segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Respondendo a Jair Bolsonaro e a uma testemunha da Ditadura Militar!


Concordo com quase tudo, mas tenho que ressaltar alguns pontos como estudante, pesquisador e futuro professor de História:

((01))
Toda crise gera uma vontade de mudança. Jango (João Goulart) (PSD + PTB) ao assumir a presidência deixada por Jânio Quadros (PDC+ apoio da UDN), herdara uma enorme dívida externa oriunda de JK (PSD + PTB). Vale ressaltar que as frentes (direitas, Igreja Católica e Forças Armadas) não queriam a posse de Jango. Mas, com uma Campanha da Legalidade, feita pela equipe de Leonel Brizola, parcela dos militares e equipe de João Goulart, Jango consegue assumir a Presidência pelo Parlamentarismo. Só em 1963 é que Jango reconquista seus poderes como Presidente da República e acaba o Parlamentarismo.

((02))
Temos que ressaltar o receio e quase um "medo" que as camadas de DIREITA tinham de Jango por dois motivos: ele era herdeira do 'getulismo' e sua base de governo eram as REFORMAS DE BASES (reforma agrária, urbana, bancária, financeira, universitária, educacional). E a ESQUERDA também não estava do lado de Jango, visto que eles queriam a reforma agrária a qualquer custo. Além disto, eles estavam, podemos dizer, com "nariz em pé" e confiantes no movimento de esquerda, visto o contexto internacional e, principalmente, a vitória da Revolução Cubana.

"No congresso de fundação da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura/Contag, apareceu e foi ovacionada uma palavra de ordem que sintetizava diagnósticos e prognósticos: reforma agrária na lei ou na marra."
(REIS,2004,p.124)

((03))
O Jogo Político é claramente visto quando quem apoiava a Ditadura Militar, depois de alguns anos e vendo que não era mais desejável tê-la, muda de lado e querem a Democracia de volta.

"Os anos seguintes assistiram ao progressivo deslocamento da sociedade brasileira, e de suas elites políticas e econômicas, no rumo da defesa do restabelecimento das instituições democráticas. Passaram a compartilhar esta orientação as decisivas forças DE CENTRO e boa parte da própria DIREITA. Porém, não foi um processo linear, nem tranquilo."
(REIS,2004,p.129)

((04))
Por que a Igreja Católica não queria Jango??? Esta é a pergunta mais óbvia de todas. A resposta é simples: A IGREJA CATÓLICA ERA DONA DE TERRAS, PODER. Como ela iria perder!? É claro que não iria deixar. Papa Pio XII definia o comunismo como intrinsecamente mau.

OBSERVAÇÃO FINAL:
Não sou de esquerda, nem de direita. Sou um cidadão que quer o melhor para o Brasil. Se as eleições para Presidente fossem hoje, eu com certeza votaria em Jair Bolsonaro, visto que, em minha humilde opinião, nós estamos precisando de alguém que não esteja afim de ficar dando risinhos para todos e sim de governar com propostas sérias. Eu vejo isto, hoje, em Jair Bolsonaro.

LIVRO UTILIZADO:
40 anos do golpe - ditadura militar e resistência no Brasil
Capítulo: Ditadura e Sociedade: as reconstruções da memória
Autoria: Daniel Aarão Reis
Anais do Seminário: UFRJ, UFF, CPDOC e APERJ

Editora: 7 Letras e FAPERJ.
***
LINKS IMPORTANTES:
***
MEUS ARTIGOS ACADÊMICOS:

>> Coração Partido: o meu erro foi demais!
>> Botar a cara, ninguém quer!
>> Os benefícios da Sinceridade!
>> Madonna | 58 anos | Ela não para! [Ano por Ano] [Álbuns, Clipes, Filmes, Documentários, Teatro, Turnês e Recordes]
>> Anitta sempre dentro; Marcela Tavares excluída!
>> Sonhos, Amizades & Família: Semana conflitante... dias turbulentos!!!
>> Utopia: Quando o Amor Acaba, mas ainda se Ama!
>> Ocupação de Alunos & A Primeira Morte: Até quando isto vai durar? ALERTA AOS PAIS! Nando Moura e Arthur 'MamãeFalei' [FOTOS/VÍDEOS]
>> Marcelo Crivella é eleito prefeito do Rio: o preconceito religioso escrachado nas redes sociais! [Comentários/Vídeos]
>> Eleição de Marcelo Crivella e as Consequências para a Igreja Protestante [PRECONCEITO]
>> Qual o limite da pregação do Evangelho?

ANÁLISES:

TEXTOS EM CONSTANTES ATUALIZAÇÕES:

>> PESQUISA: Álbuns com o mesmo nome!
>> Marina de Oliveira - Release, Produtos, Eventos e Mais!
>> Por que Marina de Oliveira parou de cantar?
>> Sandi Patty: Versões Marina de Oliveira
>> Sandi Patty: Versões Cristiane Carvalho
>> Sandi Patty: Outras Versões

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @raphaelppaiva

CANAL NO YOUTUBE: http://www.youtube.com/raphyaw
FACEBOOK: https://www.facebook.com/raphaell.ppaiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário