segunda-feira, 10 de junho de 2019

Por que Tóquio é considerada uma cidade cosmopolita?


TRABALHO DE HISTÓRIA
POR QUE TÓQUIO É CONSIDERADA UMA CIDADE COSMOPOLITA?
  
RIO DE JANEIRO
2017

I. INTRODUÇÃO | O QUE SIGNIFICA ‘COSMOPOLITA’

- Origem: grego ‘kosmopolítes’, em que kosmós significa "mundo" e polites significa "cidadão".

- Definição: é a pessoa que se julga cidadão do mundo inteiro, ou que considera sua pátria o mundo.

- Em relação ao indivíduo:
Um indivíduo cosmopolita pode ser alguém que considera o mundo como a sua pátria ou uma pessoa que viaja muito e se adapta facilmente a diferentes culturas e modos de vida. De igual forma, alguém cosmopolita é alguém que sofreu a influência de uma cultura que não é a sua cultura de origem.

- Em relação a alguma cidade:
Uma cidade também pode ser considerada cosmopolita. Normalmente essa designação é exclusiva de grandes centros urbanos, onde existem pessoas de vários países diferentes, e onde é possível notar a influência de diversas culturas na alimentação, arquitetura, costumes, forma de vestir, artes, tradições, alimentação etc. Cidades como Nova Iorque e Londres são cidades consideradas cosmopolitas.

- Em relação à Botânica e à Zoologia:
No ramo da botânica e zoologia, um ser cosmopolita é um ser que se encontra em quase todo o mundo. É uma denominação dada às plantas de animais com distribuição animal em consequência de amplos limites de adaptação aos fatores ambientais. Cosmopolitas são, por exemplo, muitos parasitas propagados pelo homem, são as plantas daninhas, as baratas e ratazanas.

II. A CIDADE DE TÓQUIO

Tóquio, a capital do Japão, está localizada na maior ilha do arquipélago que forma o país, Honshu. Tóquio possui 9 790 000 habitantes, cerca de 10% da população do país, e a Região Metropolitana de Tóquio possui mais de 37 milhões de habitantes, o que torna a aglomeração de Tóquio, independentemente de como se define, como a área urbana mais populosa do mundo. Foi fundada em 1457, com o nome de Edo ou Yedo. Tornou-se a capital do Império em 1868 com a atual designação. Sofreu grande destruição duas vezes; uma em 1923, quando foi atingida por um terremoto; e outra em 1944 e 1945, quando bombardeios americanos destruíram grande parte da cidade, sendo que no total foi destruída 51% de sua área e mataram mais de 150 mil pessoas.

Tóquio é o principal centro político, financeiro, comercial, educacional e cultural do Japão. Assim sendo, Tóquio possui a maior concentração de sedes de empresas comerciais, instituições de ensino superior, teatros e outros estabelecimentos comerciais e culturais do país. Tóquio também possui um sistema de transporte público altamente desenvolvido, com numerosas linhas de trens, metrô e de ônibus, bem como o Aeroporto Internacional de Tóquio.

Mais de oito milhões de pessoas vivem dentro dos 23 distritos autônomos que constituem a parte central de Tóquio. Estes 23 distritos definem a "Cidade de Tóquio", na opinião da maioria dos especialistas e outras pessoas, possuindo 8.340.000 habitantes. A população de Tóquio aumenta em 2,5 milhões ao longo do dia, devido aos estudantes e trabalhadores de prefeituras vizinhas, que vão à Tóquio para estudar e trabalhar. A população total dos bairros de Chiyoda, Chuo e Minato, que compõem a região central de Tóquio, e onde está localizado o principal centro financeiro do país, é de menos de 300 mil habitantes; porém, mais de dois milhões de pessoas trabalham na região.

Em 2016, a revista Monocle elegeu Tóquio como a cidade mais habitável do mundo pelo segundo ano consecutivo. Oferece uma excelente qualidade de vida aos seus residentes, trabalha duro para se tornar mais sustentável e tem um custo de vida relativamente acessível. Além disso, é segura, com índices de criminalidade baixíssimos.

Respeito é parte integrante da cultura japonesa, que valoriza muito suas tradições e costumes. Um deles é o cumprimento com reverência, aquele em que você se curva levemente para a frente. No Japão, é usado para cumprimentar, se despedir, agradecer e se desculpar. Tirar os sapatos antes de entrar em uma casa ou templo, também é um sinal de respeito.

Extremamente popular pelo mundo, a culinária japonesa é peculiar. O arroz, uma de suas principais marcas, acompanha diversas refeições e pratos famosos. Outro protagonista é o peixe, comido de todas as formas possíveis – até vivo!

A partir de 1947, a educação infantil e fundamental se tornaram obrigatórias no Japão. Depois disso, são mais três anos de estudos para completar o ensino médio. O processo seletivo para o ensino superior no país é muito competitivo, embora mais de 75% dos estudantes avance para as universidades ou cursos profissionais.

Tóquio é um excelente destino para quem tem interesse em finanças, economia, política e tecnologia. A cidade também é uma potência mundial nos setores petroquímico, automobilístico e de telefonia móvel. Definitivamente, um lugar para quem quer viver uma imersão cultural de alto padrão.

III. POR QUE TÓQUIO É CONSIDERADA UMA CIDADE COSMOPOLITA?

01. COSMOPOLITA NA PRIMAVERA
Poucos lugares no mundo são como o Japão na primavera quando as flores de cerejeiras, chamadas popularmente “Sakura” (flor símbolo do Japão) florescem. A flor vibrante e delicada de cerejeira é, afinal, uma das maravilhas naturais mais majestosas da terra, e como se não bastasse arquitetura incrível da cidade, você pode passear debaixo dessas pétalas e ficar maravilhado com o quão incrível a mãe natureza pode ser em suas obras imponentes e carregadas de flores e belezas. O país inteiro ganha vida e opções de lazer e entretenimento, pois o costume é ir apreciar as flores fazendo piqueniques e participando de festivais, chamados Sakura Matsuri. Sendo uma tradição milenar, há diversas opções para os turistas curtirem em todo canto do país.

01.1.     Castelo de Himeji:
É formado por um complexo de 82 prédios de madeira maravilhosamente pintados de branco que se destacam no alto de uma colina. Sua beleza é indescritível e sua importância histórica maior ainda.  Considerado como um Tesouro Nacional do Japão, ele é o castelo mais visitado do país. Foi classificado pela UNESCO, em 1993, como Patrimônio Mundial da Humanidade.

01.2.     Templo Sensoji em Asakusa:
É um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. É um templo budista, bem antigo e significante. E claro, maravilhoso.

01.3.     Meji Jingu Shrine em Shibuya:
É um templo incrível em Tóquio. É da religião xintoísta e fica dentro de mais um parque deslumbrante da cidade.
01.4.     Túnel de flores em kitakyushu:
Nem parece real, mas ele existe sim! Esse túnel fica na cidade japonesa de Kitakyushum, dentro do jardim Kawachi Fuji e possui 20 espécies diferentes de glicínias, plantas trepadeiras que deixam o local com esse visual espetacular. As flores formam um túnel de 220 metros de extensão e outro com cerca de 80 metros de comprimento, onde famílias, casais e enormes grupos de turistas passeiam e tiram fotos. Lá dentro, as cores são vivas e o aroma é extremamente agradável. As caminhadas parecem infinitas: a paisagem florida se espalha por uma área de 10 mil metros quadrados.  O jardim, além disso, fica em uma linda região montanhosa da região de Fukuoka, oferecendo belas visões panorâmicas para os cenários do sul do Japão.  Na primavera, o lugar fica aberto das 9h às 18h.

01.5.     Kamakura:
Está localizado na Província de Kanagawa e está situada a sudoeste de Tóquio e sul de Yokohama. Muitos templos Zen e santuários residem cerca de Yokohama, que incluem a enorme estátua do Buda Amida, o Tsurugaoka santuário de Hachiman, eo antigo templo Kencho-ji, que foi construído em meados do século 13. Kamakura é também o lar de uma área de praia, com uma série de atrações beira-mar adjacente

02. COSMOPOLITA NA ARQUITETURA
02.1. Beers Ginza Building
Ginza é uma das mais famosas zonas comerciais do mundo e a Marronnier Street é uma rua alinhada com edifícios de design criativo. O De Beers Ginza Building reflete a paisagem urbana sofisticada de Ginza e se encaixa de forma adequada a este contexto dinâmico.

02.2. Tokyo Sky Tree
A torre fica localizada próxima a Narihira Bridge ao lado do Rio Sumida, centro cultural em Tokyo e tem 634m de altura. A concepção do projeto foi iniciada em fevereiro de 2005 pela Tobu Railway Corporation. Virou um um símbolo de revitalização do centro da cidade e seu observatório é alucinante.

02.3. Prada Building
O edifício é impressionante, com painéis de vidro em forma de diamante. A loja tem a arquitetura mais linda do mundo! Essa loja foi feita pela empresa Herzog & de Meuron e o prédio seduz com os seus tapetes brancos e paredes artisticamente arredondadas.

03. COSMOPOLITA NA CULINÁRIA

03.1. Ukai-Tei
Se você ama comer teppanyaki, o restaurante Ukai-Tei é O lugar! Eles só servem isso e não é para menos que é considerado o melhor de teppan de Tóquio!

03.2. Jiro
O Jiro, chef do restaurante, foi documentado em vídeo no “Jiro Dreams of Sushi” e ele tem três estrelas Michelin servindo só sushi! A experiência é sensacional, começando pelo fato que o restaurante fica dentro do metrô. O próprio Jiro que prepara o seu sushi e eles são perfeitos.

IV. CONCLUSÃO:
O Japão é uma grande mistura e um país realmente cheio de coisas legais para conhecer, é muita coisa para um post só e com certeza um roteiro aconselhado para você realizar e se apaixonar pela tradição, arquitetura, moda e é claro, belezas naturais desse país.

V. BIBLIOGRAFIA:
http://www.significados.com.br/cosmopolita/
http://www.definicion.de/cosmopolita/
http://www.blog.ameyoficial.com.br/mistura-cosmopolita-do-japao-viagem/
http://www.educacao.estadao.com.br/blogs/blog-da-tissen/toquio-tradicao-oriental-e-modernidade/


Nenhum comentário:

Postar um comentário