segunda-feira, 27 de julho de 2015

Pedro NUNCA foi a Roma! Destrinchando o Artigo!


A lenda corrente de que o apóstolo Pedro residira em Roma por um período de 25 anos (de 42 a 67 d.C.), onde teria sido supostamente sepultado, faz parte do rico fabulário (conjunto de fábulas) inventado pelo Sistema Católico Romano, baseado na "tradição".

Ralph Woodrow, em seu excelente livro "Babilônia, a religião dos mistérios", afirma: "Não existe qualquer prova, biblicamente falando, de que Pedro até mesmo se aproximou de Roma! O Novo Testamento nos diz que ele foi para Antioquia, Samaria, Jope, Cesaréia e outros lugares". E, acrescentaria: menos Roma!


Interessante que tal lenda, surgida lá pelos idos do século terceiro, determinava um período de 42 até 67 d.C., justamente quando o apóstolo desenvolvia seu Ministério em inúmeras cidades.

Vide a seguir:

ANO 42
Herodes Agripa o prendera em Jerusalém com a intenção de o matar; solto milagrosamente (Atos 12:02-17).

01. E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar;
02. E matou à espada Tiago, irmão de João.
03. E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos.
04. E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa.
05. Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
06. E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.
07. E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.
08. E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me.
09. E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão.
10. E, quando passaram a primeira e segunda guarda, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
11. E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.
12. E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.
[ Atos 12:1-12 ]

------------------------------------------------------
SAIBA UM POUCO MAIS!!!
*Herodes Agripa I (c.10 a.C. - 44 d.C.)
- Foi rei da Judeia de 41 até 44 d.C.
- Era neto de Herodes, o Grande, por seu filho Aristóbulo e sua mãe se chamava Berenice.
- Ele nasceu Marcus Julius Agripa, assim chamado em homenagem ao estadista romano Marco Vipsânio Agripa.
- Ele foi chamado 'o rei Herodes' nos 'Atos dos Apóstolos', na Bíblia, "Herodes (Agripa)" (Ἡρώδης Ἀγρίππας).
- Ele era, de acordo com Josefo, conhecido em seu tempo como "Agripa, o Grande".
- Ele foi feito tetrarca das províncias que haviam sido governadas por Lisânias, e eventualmente terminou governando todos os domínios que haviam sido sujeitos ao seu avô Herodes, governando como rei.
- Ele condenou o apóstolo Tiago à morte (decapitação - Atos 12:02), e colocou Pedro na prisão.
- Durante um festival em honra ao imperador Cláudio, ele apareceu vestido de forma magnífica, e foi louvado pela multidão como um deus.
- Herodes Agripa veio a morrer da mesma doença que havia afetado seu avô, Herodes.
- Ele reinou quatro anos como tetrarca, três anos como rei de toda a Palestina, e morreu aos cinquenta e quatro anos de idade.
- Após sua morte, a Palestina foi incorporada à prefeitura da Síria, fazendo parte do Império Romano.

Fonte: BORGER, Hans - "Uma história do povo judeu", vol.1, São Paulo, Ed. Sefer, 1999.
Fonte: Easton's Bible Dictionary.

------------------------------------------------------

Anos 49 e 50
Ainda em Jerusalém, tinha estado com Paulo, tendo dividido o campo de trabalho para evitar atritos. Pedro exerceria o apostolado entre os judeus e Paulo entre os gentios (Gálatas 2:07,09,10).

07. Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão
08. (Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios),
09. E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé*, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;
10. Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência.
11. E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.
[ Gálatas 2:7-11 ]
------------------------------------------------------
SAIBA UM POUCO MAIS!!!

*BARNABÉ: Pouco falado, mas com grande ensinamento de consolar.

Hino: Barnabé, Homem de Deus! [HCC 496]

Não fica bem a gente passar bem e o outro carestia,
Ainda mais quando se sabe o que fazer e não se faz.
Como fruto do amor de Cristo,
Fruto do seu compromisso,
Vendeu um homem o que tinha e repartiu.

"E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos."
[Atos 4:32-37]

Era o seu nome Barnabé, natural de Chipre,
Também chamado de José da Consolação,
Homem bom e piedoso, cheio de temor e fé,
Homem de Deus.

E quando Saulo converteu-se a Cristo lhe faltou amigo,
Alguém que fosse companheiro, fonte de consolo e abrigo.
Como fruto do amor de Cristo,
Fruto do seu compromisso,
Foi um homem procurá-lo, dando-lhe a mão.

Nesta estrofe, vemos a rejeição que Paulo sofreu ao se converter e os apóstolos, se vermos os dois lados da moeda, "tinham razão" de o rejeitarem. Mas, Barnabé vai a Paulo e o encoraja.

E quando a igreja se espalhou por todo canto que havia,
Por providência, sim, por mão de Deus chegou a Antioquia.
Precisando de um pastor de almas,
Mesmo de um pastor de homens,
Foram procurar aquele que Deus preparou.

Nesta estrofe, vemos o agir de Deus na vida de Barnabé para encorajar a Igreja de Antioquia.

"E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor. E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia. O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração; Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia. E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos."
[Atos 11:21-26]

Leia mais sobre 'Barnabé & o Ato de Consolar: AQUI!

------------------------------------------------------

Ano 52
Ainda em Jerusalém: tomava parte no Concílio*, sob a presidência de Tiago (Atos 15.7-13). Depois, apareceu em Antioquia, onde Paulo lhe resistiu frontalmente (Gálatas 2.11).

07. E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
08. E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;
09. E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
10. Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
11. Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.
12. Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.
13. E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:
[ Atos 15:7-13 ]

"E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível."
[ Galatás 02:11 ]
 ------------------------------------------------------
SAIBA UM POUCO MAIS!!!

*CONCÍLIO DE JERUSALÉM
“Foi a reunião das principais lideranças das comunidades cristãs, em Jerusalém, quando discutiram a questão da necessidade ou não da circuncisão aos cristãos de origem não judaica. Quando a Boa Nova foi anunciada aos gentios e estes fizeram sua opção de fé, a Jesus Cristo, como o Filho de Deus, e depois de batizados, passavam a conviver também com os cristãos de origem judaica, que eram circuncidados, isso poderia ser um problema. Alguns cristãos de origem judaica entenderam que os gentios que se tornavam cristãos, também precisavam ser circuncidados e, por isso, a reunião em Jerusalém das principais lideranças cristãs, foi para decidir a respeito do assunto. Entre os que estavam presentes o texto cita: Paulo, Barnabé, Tiago, Simão, os apóstolos e presbíteros. A fórmula da declaração da decisão tomada é usada até hoje nas decisões conciliares: ‘Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias.’ [Atos 15:28].”

Fonte: ABíblia.org

------------------------------------------------------

Ano 54
O imperador Claudio (41-54) expulsou de Roma todos os judeus, porque causavam distúrbios (Atos 18.2). Até o ano 54, pois, Pedro não podia estar em Roma porque era judeu, não tendo ouvintes judeus.

Ano 55
Mencionado como "evangelista itinerante" (1 Coríntios 9.5). [Nota de Hélio: Como já foi mostrado que Gálatas 2:7,9,10 prova que, já nos anos 49 e 50, o apostolado de Pedro estava designado ser exclusivamente para os judeus. Então as viagens do evangelismo itinerante de Pedro foram exclusivamente no país dele (salvo, talvez, inevitáveis rapidíssimas incursões de alguns pouquíssimos dias a países vizinhos, como quando foi encontrar-se com Paulo em Antioquia, na Síria, mesmo assim dirigindo-se somente a judeus convertidos)]

Neste período, evangelizou o Ponto, a Galácia, a Capadócia, a Ásia, a Bitínia e Babilônia (1Pedro 1.1;5.13). [Nota de Hélio: De modo nenhum a Bíblia diz que Pedro foi a (e morou em) nenhum desses locais Ponto, a Galácia, a Capadócia, a Ásia, a Bitínia, a Bíblia só registra que ele ESCREVEU aos DISPERSOS (nomenclatura que se refere a judeus) em tais localidades (1Pe 1:1), e que mandou uma saudação a estes da parte de uma mulher crente (creio que sua esposa) que estava na região da Babilônia (hoje, Iraque) (1Pe 5:13). Ora, concordo, é possível que Pedro e sua esposa estivessem na Babilônia já bem velhos e enfraquecidos, sendo cuidados pelo seu filho Marcos. Mas também é possível que tal senhora crente escreveu da Babilônia, escreveu a Pedro e pediu que enviasse suas recomendações aos crentes do Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia, e Pedro, estando na Judéia, assim o fez. Por que não? De qualquer modo, nada há na Bíblia que nos constranja a pensar que Pedro pode ter morado em Roma e sido o pastor da igreja de lá, jamais.]

Ano 57
Paulo, na Epístola aos Romanos, saúda, nominalmente, 28 pessoas,mas não fala de Pedro (Romanos 16.1-15).

01.Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia,
02. Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.
03. Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
04. Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.
05. Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo.
06. Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós.
07. Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.
08. Saudai a Amplias, meu amado no Senhor.
09. Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado.
10. Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo.
11. Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor.
12. Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor.
13. Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.
14. Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a Hermas, e aos irmãos que estão com eles.
15. Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão.
16. Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam.
[ Romanos 16:01-16 ]

Paulo, três dias depois de chegar a Roma, "convocou os judeus mais notáveis", pregando-lhes a Salvação em CRISTO JESUS. Desconheciam a doutrina que lhes era anunciada (Atos 28.17-29).

17. E aconteceu que, três dias depois, Paulo convocou os principais dos judeus, e, juntos eles, lhes disse: Homens irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo, ou contra os ritos paternos, vim contudo preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos;
18. Os quais, havendo-me examinado, queriam soltar-me, por não haver em mim crime algum de morte.
19. Mas, opondo-se os judeus, foi-me forçoso apelar para César, não tendo, contudo, de que acusar a minha nação.
20. Por esta causa vos chamei, para vos ver e falar; porque pela esperança de Israel estou com esta cadeia.
21. Então eles lhe disseram: Nós não recebemos acerca de ti carta alguma da Judéia, nem veio aqui algum dos irmãos, que nos anunciasse ou dissesse de ti mal algum.
22. No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que sentes; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda a parte se fala contra ela.
23. E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde.
24. E alguns criam no que se dizia; mas outros não criam.
25. E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías,
26. Dizendo: Vai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; E, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis.
27. Porquanto o coração deste povo está endurecido, e com os ouvidos ouviram pesadamente, e fecharam os olhos, para que nunca com os olhos vejam, Nem com os ouvidos ouçam, Nem do coração entendam, E se convertam, E eu os cure.
28. Seja-vos, pois, notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles a ouvirão.
[ Atos 28:17-28 ]

 ------------------------------------------------------
SAIBA UM POUCO MAIS!!!

AS VIAGENS DE PAULO


------------------------------------------------------


Anos 61 a 63
Paulo esteve preso em Roma por 2 anos, mas Pedro nunca o visitou. Na Segunda Epístola a Timóteo, escrita na prisão, no ano 63, Paulo queixou-se dos discípulos e amigos que se ausentaram: "Só Lucas está comigo" (2Timóteo 4.11). Pedro devia estar em Babilônia, de onde escreveu sua Primeira Epístola (1Pedro 5.13).


"Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério."
[ 2 Timóteo 04:11 ]

"A vossa co-eleita em babilônia vos saúda, e meu filho Marcos."
[ 1 Pedro 05:13 ]

Ano 67
Pedro escreveu suas epístolas. Não há nenhum sinal de sua presença em Roma.

Assim,entendemos,que a estada de Pedro em Roma, por 25 anos, e a qual o catolicismo romano dá foros de verdade, não passa, isto sim, de uma "lenda escandalosa e pérfida, não havendo provas de seu "martírio em Roma", conforme nos relata o ex-padre (ex-locutor do Vaticano), Antônio Gonçalves Pires, em seu livro "Pode um católico salvar-se?"

------------------------------------------------------

Sites Pesquisados:
http://www.mentiras-evanglicas-e-outras.blogspot.com.br/
http://www.abiblia.org/
http://www.heresiascatolicas.blogspot.com.br/

Livros:
A Bíblia Sagrada
Babilônia, a religião dos mistérios - Ralph Woodrow

---------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------
Instagram: raphaelppaiva
Contato/Skype: raphaelpaiva89@hotmail.com
-------------------------------------
Stand your Ground!
Don't back down!
Express Yourself!
-------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário