sexta-feira, 27 de março de 2015

Professor: Ensinar ou Terminar o Livro?

01. Professor se preocupar em fazer o aluno assimilar a matéria e não em dar todo o conteúdo e todo o livro didático pelo fato de ter que cumprir algum tipo de prazo:

PONTO I – A Assimilação Ativa
“ASSIMILAÇÃO ATIVA é o processo de percepção, compreensão, reflexão e aplicação que se desenvolve com os meios intelectuais, motivacionais e atitudinais do próprio aluno, sob a direção e orientação do professor.”
(LIBÂNEO, José Carlos. Didática: Brasil, 1990. São Paulo: Editora Cortez, 1990, pp.????)

PONTO II – A Democratização do Saber
“...a luta pala socialização do saber – no sentido de que todos tenham acesso à instrução e à educação – depende de uma base comum de conhecimentos, fixada nacionalmente, e de recursos para a manutenção do sistema escolar, de modo que as diferenças regionais e locais, econômicas e culturais, não sejam motivo de discriminação no acesso de todas as crianças e jovens do país à escola.”
(LIBÂNEO, José Carlos. Didática: Brasil, 1990. São Paulo: Editora Cortez, 1990, p.134)

PONTO III – A atividade de estudo e o desenvolvimento intelectual
“O objetivo da escola e do professor é formar pessoas inteligentes, aptas para desenvolver ao máximo possível suas capacidades mentais, seja nas tarefas escolares, seja na vida prática através do estudo das matérias de ensino.”
(LIBÂNEO, José Carlos. Didática: Brasil, 1990. São Paulo: Editora Cortez, 1990, p.105)

“O trabalho de planejar as aulas, traçar objetivos, explicar a matéria, escolher métodos e procedimentos didáticos, dar tarefas e exercícios, controlar e avaliar o progresso dos alunos destina-se, acima de tudo, a fazer progredir as capacidades intelectuais dos educandos.”
(LIBÂNEO, José Carlos. Didática: Brasil, 1990. São Paulo: Editora Cortez, 1990, p.105)

PONTO IV – Levar os alunos a pensar
“Não é muito comum os professores terem o hábito de levar os alunos a pensarem sobre o que estão aprendendo. Freqüentemente a criança faz uma pergunta ou revela uma curiosidade e, ao invés de ajudá-lo a refletir, o professor entrega a resposta pronta ou simplesmente ignora o problema.”
(LIBÂNEO, José Carlos. Didática: Brasil, 1990. São Paulo: Editora Cortez, 1990, p.105)

PONTO V – Dar todo o conteúdo
“Também é muito comum nas escolas a ânsia de vencer o programa ou terminar todo o livro didático. Com isso os professores ficam achando que é perda de tempo conversar com os alunos, fazê-los pensar sobre os temas, dar exercícios de fixação e consolidação.”
(LIBÂNEO, José Carlos. Didática: Brasil, 1990. São Paulo: Editora Cortez, 1990, p.105)

“Há várias maneiras de superar essas dificuldades.”
(LIBÂNEO, José Carlos. Didática: Brasil, 1990. São Paulo: Editora Cortez, 1990, p.106)
*dificuldades: de tratar os conteúdos de uma forma viva e dinâmica.
[...]

“E terceiro lugar, o importante não terminar o livro. A preocupação principal do professor não é o volume da matéria, não é encher a cabeça das crianças de informações, mas garantir a profundidade e a solidez do que é ensinado. É claro que deve ser vencido um conjunto de unidades didáticas, mas é possível no planejamento selecionar dos conteúdos do livro didático o que é necessário dominar e que os alunos dão conta de assimilar.”
(LIBÂNEO, José Carlos. Didática: Brasil, 1990. São Paulo: Editora Cortez, 1990, p.107)
 
José Carlos Libâneo
02. O Professor tem que se adequar ao processo de assimilação do aluno:


É muitas vezes nesta questão que o estudante desanima e até desiste do estudo, pois o professor não consegue captar como o aluno está. De acordo com Luckesi, em seu livro “Avaliação da Aprendizagem”, o professor deve ACOLHER o aluno, para que assim possa conhecê-lo melhor e quem é este cidadão que está sendo ensinado por ele. Além disso, de acordo com a psicologia, mais precisamente PIAGET, há um processo chamado MATURAÇÃO, no qual cada um tem o seu “nível”. Ex.: o aluno A consegue aprender os passos do forró aos 12 anos. Um outro consegue aprender aos 30 anos. Para ambos estes casos, há outro conceito psicológico chamado MEDIAÇÃO, no qual o aluno já tem um nível de aprendizado. Com esta mediação, ele alcança um novo patamar.

-------------------
Stand your Ground!
Don't back down!
Express Yourself!
-------------------
Instagram: raphaelppaiva
Contato: raphaelpaiva89@hotmail.com

Rio de Janeiro, 27 de março de 2015 - 09:10h
Raphael Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário