segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Trabalho de Educação Inclusiva: Autismo/TDAH

TRABALHO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
AUTISMO – TDAH


Trabalho Acadêmico ao Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM, como requisito parcial para obtenção de aprovação da Disciplina de Educação Inclusiva, sob orientação da Professora Maria Auxiliadora Cunha.

Francalina Medeiros
Genildo Rodrigues
Helaine Maia
Leonardo Thiel
Luís Felipe
Paulo Jorge
Raphael Paiva
Renata Felix

RIO DE JANEIRO
2016

1) Conceitue Autismo, destacando, pelo menos, oito sintomas que podem estar presentes em uma pessoa que se encontra nessa situação;
O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento.
- Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos.
- Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.
- A maioria das pessoas com autismo é boa em aprender visualmente;
- Algumas pessoas com autismo são muito atentas aos detalhes e à exatidão;
- Geralmente possuem capacidade de memória muito acima da média;
- É provável que as informações, rotinas ou processos uma vez aprendidos, sejam retidos;
- Algumas pessoas conseguem concentrar-se na sua área de interesse especifico durante muito tempo e podem optar por estudar ou trabalhar em áreas afins;
- A paixão pela rotina pode ser fator favorável na execução de um trabalho;

2) Conceitue Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), destacando os quatro subtipos de TDAH que podem estar presentes em uma pessoa que se encontra nessa situação; e
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma síndrome (conjunto de sintomas) caracterizada por distração, agitação / hiperatividade, impulsividade, esquecimento, desorganização, adiamento crônico, entre outras. Todas as pessoas, tanto crianças quanto adultos, apresentam estas características em pelo menos algumas situações - o que é completamente normal. Porém, quando as queixas e os problemas causados por elas são muito intensos, pode ser alguma outra coisa - dentre as alternativas, que a causa dos problemas seja o TDAH. Se for este seu caso - ou se você estiver em dúvida, saiba que há diagnóstico e tratamento para TDAH, que pode prevenir e aliviar muito sofrimento. O TDAH é um transtorno de "base orgânica", associado a uma disfunção em áreas do córtex cerebral, conhecida como Lobo Pré-Frontal. Quando seu funcionamento está comprometido, ocorrem dificuldades com concentração, memória, hiperatividade e impulsividade, originando os sintomas do TDAH - déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade.

Normalmente, em atividades como estudo, leitura ou outras que exijam concentração, o cérebro aumenta os níveis de ativação, justamente para dar conta das exigências. Nos casos típicos de TDAH, a característica psicofisiológica mais comum é a hipofunção / hipoativação do córtex pré-frontal, na qual uma quantidade significativa de neurônios pulsam mais devagar que o esperado, especialmente quando as circunstâncias exigem maior esforço mental e, portanto, maior ativação.

Tipos: TDAH Tipo Desatento, TDAH Tipo Hiperativo-Impulsivo e TDAH Tipo Misto / Combinado. Há também dados que mostram a presença de dois tipos distintos de alterações no funcionamento cerebral relacionadas ao TDAH. Um destes tipos é o mais comum e mais conhecido, no qual ocorre hipofunção das áreas frontais. O outro tipo, mais comum em adultos, caracteriza-se pela hiperativação da linha média e das áreas pré-frontais direitas, causando dificuldades de atenção por hiperatividade mental e excesso de preocupações e pensamentos negativos.

3) Identifique uma das muitas atividades inclusivas para que essas Pessoas com Transtorno Mental possam realizá-la. Descreva-a, detalhadamente, destacando a proposta a ser aplicada, bem como os objetivos a serem alcançados ao final da mesma.
TDAH não é uma "doença", no sentido literal de algo que se "pega", para depois ser tratado e resolvido definitivamente. O TDAH é uma síndrome - um conjunto de sintomas - com causas multi-fatoriais, entre eles a base orgânica neurológica, a história pessoal de desenvolvimento familiar, o estilo de vida, as circunstâncias presentes, entre outras. Por isto, não existe uma solução única e definitiva para os problemas. Apesar desta complexidade, há diversas alternativas de tratamento, que podem aliviar os sintomas, melhorando muito a qualidade de vida. Mesmo que não possa ser "curado", o TDAH pode - e deve - ser bem gerenciado. Leia mais sobre tratamentos e mudanças de vida para superar o TDAH. A abordagem mais tradicionalista do tratamento do TDAH defendia que a primeira linha de ação deveria ser medicamentosa e que qualquer outro tratamento seria apenas acessório. Esta visão já foi superada, na medida em que foi ficando cada vez mais claro que o TDAH não é apenas uma disfunção cerebral. Justamente por isto, tratamentos exclusivamente medicamentosos são insuficientes para chegar aos resultados esperados, tanto em crianças quanto em adultos. Há múltiplas abordagens de tratamento disponíveis, que podem ser usadas em combinação, para atender a necessidade específica, incluindo medicação, psicoterapia, coaching, ginástica cerebral e biofeedback, entre outras.

BIBLIOGRAFIA
Portal Autismo é Realidade. Disponível em: <http://autismoerealidade.org/informe-se/sobre-o-autismo/causa-do-autismo/>. Acesso em: 20 de novembro de 2016.

Portal Autismo é Realidade. Disponível em: <http://autismoerealidade.org/informe-se/sobre-o-autismo/o-que-e-autismo/>. Acesso em: 20 de novembro de 2016.

Portal TDAH. Disponível em: <http://www.tdah.org.br/>. Acesso em: 20 de novembro de 2016.


Portal IPDA. Disponível em: <http://dda-deficitdeatencao.com.br/oquee/>. Acesso em: 20 de novembro de 2016.

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