sábado, 23 de maio de 2020

Cronologia BOLSONARO X SERGIO MORO X PF


O vídeo ministerial deixou em aberto, ao meu ver, várias interpretações. Logo, temos que analisar o contexto para identificar a que realmente Jair Messias Bolsonaro se referia.

CRONOLOGIA
28/02/2020: Bolsonaro troca o chefe do escritório do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no Rio, que é o órgão responsável pela segurança pessoal do presidente e de sua família.

26/03/2020: Bolsonaro promoveu o diretor do seu departamento de segurança pessoal para o cargo de general de brigada e o transferiu para uma nova função.

 "Moro você tem 27 Superintendências, eu quero apenas uma, a do Rio de Janeiro" [Bolsonaro para Moro - WhatsApp].

22/04/2020: REUNIÃO MINISTERIAL
“Eu tenho o poder e vou interferir em todos os ministérios, sem exceção. (...) Eu não posso ser surpreendido com notícias. Pô, eu tenho a PF (Polícia Federal) que não me dá informações. Eu tenho as ... as inteligências das Forças Armadas que não tenho informações. ABIN tem os seus problemas, tenho algumas informações. Só não tenho mais porque tá faltando, realmente, temos problemas, pô! Aparelhamento etc. Mas a gente num pode viver sem informação.”

"Eu não posso ser surpreendido com notícias. Pô, eu tenho a PF que não me dá informações. Eu tenho as inteligências das Forças Armadas que não tenho informações; a Abin tem os seus problemas, tenho algumas informações. Só não tem mais porque tá faltando realmente, temos problemas, pô! Aparelhamento etc. Mas a gente num pode viver sem informação."


"Já tentei trocar gente da segurança nossa no Rio de Janeiro, oficialmente, e não consegui! E isso acabou. Eu não vou esperar foder a minha família toda, de sacanagem, ou amigos meu, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence a estrutura nossa. Vai trocar! Se não puder trocar, troca o chefe dele! Não pode trocar o chefe dele? Troca o ministro! E ponto final! Não estamos aqui pra brincadeira."

"Então é um apelo que eu faço a todos, que se preocupem com política, pra não ser surpreendido. Eu não vou esperar o barco começar a afundar para tirar água. Estou tirando água, e vou continuar tirando água de todos os ministérios no tocante a isso. A pessoa tem que entender. Se não quer entender, paciência, pô! E eu tenho o poder e vou interferir em todos os ministérios, sem exceção. Nos bancos eu falo com o Paulo Guedes, se tiver que interferir. Nunca tive problema com ele, zero problema com Paulo Guedes. Agora os demais, vou!"

"E não dá pra trabalhar assim. Fica difícil. Por isso, vou interferir! E ponto final, pô! Não é ameaça, não é uma ... urna extrapolação da minha parte. É uma verdade. Como eu falei, né? Dei os ministérios pros senhores. O poder de veto. Mudou agora. Tem que mudar, pô."


23/04/2020: Bolsonaro demite o diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, para indicar uma pessoa de sua confiança ao cargo.

24/04/2020: Sergio Moro anunciou seu pedido de demissão e afirmou que Bolsonaro queria na Polícia Federal alguém que lhe desse informações e freasse investigações em andamento.

29/04/2020: Ramagem foi nomeado por Bolsonaro como novo diretor-geral da Polícia Federal em substituição a Maurício Valeixo. A troca foi barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).Ramagem é amigo dos filhos de Jair Bolsonaro e, na campanha de 2018, coordenou a segurança pessoal do atual presidente após o atentado a faca em Juiz de Fora (MG). Ele também já foi assessor do então ministro Santos Cruz na Secretaria de Governo.

04/05/2020: Bolsonaro nomeou o delegado Rolando Alexandre de Souza para ser o novo diretor-geral da Polícia Federal, até então subordinado a Alexandre Ramagem.

04/05/2020: O novo diretor geral da Polícia Federal (PF), Rolando Alexandre de Souza, trocou o comando da superintendência da corporação no Rio de Janeiro, área de interesse do presidente Jair Bolsonaro e seus filhos, para Carlos Henrique Oliveira. A mudança foi uma das primeiras ações do novo chefe da PF após ser empossado, cerca de 20 minutos depois de ser nomeado ao cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário