEXTOS POLÍTICOS:
>> Bolsonaro, Magno Malta e sua oração na Rede Globo: Pequena Análise

>> Coração Partido: o meu erro foi demais!
>> Botar a cara, ninguém quer!
>> Os benefícios da Sinceridade!
>> Madonna | 58 anos | Ela não para! [Ano por Ano] [Álbuns, Clipes, Filmes, Documentários, Teatro, Turnês e Recordes]
>> Sonhos, Amizades & Família: Semana conflitante... dias turbulentos!!!
>> Anitta sempre dentro; Marcela Tavares excluída!
>> Ser homossexual: que pecado hein!
>> Eu faço parte da 'Geração Enganada'!
>> Felipe Neto - Minha vida não faz sentido [COMENTÁRIOS]
>> Por que eu sou excluído por cantores evangélicos!?
>> Você vai ser curado... em Nome de Jesus!?
>> INTERVENÇÃO MILITAR: A SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS DO PAÍS!
>> CRIANÇAS DEVEM SER TRATADAS COMO... CRIANÇAS!

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @raphaelppaiva
CANAL NO YOUTUBE: http://www.youtube.com/raphyaw
FACEBOOK: https://www.facebook.com/raphaell.ppaiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário