01. Professor se
preocupar em fazer o aluno assimilar a matéria e não em dar todo o conteúdo e
todo o livro didático pelo fato de ter que cumprir algum tipo de prazo:
PONTO I – A Assimilação Ativa
“ASSIMILAÇÃO ATIVA é o processo de percepção, compreensão,
reflexão e aplicação que se desenvolve com os meios intelectuais, motivacionais
e atitudinais do próprio aluno, sob a direção e orientação do professor.”
(LIBÂNEO, José Carlos. Didática:
Brasil, 1990. São Paulo: Editora Cortez, 1990, pp.????)
PONTO II – A Democratização do Saber
“...a luta pala socialização do saber – no sentido de que
todos tenham acesso à instrução e à educação – depende de uma base comum de
conhecimentos, fixada nacionalmente, e de recursos para a manutenção do sistema
escolar, de modo que as diferenças regionais e locais, econômicas e culturais,
não sejam motivo de discriminação no acesso de todas as crianças e jovens do
país à escola.”
(LIBÂNEO, José Carlos.
Didática: Brasil, 1990. São Paulo: Editora Cortez, 1990, p.134)
PONTO III – A atividade de estudo e o desenvolvimento
intelectual
“O objetivo da escola e do professor é formar pessoas
inteligentes, aptas para desenvolver ao máximo possível suas capacidades
mentais, seja nas tarefas escolares, seja na vida prática através do estudo das
matérias de ensino.”
(LIBÂNEO, José Carlos.
Didática: Brasil, 1990. São Paulo: Editora Cortez, 1990, p.105)
“O trabalho de planejar as aulas, traçar objetivos, explicar
a matéria, escolher métodos e procedimentos didáticos, dar tarefas e
exercícios, controlar e avaliar o progresso dos alunos destina-se, acima de
tudo, a fazer progredir as capacidades intelectuais dos educandos.”
(LIBÂNEO, José Carlos.
Didática: Brasil, 1990. São Paulo: Editora Cortez, 1990, p.105)
PONTO IV
– Levar os alunos a pensar
“Não é muito comum os professores terem o hábito de levar os
alunos a pensarem sobre o que estão aprendendo. Freqüentemente a criança faz
uma pergunta ou revela uma curiosidade e, ao invés de ajudá-lo a refletir, o
professor entrega a resposta pronta ou simplesmente ignora o problema.”
(LIBÂNEO, José Carlos.
Didática: Brasil, 1990. São Paulo: Editora Cortez, 1990, p.105)
PONTO V –
Dar todo o conteúdo
“Também é muito comum nas escolas a ânsia de vencer o programa
ou terminar todo o livro didático. Com isso os professores ficam achando que é
perda de tempo conversar com os alunos, fazê-los pensar sobre os temas, dar
exercícios de fixação e consolidação.”
(LIBÂNEO, José Carlos.
Didática: Brasil, 1990. São Paulo: Editora Cortez, 1990, p.105)
“Há várias maneiras de superar essas dificuldades.”
(LIBÂNEO, José Carlos.
Didática: Brasil, 1990. São Paulo: Editora Cortez, 1990, p.106)
*dificuldades: de tratar os conteúdos de uma forma viva e
dinâmica.
[...]
“E terceiro lugar, o importante não terminar o livro. A preocupação
principal do professor não é o volume da matéria, não é encher a cabeça das
crianças de informações, mas garantir a profundidade e a solidez do que é
ensinado. É claro que deve ser vencido um conjunto de unidades didáticas, mas é
possível no planejamento selecionar dos conteúdos do livro didático o que é
necessário dominar e que os alunos dão conta de assimilar.”
(LIBÂNEO, José Carlos.
Didática: Brasil, 1990. São Paulo: Editora Cortez, 1990, p.107)
02. O Professor tem
que se adequar ao processo de assimilação do aluno:
É muitas vezes nesta questão que o estudante desanima e até
desiste do estudo, pois o professor não consegue captar como o aluno está. De
acordo com Luckesi, em seu livro “Avaliação
da Aprendizagem”, o professor deve ACOLHER
o aluno, para que assim possa conhecê-lo melhor e quem é este cidadão que está
sendo ensinado por ele. Além disso, de acordo com a psicologia, mais
precisamente PIAGET, há um processo
chamado MATURAÇÃO, no qual cada um
tem o seu “nível”. Ex.: o aluno A consegue aprender os passos do forró aos 12
anos. Um outro consegue aprender aos 30 anos. Para ambos estes casos, há outro
conceito psicológico chamado MEDIAÇÃO,
no qual o aluno já tem um nível de aprendizado. Com esta mediação, ele alcança
um novo patamar.
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Stand your Ground!
Don't back down!
Express Yourself!
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Contato: raphaelpaiva89@hotmail.com
Rio de Janeiro, 27 de março de 2015 - 09:10h
Raphael Paiva
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