"MINHA SINCERA OPINIÃO: A partir do momento que, para cantar, tem que fazer teste de voz, deixa de ser algo para Deus. O Deus o qual eu nasci ouvindo gosta do melhor não em potencialidade de voz e/ou frequência que eu chego. Ele gosta que seja de coração. Claro que, se a voz for bonita, ajuda, mas este não é o objetivo de LOUVAR e ADORAR. #ficaAdica "
[Minha postagem feita no dia 27 de abril de 2014 as 12:52H]
--------------------------------------------------------------------------------------------------
DEBATEDOR 01:
Meio equivocado isso aí. A bíblia diz pra gente fazer tudo com ordem e decência, e o teste vocal faz parte disso.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
EU:
Então, faço-te três perguntas:
I) Se alguém canta mal na igreja, isto causará desordem?
II) Em sua opinião, o que significa Ordem e Decência?
III) Quem, em sua opinião, estaria mais certa: Maria ou Marta, quando da visita de Jesus?
Com Decência e Ordem | Pr. Olavo Feijó
1 Coríntios 14:40 - Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
1 Coríntios 14:40 - Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
Os coríntios perguntaram a Paulo a respeito dos dons de Espírito, especialmente o de profecia e o de falar línguas. Após alguns conselhos de bom senso espiritual, escreve o Apóstolo: “Tudo deve ser feito com decência e ordem” (I Coríntios 14:40).
Todo desequilíbrio causa indecência e desordem. A decência tem a ver com adequação, decoro, limpeza, compostura. Por isso, sempre que ocorre a decência, acontece a ordem. São essas virtudes, ensinadas pelo Espírito Santo, que Paulo propõe, seja na vida comunitária, como é o caso do culto público, seja na vida pessoal. Por isso, zelo demasiado, emoção demasiada, racionalidade demasiada, espontaneidade demasiada, trabalho demasiado – essas e todas as demasias alimentam a indecência e produzem a desordem.
Decência e ordem são bênçãos do Senhor em nossa vida cristã. Elas equilibram os crentes que são de mais e os crentes que são de menos. Elas amaciam temperamentos incontrolados. Elas estimulam os que sofrem de timidez espiritual. O cristão decente não faz aquilo “que bem entende”. Ao consultar ao Senhor e ao depender do Senhor, ele vivencia o tempo do Senhor e a ordem do Senhor. Após experimentar a “ordem” do Senhor, e somente após descobrimos, admirados, a adequação da soberania e da providência divinas. Faz sentido fazer “tudo com decência e ordem”.
E tem mais, Debatedor 01:
"Aleluia! Louvem a Deus no seu santuário, louvem-no no seu poderoso firmamento. Louvem-no pelos seus feitos poderosos, louvem-no segundo a imensidão de sua grandeza! Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa, louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas, louvem-no com címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes. Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia!"
[Salmos 150:1-6]
--------------------------------------------------------------------------------------------------
DEBATEDOR 01:
1) se alguem canta mal, causa desordem SIM. Concordo que exceções existem. Pode acontecer de Deus usar alguem que não tenha o dom pra edificar. Mas PRA MIM isso É exceção. Desordem aos olhos humanos, mas poder de Deus.
2) ordem e decência são requisitos básicos pro bom andamento de um culto. Isso é bíblico, e definitivo.
3) sua comparação é incabível pro assunto em questão, ou eu não entendi a ligação.
E a citação do salmo 150 é visivelmente voltada pra música. Tanto pros instrumentos como pros instrumentistas e cantores, etc. Não se pode confundir os espaços.
Quero lembrar que meu comentário não é taxativo, mas define cada um em seu espaço inicial.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
DEBATEDOR 02:
Caro jovem, Debatedor 01 !!! não sei se sou a pessoa certa para comentar o assunto até porque eu "CANTO MAL" e nem por isso não frequento a Igreja com desrespeito e nem com indecência. O assunto é polêmico e deveria ser tratado pessoalmente com uma equipe de ministros para orientá-los a respeito do assunto abordado. A meu ver, a princípio está me parecendo um pouquinho de preconceito e/ou vaidade. Ambos devem ter cuidado com o tema abordado. Se mal interpretado poderá trazer sequelas para igreja e principalmente para o nosso Senhor Jesus Cristo, que é o nosso principal alvo, cante bem ou cante mal. Deus os abençoe !!!
--------------------------------------------------------------------------------------------------
EU:
Debatedor 01, meu caro! Eu tenho 24 anos de igreja, ou seja, desde que nasci. Já vi muitas pessoas saindo e/ou entrando nestas. Cito aqui uma pessoa muito importante em minha vida: meu avô. Analfabeto, sem um mínimo de cultura e, por paradoxo vital, saiu no Jornal O Globo como funcionário padrão da Cimento Mauá. Eu não conheço uma pessoa nesta terra que tivesse uma oração tão clara e objetiva como a dele. Quantos pastores, apóstolos, bispos etc que ganham milhões (ou não) estão à frente de centenas de ovelhas e não conseguem fazer uma oração com o foco voltado apenas para O Salvador!? Enquanto isto, há milhares de pessoas que não têm teologia, não sabem nem aonde fica Habacuque... mas quando oram, "o fogo desce", pois Deus está com estes!?
--------------------------------------------------------------------------------------------------
DEBATEDOR 01:
Raphael, esse é um tema tão simples quanto complexo, e eu não pretendo prolongá-lo. Os exemplos que você citou são exceções, e exceções são normais.
Deus trabalha nas exceções e nas normalidades. Não cabe a mim dizer que SÓ pode quem tem o dom, nem a você dizer que deixa de ser para Deus se for no mínimo organizado.
E Debatedor 02, não é preconceito ou vaidade. São só normalidades. Você não vê um grupo aceitando qualquer pessoa pra adentrar, sem no mínimo passar por um teste. Porque existe apelo? Porque existe profissão de fé? Batismo?
São exemplos de uma organização doutrinária. O que NÃO as torna LEIS, até porque acontece casos de alguém aceitar a Jesus sem ser num apelo, e aí entra a exceção. e essa linha tênue entre a a regra e a exceção, quem domina é Deus. E enquanto Ele me disser que eu preciso fazer minha parte com ordem, eu assim o farei. As exceções, Ele me esclarece, e Ele age.
Raphael, eu entendo todo seu pensar, e tenho minhas concordâncias, mesmo que em partes. Só que... precisamos concordar que alguem que não tenha o dom ser usado por Deus, é exceção. E a regra não deixa de ser pra Deus só por existir uma certa formalidade.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
EU:
Debatedor 01, olha o seu argumento: NORMALIDADE.
PONTO 01: "Não cabe a mim dizer que SÓ pode quem tem o dom, nem a você dizer que deixa de ser para Deus se for no mínimo organizado." Concordo! Mas quando foi que eu disse que não tem que ser organizado? Ter voz feia e/ou tocar mal não tem nada a ver com ORGANIZAÇÃO.
PONTO 02: Não são exceções! Pelo contrário, há muitas vidas sendo usadas e transformadas pelo Espírito Santo através de uma voz feia, um cabelo sem escova e um vestido pego emprestado.
É por pensamentos como o seu que muitas pessoas deixam e têm deixado a Casa do Senhor. A pessoa procura um lugar na qual encontre paz, descanso, ou, em resumo, uma família. O que ela encontra? Um local cheio de GRUPINHOS (ou as famigeradas PANELINHAS "fechadas para novos membros"); um local que tem REGRAS para cantar e que para dar aula em EBD tem que ter DIPLOMA. É por pensamentos como o seu que cultos deixam de ser para pregar o Evangelho e passam a ser uma busca pelo pecador para assim colocar as consequências que ele sofrerá. É por pensamentos como o seu que, hoje, a Bíblia deixou de ser contato direto com Deus para ser um "Manual Bíblico de Como Um Evangélico Deve se Comportar" (O que pode e o que não pode!). #ficaAdica Debatedor 01 !!!
E vou repetir, Debatedor 01: Não são exceções! Pelo contrário, há muitas vidas sendo usadas e transformadas pelo Espírito Santo através de uma voz feia, um cabelo sem escova e um vestido pego emprestado.
OUTRO PONTO IMPORTANTE: o senhor Debatedor 02 tem idade pra ser seu pai e até mesmo seu avô. Eu acho que usar um termo coloquial como este "E Debatedor 02..." para iniciar um contato com uma pessoa que você nunca falou antes é desrespeitoso. Não sou 'o certo', mas sei RESPEITAR as pessoas. Existe um certo grau de HIERARQUIA em nosso cotidiano também. Por exemplo: você não pode chamar um juiz de Senhor. Você não pode chamar o Papa de 'brother'. Eu acho que você já estudou isto: Pronomes de Tratamento. RESPEITAR: de acordo com a Psicologia, isto se aprende com o meio em que vive (campo social) e com o tempo. #ficaAdica#Educação - Debatedor 01
--------------------------------------------------------------------------------------------------
DEBATEDOR 01:
Cara, só quem me conhece sabe meu nível de respeito e educação com as pessoas, e você com certeza não é uma dessas, e o facebook nunca vai ser o meio de propagação da minha educação ou respeito. O fato de eu ter me referido assim não foi falta de respeito em lugar NENHUM. Redes sociais são o meio informal pra se relacionar e dirigir, e em nenhum momento fui contra o que é proposto. Até porque um avatar 3x4 não me diz idade nem nada, e eu também assumo que não olhei pra ver de quem se tratava, só li o nome e o comentário. MAS, AINDA ASSIM, COMO ALGUÉM EDUCADO, peço desculpas ao Debatedor 02 pela má direção da palavra. Repito que não olhei o avatar do facebook, e por isso não medi a direção. Mesmo achando que não há necessidade de chamar atenção pra um ponto ínfimo como esse.
Mas prosseguindo. Raphael, executar mal ou bem alguma faz parte de uma avaliação prévia e normal em QUALQUER LUGAR, e isso não desvirtua em nada o processo!! Tem que se ter uma avaliação sim, porque assim o trabalho sai bem feito. A verdade é que as igrejas hoje em dia estão com a mente muito fechada em relação aos ministérios que podem existir, e por isso a maioria só quer tocar, cantar, atuar, etc. As pessoas esqueceram o valor dos bastidores, pegaram o nome "levita" e referem SÓ à quem lida com louvor e adoração, esquecendo que o termo é GERAL, desde o faxineiro até o músico. E como as oportunidades são estreitas, como o leque é pouco aberto, o que acontece? Muitas pessoas querendo fazer as mesmas coisas, quando na verdade Deus pode ter as escolhido pra OUTRAS coisas. E é por isso que eu acho que a avaliação se faz necessária.
E vale pontuar. Quando eu digo "o trabalho sai bem feito", eu digo com olhares iniciais e humanos, algo bem inicial. Algo que alguem chegue, observe e diga "nossa, isso é um trabalho bem feito". O que NÃO tira a possibilidade de alguem que cante mal ser usado por Deus e atingir almas. Então aviso pra que não haja mais distorções.
E outro ponto pelo qual eu sou a favor da pré avaliação, é que, cantando mal ou bem, tem muita gente que É descompromissada com o serviço como um TODO. Não digo que seja o seu caso, porque eu VEJO sua participação na juventude da PIBVP, mas tem gente que usa do mesmo argumento que o seu, se sente doída por alguma equipe dizer que ela não canta bem, e sai jogando isso por aí, mas também não participa de nenhuma outra atividade na igreja!!! Ou seja, não contribui em NADA pro ide de Jesus, não se alimenta do que a igreja tem a oferecer, MAS QUER CANTAR, mesmo não sabendo? E isso infelizmente tem aos montes, o que acaba exigindo uma certa avaliação.
Mas a verdade MESMO, Raphael, é que na maioria dos casos a avaliação não é nem pra saber quem canta bem ou mal, mas sim pra saber quem REALMENTE faz com seriedade ou não. Porque quem é esforçado, dedicado, entregue ao ide de Jesus, cantar bem ou mal se torna coisa fácil de ser relevada. E falta gente assim.
E pra finalizar, sugiro que você venha conversar comigo pessoalmente, conviva comigo, e converse também com o meio em que convivo (que talvez não tenha me dado educação), pra saber o quanto eu (na verdade eu nao, mas Deus em mim) tenho feito pra inserir pessoas na igreja, e por vidas jovens que antes se afundariam, mas hoje vivem uma vida diante de Deus, e antes de dizer que o meu pensamento afasta as pessoas da casa de Deus. Até porque, vale lembrar que por pessoas como você -e eu creio REALMENTE que você não seja assim sempre-, que julgam antes de conhecer, que as pessoas mais têm se afastado da casa de Deus
Ao mais, fica o meu abraço, meus sinceros pedidos de desculpas por qualquer má impressão, e o meu eu te amo em Cristo!!
Ah, e eu sei que você canta, e canta bem, eu vejo seus vídeos. Aparece nos ensaios da juventude se quiser e puder, te garanto que não há avaliação pra ninguém, todos são bem vindos. haha
--------------------------------------------------------------------------------------------------
EU:
Debatedor 01, agora sim seu argumento foi bem posto. As pessoas, na maioria das vezes, querem só estar lá em cima, com o microfone na mão e esquecem de tantos outros trabalhos que existem na igreja. - "A verdade é que as igrejas hoje em dia estão com a mente muito fechada em relação aos ministérios que podem existir, e por isso a maioria só quer tocar, cantar, atuar, etc. As pessoas esqueceram o valor dos bastidores, pegaram o nome "levita" e referem SÓ à quem lida com louvor e adoração, esquecendo que o termo é GERAL, desde o faxineiro até o músico. E como as oportunidades são estreitas, como o leque é pouco aberto, o que acontece? Muitas pessoas querendo fazer as mesmas coisas, quando na verdade Deus pode ter as escolhido pra OUTRAS coisas. E é por isso que eu acho que a avaliação se faz necessária."
Debatedor 01, argumentação ótima: "Mas a verdade MESMO, Raphael, é que na maioria dos casos a avaliação não é nem pra saber quem canta bem ou mal, mas sim pra saber quem REALMENTE faz com seriedade ou não. Porque quem é esforçado, dedicado, entregue ao ide de Jesus, cantar bem ou mal se torna coisa fácil de ser relevada. E falta gente assim."
Não quis JULGAR você. Desculpe pelo equívoco, mas já vi muitas pessoas saindo de igrejas pelo fato de umas se terem como JUÍZES: "Você pode cantar, vem! Você não pode, sai!". Eu já vi isto e fico triste em ver isto ocorrer, pois, pelo que me foi passado nestes anos de lar cristão, Deus não quer, não curte e nem se agrada da discriminação. Na Bíblia diz: "Tudo que tem fôlego, louve ao Senhor!". É claro que eu curto música de boa qualidade, tanto que admiro igrejas batistas e adventistas, as quais se preocupam demais com este requisito. Amo Grupo Prisma Brasil, Alessandra Samadello, Sandi Patty, João Marcos, Cristiane Carvalho etc e não curto Thalles Roberto (rs). Mas, não deixo de acreditar que através da palavra que ele leva, ele conquiste almas para O Reino, assim como acredito que haja belíssimas vozes que não passam das quatro paredes do templo.
"...converse também com o meio em que convivo (que talvez não tenha me dado educação)..." - mais uma vez, desculpe pelo possível julgamento que tenha feito, de coração!
"... vale lembrar que por pessoas como você..." - aproveitou para me julgar tb... hahaha
Eu acho que, como na maioria das vezes, passou de um simples debate sobre tal assunto para uma mini-discussão. E, provavelmente eu tenha me equivocado primeiro. Desculpe de coração, Debatedor 01 !!!
DEBATEDOR 01:
Cara, só quem me conhece sabe meu nível de respeito e educação com as pessoas, e você com certeza não é uma dessas, e o facebook nunca vai ser o meio de propagação da minha educação ou respeito. O fato de eu ter me referido assim não foi falta de respeito em lugar NENHUM. Redes sociais são o meio informal pra se relacionar e dirigir, e em nenhum momento fui contra o que é proposto. Até porque um avatar 3x4 não me diz idade nem nada, e eu também assumo que não olhei pra ver de quem se tratava, só li o nome e o comentário. MAS, AINDA ASSIM, COMO ALGUÉM EDUCADO, peço desculpas ao Debatedor 02 pela má direção da palavra. Repito que não olhei o avatar do facebook, e por isso não medi a direção. Mesmo achando que não há necessidade de chamar atenção pra um ponto ínfimo como esse.
Mas prosseguindo. Raphael, executar mal ou bem alguma faz parte de uma avaliação prévia e normal em QUALQUER LUGAR, e isso não desvirtua em nada o processo!! Tem que se ter uma avaliação sim, porque assim o trabalho sai bem feito. A verdade é que as igrejas hoje em dia estão com a mente muito fechada em relação aos ministérios que podem existir, e por isso a maioria só quer tocar, cantar, atuar, etc. As pessoas esqueceram o valor dos bastidores, pegaram o nome "levita" e referem SÓ à quem lida com louvor e adoração, esquecendo que o termo é GERAL, desde o faxineiro até o músico. E como as oportunidades são estreitas, como o leque é pouco aberto, o que acontece? Muitas pessoas querendo fazer as mesmas coisas, quando na verdade Deus pode ter as escolhido pra OUTRAS coisas. E é por isso que eu acho que a avaliação se faz necessária.
E vale pontuar. Quando eu digo "o trabalho sai bem feito", eu digo com olhares iniciais e humanos, algo bem inicial. Algo que alguem chegue, observe e diga "nossa, isso é um trabalho bem feito". O que NÃO tira a possibilidade de alguem que cante mal ser usado por Deus e atingir almas. Então aviso pra que não haja mais distorções.
E outro ponto pelo qual eu sou a favor da pré avaliação, é que, cantando mal ou bem, tem muita gente que É descompromissada com o serviço como um TODO. Não digo que seja o seu caso, porque eu VEJO sua participação na juventude da PIBVP, mas tem gente que usa do mesmo argumento que o seu, se sente doída por alguma equipe dizer que ela não canta bem, e sai jogando isso por aí, mas também não participa de nenhuma outra atividade na igreja!!! Ou seja, não contribui em NADA pro ide de Jesus, não se alimenta do que a igreja tem a oferecer, MAS QUER CANTAR, mesmo não sabendo? E isso infelizmente tem aos montes, o que acaba exigindo uma certa avaliação.
Mas a verdade MESMO, Raphael, é que na maioria dos casos a avaliação não é nem pra saber quem canta bem ou mal, mas sim pra saber quem REALMENTE faz com seriedade ou não. Porque quem é esforçado, dedicado, entregue ao ide de Jesus, cantar bem ou mal se torna coisa fácil de ser relevada. E falta gente assim.
E pra finalizar, sugiro que você venha conversar comigo pessoalmente, conviva comigo, e converse também com o meio em que convivo (que talvez não tenha me dado educação), pra saber o quanto eu (na verdade eu nao, mas Deus em mim) tenho feito pra inserir pessoas na igreja, e por vidas jovens que antes se afundariam, mas hoje vivem uma vida diante de Deus, e antes de dizer que o meu pensamento afasta as pessoas da casa de Deus. Até porque, vale lembrar que por pessoas como você -e eu creio REALMENTE que você não seja assim sempre-, que julgam antes de conhecer, que as pessoas mais têm se afastado da casa de Deus
Ao mais, fica o meu abraço, meus sinceros pedidos de desculpas por qualquer má impressão, e o meu eu te amo em Cristo!!
Ah, e eu sei que você canta, e canta bem, eu vejo seus vídeos. Aparece nos ensaios da juventude se quiser e puder, te garanto que não há avaliação pra ninguém, todos são bem vindos. haha
--------------------------------------------------------------------------------------------------
EU:
Debatedor 01, agora sim seu argumento foi bem posto. As pessoas, na maioria das vezes, querem só estar lá em cima, com o microfone na mão e esquecem de tantos outros trabalhos que existem na igreja. - "A verdade é que as igrejas hoje em dia estão com a mente muito fechada em relação aos ministérios que podem existir, e por isso a maioria só quer tocar, cantar, atuar, etc. As pessoas esqueceram o valor dos bastidores, pegaram o nome "levita" e referem SÓ à quem lida com louvor e adoração, esquecendo que o termo é GERAL, desde o faxineiro até o músico. E como as oportunidades são estreitas, como o leque é pouco aberto, o que acontece? Muitas pessoas querendo fazer as mesmas coisas, quando na verdade Deus pode ter as escolhido pra OUTRAS coisas. E é por isso que eu acho que a avaliação se faz necessária."
Debatedor 01, argumentação ótima: "Mas a verdade MESMO, Raphael, é que na maioria dos casos a avaliação não é nem pra saber quem canta bem ou mal, mas sim pra saber quem REALMENTE faz com seriedade ou não. Porque quem é esforçado, dedicado, entregue ao ide de Jesus, cantar bem ou mal se torna coisa fácil de ser relevada. E falta gente assim."
Não quis JULGAR você. Desculpe pelo equívoco, mas já vi muitas pessoas saindo de igrejas pelo fato de umas se terem como JUÍZES: "Você pode cantar, vem! Você não pode, sai!". Eu já vi isto e fico triste em ver isto ocorrer, pois, pelo que me foi passado nestes anos de lar cristão, Deus não quer, não curte e nem se agrada da discriminação. Na Bíblia diz: "Tudo que tem fôlego, louve ao Senhor!". É claro que eu curto música de boa qualidade, tanto que admiro igrejas batistas e adventistas, as quais se preocupam demais com este requisito. Amo Grupo Prisma Brasil, Alessandra Samadello, Sandi Patty, João Marcos, Cristiane Carvalho etc e não curto Thalles Roberto (rs). Mas, não deixo de acreditar que através da palavra que ele leva, ele conquiste almas para O Reino, assim como acredito que haja belíssimas vozes que não passam das quatro paredes do templo.
"...converse também com o meio em que convivo (que talvez não tenha me dado educação)..." - mais uma vez, desculpe pelo possível julgamento que tenha feito, de coração!
"... vale lembrar que por pessoas como você..." - aproveitou para me julgar tb... hahaha
Eu acho que, como na maioria das vezes, passou de um simples debate sobre tal assunto para uma mini-discussão. E, provavelmente eu tenha me equivocado primeiro. Desculpe de coração, Debatedor 01 !!!
---------------------------------------------------------------------
Instagram: raphaelppaiva
Contato/Skype: raphaelpaiva89@hotmail.com
Youtube: www.youtube.com/raphyaw
Blog de História: www.feverforhistory.blogspot.com
-------------------------------------
Stand your Ground!
Don't back down!
Express Yourself!
-------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário