OUTROS EXERCÍCIOS
CLIQUE NOS LINKS!!!
Questão 1
O termo meio ambiente é considerado, pelo
pensamento geral, sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e
preservado. Porém, é necessário um ponto de vista mais profundo sobre esse
termo, estabelecer no ser humano a noção de pertencimento ao meio ambiente, com
o qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência. Por meio da natureza,
reencontramos nossas origens e identidade cultural e biológica, uma espécie de
diversidade "biocultural". Outra definição sobre o termo meio
ambiente o coloca no significado de recurso, de gerador de matéria-prima e
energia. Considerando essa segunda definição de meio ambiente, assinale a
alternativa que oferece as considerações próprias para a sua definição.
A resposta correta é: Nessa segunda definição,
a educação ambiental trabalha a noção de consumo responsável e solidário, na
defesa do acesso às matérias-primas do meio ambiente de forma comum para
todos..
Questão 2
O espaço ocupado pelo homem está a todo o momento
sofrendo modificações relacionadas ou impostas pelo próprio homem; elas podem
ser danosas ao meio quando não administradas corretamente. A crise ecológica
revela uma crise ética em nossos dias, uma crise de valores, uma crise de
relações humanas e de convivência com as demais criaturas. Daí a importância da
educação ambiental para a responsabilidade e o respeito à vida. Que valores
deve expressar essa tal educação? Assinale a alternativa que melhor expressa essa interrogação.
A resposta correta é: Expressa valores e ações
que contribuem para a transformação humana e social e para a preservação
ecológica. Ela estimula a formação de sociedades socialmente justas e
ecologicamente equilibradas, que conservam relações de interdependência e
diversidade..
Questão 3
A relação entre meio ambiente e educação para a
cidadania assume papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de
novos saberes para apreender processos sociais que se complexificam e riscos
ambientais que se intensificam. As políticas ambientais e os programas
educativos relacionados à conscientização da crise ambiental pedem cada vez
mais novos enfoques integradores de uma realidade contraditória e geradora de
desigualdades e que transcendem a mera aplicação dos conhecimentos científicos
e tecnológicos disponíveis. O desafio é, pois, formular uma educação ambiental
que seja crítica e inovadora, em dois níveis. Assinale a opção que determina
esses dois níveis.
A resposta correta é: Formal e não formal..
Questão 4
As questões relacionadas a Educação Ambiental faz
por merecer uma certa atenção por parte de todos aqueles que dependem da
qualidade e acessibilidade aos recursos ambientais para melhorar a sua
qualidade de vida. Contudo, percebe-se que, ao que tudo indica, no caso
das grandes metrópoles, inexiste um compromisso maior para se enfrentar os
problemas, por exemplo, da poluição do ar, para o qual, entende-se há
necessidade de ações para a sua solução. Assim, pergunta-se o que deve ser
feito para dar solução a esse problema. Assinale a alternativa que melhor
traduz a solução ideal para esse tipo de problema.
A resposta correta é: O poder público deve
assumir papel indutor do processo de conscientização. A redução do uso do
automóvel estimula a corresponsabilidade social na preservação do meio
ambiente, chama a atenção das pessoas e as informa sobre os perigos gerados
pela poluição do ar. Mas isso implica a necessidade de romper com o estereótipo
de que as responsabilidades urbanas dependem em tudo da ação governamental, e
os habitantes mantêm-se passivos e aceitam a tutela..
Questão 5
A educação ambiental é atravessada por vários
campos de conhecimento, o que a situa como uma abordagem multirreferencial; a
complexidade ambiental reflete um tecido conceitual heterogêneo, em que os
campos de conhecimento, as noções e os conceitos podem ser originários de
várias áreas do saber. A dimensão ambiental representa a possibilidade de lidar
com conexões entre diferentes dimensões humanas, propiciando entrelaçamentos e
múltiplos trânsitos entre múltiplos saberes. Pergunta-se, como a escola deve se
situar para interagir como agente orientador e formador de opinião para uma
sociedade cada vez mais dinâmica e envolta com problemas diferenciados quanto a
preservação do meio ambiente? Assinale, de acordo com o aprendido em seus estudos, qual opção melhor reflete
essa situação.
A resposta correta é: A escola deve participar
dessa rede como uma instituição dinâmica com capacidade de compreender e
articular os processos cognitivos com os contextos da vida. A educação
insere-se na própria teia da aprendizagem e assume papel estratégico nesse
processo..
Questão 6
De acordo com a resolução Conama 306/2002,
"meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de
ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite,
abriga e rege a vida em todas as suas formas". Na ISO 14001:2004
encontra-se a seguinte definição sobre meio ambiente: "circunvizinhança em
que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais,
flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações". Complementando, a
certificação ISO 14001, trata de compromissos que devem ser perseguidos por
toda organização. Assinale a alternativa que melhor representa esses compromissos.
A resposta correta é: Toda organização é
responsável pelo meio ambiente que a cerca, devendo, portanto, respeitá-lo,
agir como não poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes (ISO
14001)..
Questão 7
A educação ambiental deve ser acima de tudo um ato
político voltado para a transformação social. Seu enfoque deve buscar uma
perspectiva holística de ação, que relaciona o homem, a natureza e o universo,
tendo em conta que os recursos naturais se esgotam e que o principal
responsável pela sua degradação é o homem.
Assinale a alternativa que apresenta os grandes desafios para os educadores ambientais,
baseado no exposto:
A resposta correta é: De um lado, a busca pelo
resgate e o desenvolvimento de valores e comportamentos (confiança, respeito
mútuo, responsabilidade, compromisso, solidariedade e iniciativa); de outro, o
estímulo a uma visão global e crítica das questões ambientais e a promoção de
um enfoque interdisciplinar que resgate e construa saberes..
Questão 8
De acordo com o conteúdo do quarto módulo de
estudos da disciplina, pode-se constatar que, quanto a Educação Ambiental, a
grande maioria das atividades é feita dentro de uma modalidade formal. Os temas
predominantes são lixo, proteção do verde, uso e degradação dos mananciais,
ações para conscientizar a população em relação à poluição do ar. A educação
ambiental que tem sido desenvolvida no país é muito diversa. Quanto aos órgãos
governamentais, como estes vem concorrendo para uma maior dinamização dessa
discussão?
A resposta correta é: A presença e
participação dos órgãos governamentais como articuladores, coordenadores e
promotores de ações é ainda muito restrita..
Questão 9
Considerando a educação ambiental, no que se
consubstancia o fato da educação ambiental apresentar-se como o principal eixo
de atuação na busca, acima de tudo, da solidariedade, da igualdade e do
respeito à diferença através de formas democráticas de atuação baseadas em
práticas interativas e dialógicas?
Assinale a alternativa que melhor caracteriza a resposta.
A resposta correta é: Se consubstancia no
objetivo de criar novas atitudes e comportamentos diante do consumo na nossa
sociedade e de estimular a mudança de valores individuais e coletivos..
Questão 10
A sustentabilidade, como novo critério básico e
integrador, precisa estimular permanentemente as responsabilidades éticas, na
medida em que a ênfase nos aspectos extraeconômicos serve para reconsiderar os
aspectos relacionados com a equidade, a justiça social e a própria ética dos
seres vivos. A noção de sustentabilidade implica, portanto, uma inter-relação
necessária de justiça social, qualidade de vida, equilíbrio ambiental e ruptura
com o atual padrão de desenvolvimento. Nesse contexto, a educação ambiental
aponta para propostas pedagógicas centradas na conscientização e outros fatores
que irão suscitar em ações que permitirão um aumento de conhecimentos, mudança
de valores e aperfeiçoamento de habilidades, condições básicas para estimular
maior integração e harmonia dos indivíduos com o meio ambiente.
Assinale a alternativa que apresenta esses outros fatores.
A resposta correta é: Mudança de
comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e maior
participação dos educandos..
-----------------------------------
Questão 1
As questões relacionadas a Educação Ambiental faz
por merecer uma certa atenção por parte de todos aqueles que dependem da
qualidade e acessibilidade aos recursos ambientais para melhorar a sua
qualidade de vida. Contudo, percebe-se que, ao que tudo indica, no caso
das grandes metrópoles, inexiste um compromisso maior para se enfrentar os
problemas, por exemplo, da poluição do ar, para o qual, entende-se há
necessidade de ações para a sua solução. Assim, pergunta-se o que deve ser
feito para dar solução a esse problema. Assinale a alternativa que melhor
traduz a solução ideal para esse tipo de problema.
A resposta correta é: O poder público deve
assumir papel indutor do processo de conscientização. A redução do uso do
automóvel estimula a corresponsabilidade social na preservação do meio
ambiente, chama a atenção das pessoas e as informa sobre os perigos gerados
pela poluição do ar. Mas isso implica a necessidade de romper com o estereótipo
de que as responsabilidades urbanas dependem em tudo da ação governamental, e
os habitantes mantêm-se passivos e aceitam a tutela..
Questão 2
A educação ambiental é atravessada por vários
campos de conhecimento, o que a situa como uma abordagem multirreferencial; a
complexidade ambiental reflete um tecido conceitual heterogêneo, em que os
campos de conhecimento, as noções e os conceitos podem ser originários de
várias áreas do saber. A dimensão ambiental representa a possibilidade de lidar
com conexões entre diferentes dimensões humanas, propiciando entrelaçamentos e
múltiplos trânsitos entre múltiplos saberes. Pergunta-se, como a escola deve se
situar para interagir como agente orientador e formador de opinião para uma
sociedade cada vez mais dinâmica e envolta com problemas diferenciados quanto a
preservação do meio ambiente?
Assinale, de acordo com o aprendido em seus estudos, qual opção melhor reflete
essa situação.
A resposta correta é: A escola deve participar
dessa rede como uma instituição dinâmica com capacidade de compreender e
articular os processos cognitivos com os contextos da vida. A educação
insere-se na própria teia da aprendizagem e assume papel estratégico nesse
processo..
Questão 3
De acordo com o conteúdo do quarto módulo de
estudos da disciplina, pode-se constatar que, quanto a Educação Ambiental, a
grande maioria das atividades é feita dentro de uma modalidade formal. Os temas
predominantes são lixo, proteção do verde, uso e degradação dos mananciais,
ações para conscientizar a população em relação à poluição do ar. A educação
ambiental que tem sido desenvolvida no país é muito diversa. Quanto aos órgãos
governamentais, como estes vem concorrendo para uma maior dinamização dessa
discussão?
A resposta correta é: A presença e
participação dos órgãos governamentais como articuladores, coordenadores e
promotores de ações é ainda muito restrita..
Questão 4
O que dizer do meio ambiente tratado na escola.
Pode-se dizer que se trata de um tema que gera um aprendizado social baseado no
diálogo e na interação em constante processo de recriação e reinterpretação de
informações, conceitos e significados que podem se originar do aprendizado em
sala de aula ou da experiência pessoal do aluno. Dessa forma, a escola pode
transformar-se no espaço em que o aluno terá condições de analisar a natureza
em um contexto entrelaçado de práticas sociais, parte de uma realidade mais
complexa e multifacetada. Com base no exposto, o que se torna mais desafiador
nesse contexto. Assinale a alternativa que melhor estabelece esse desafio.
A resposta correta é: O desafio é evitar cair
na simplificação de que a educação ambiental poderá superar uma relação pouco
harmoniosa entre os indivíduos e o meio ambiente mediante práticas localizadas
e pontuais, muitas vezes distantes da realidade social de cada aluno..
Questão 5
Qualquer proposta de ação em meio ambiente precisa
ser realizada por uma ótica multidisciplinar, mas desenvolvendo um processo de
trabalho interdisciplinar. Sabemos que o desenvolvimento sustentável é aquele
que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as
gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Ele contém dois
conceitos-chave. Assinale a alternativa que apresenta esses dois conceitos.
A resposta correta é: Conceito de
necessidades, sobretudo as necessidades dos pobres do mundo, que devem receber
a máxima prioridade; e, noção das limitações que o estágio da tecnologia e da
organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender às
necessidades presentes e futuras..
Questão 6
A sustentabilidade, como novo critério básico e
integrador, precisa estimular permanentemente as responsabilidades éticas, na
medida em que a ênfase nos aspectos extraeconômicos serve para reconsiderar os
aspectos relacionados com a equidade, a justiça social e a própria ética dos
seres vivos. A noção de sustentabilidade implica, portanto, uma inter-relação
necessária de justiça social, qualidade de vida, equilíbrio ambiental e ruptura
com o atual padrão de desenvolvimento. Nesse contexto, a educação ambiental
aponta para propostas pedagógicas centradas na conscientização e outros fatores
que irão suscitar em ações que permitirão um aumento de conhecimentos, mudança
de valores e aperfeiçoamento de habilidades, condições básicas para estimular
maior integração e harmonia dos indivíduos com o meio ambiente.
Assinale a alternativa que apresenta esses outros fatores.
A resposta correta é: Mudança de
comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e maior
participação dos educandos..
Questão 7
A educação ambiental deve ser acima de tudo um ato
político voltado para a transformação social. Seu enfoque deve buscar uma
perspectiva holística de ação, que relaciona o homem, a natureza e o universo,
tendo em conta que os recursos naturais se esgotam e que o principal
responsável pela sua degradação é o homem.
Assinale a alternativa que apresenta os grandes desafios para os educadores
ambientais, baseado no exposto:
A resposta correta é: De um lado, a busca pelo
resgate e o desenvolvimento de valores e comportamentos (confiança, respeito
mútuo, responsabilidade, compromisso, solidariedade e iniciativa); de outro, o
estímulo a uma visão global e crítica das questões ambientais e a promoção de
um enfoque interdisciplinar que resgate e construa saberes..
Questão 8
Quando falamos em meio ambiente no seu curso de
problemáticas e questões surgem às pesquisas e as ações em prol das soluções
sobre perdas e destruições que desfavorecem o equilíbrio natural de um
determinado meio.
Meio ambiente, no sentido de ecossistema, é um conjunto de realidades
ambientais, considerando a diversidade do lugar e sua complexidade.
Como lugar onde se vive, é referente à vida cotidiana (casa, escola, trabalho),
surge o conceito de biosfera para ____________________________________.
Assinale a alternativa que melhor define o significado de biosfera.
A resposta correta é: buscar explicar a
interdependência das realidades socioambientais em todo mundo; a Terra é a
matriz de toda vida..
Questão 9
Considerando a educação ambiental, no que se
consubstancia o fato da educação ambiental apresentar-se como o principal eixo
de atuação na busca, acima de tudo, da solidariedade, da igualdade e do
respeito à diferença através de formas democráticas de atuação baseadas em
práticas interativas e dialógicas?
Assinale a alternativa que melhor caracteriza a resposta.
A resposta correta é: Se consubstancia no
objetivo de criar novas atitudes e comportamentos diante do consumo na nossa
sociedade e de estimular a mudança de valores individuais e coletivos..
Questão 10
Dois passos de grande importância foram introduzidos
com a Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, que estabeleceu a Política Nacional
para o Meio Ambiente, com a instituição da Polícia Administrativa Ambiental.
Que estabeleceu entre algumas, a obrigatoriedade de cumprimento de normas para,
por exemplo, a obtenção de licenciamento em qualquer atividade modificadora do
meio ambiente. Assinale a alternativa que representa quais foram as medidas que
passaram a ser exigidas para esse fim.
.
A resposta correta é: A exigência do estudo de
impacto ambiental e o respectivo relatório (EIA/Rima) para a obtenção de
licenciamento em qualquer atividade modificadora do meio ambiente..
Fonte: http://www.passeidireto.com/
***
LINKS IMPORTANTES:
***
MEUS ARTIGOS ACADÊMICOS:
LINKS IMPORTANTES:
***
MEUS ARTIGOS ACADÊMICOS:
MEUS TEXTOS:
>> Trabalho sobre 'Movimento Negro Brasileiro'! [Resenha]
>> Denise Cerqueira: Fé & Simpatia!
>> Trabalho sobre 'Movimento Negro Brasileiro'! [Resenha]
>> Denise Cerqueira: Fé & Simpatia!
>> Coração Partido: o meu erro foi demais!
>> Botar a cara, ninguém quer!
>> Os benefícios da Sinceridade!
>> Madonna | 58 anos | Ela não para! [Ano por Ano] [Álbuns, Clipes, Filmes, Documentários, Teatro, Turnês e Recordes]
>> Anitta sempre dentro; Marcela Tavares excluída!
>> Sonhos, Amizades & Família: Semana conflitante... dias turbulentos!!!
>> Utopia: Quando o Amor Acaba, mas ainda se Ama!
>> Ocupação de Alunos & A Primeira Morte: Até quando isto vai durar? ALERTA AOS PAIS! Nando Moura e Arthur 'MamãeFalei' [FOTOS/VÍDEOS]
ANÁLISES:
TEXTOS EM CONSTANTES ATUALIZAÇÕES:
>> PESQUISA: Álbuns com o mesmo nome!
>> Marina de Oliveira - Release, Produtos, Eventos e Mais!
>> Por que Marina de Oliveira parou de cantar?
>> Sandi Patty: Versões Marina de Oliveira
>> Sandi Patty: Versões Cristiane Carvalho
>> Sandi Patty: Outras Versões
SIGA-ME NO INSTAGRAM: @raphaelppaiva
CANAL NO YOUTUBE: http://www.youtube.com/raphyaw
FACEBOOK: https://www.facebook.com/raphaell.ppaiva
>> Botar a cara, ninguém quer!
>> Os benefícios da Sinceridade!
>> Madonna | 58 anos | Ela não para! [Ano por Ano] [Álbuns, Clipes, Filmes, Documentários, Teatro, Turnês e Recordes]
>> Anitta sempre dentro; Marcela Tavares excluída!
>> Sonhos, Amizades & Família: Semana conflitante... dias turbulentos!!!
>> Utopia: Quando o Amor Acaba, mas ainda se Ama!
>> Ocupação de Alunos & A Primeira Morte: Até quando isto vai durar? ALERTA AOS PAIS! Nando Moura e Arthur 'MamãeFalei' [FOTOS/VÍDEOS]
ANÁLISES:
>> Análise do CD "Thalles Roberto - Sejam Cheios do Espírito Santo"!
>> Por que ‘The Confessions Tour’ é tão aclamada até hoje?
>> Por dentro de 'Eduardo & Silvana – Tu És Meu Mundo' [Release, Originais, Fotos e Vídeos]
>> Por dentro de 'Cristiane Carvalho - El Shaddai' [Release, Originais, Fotos e Vídeos]
>> Por que ‘The Confessions Tour’ é tão aclamada até hoje?
>> Por dentro de 'Eduardo & Silvana – Tu És Meu Mundo' [Release, Originais, Fotos e Vídeos]
>> Por dentro de 'Cristiane Carvalho - El Shaddai' [Release, Originais, Fotos e Vídeos]
TEXTOS EM CONSTANTES ATUALIZAÇÕES:
>> PESQUISA: Álbuns com o mesmo nome!
>> Marina de Oliveira - Release, Produtos, Eventos e Mais!
>> Por que Marina de Oliveira parou de cantar?
>> Sandi Patty: Versões Marina de Oliveira
>> Sandi Patty: Versões Cristiane Carvalho
>> Sandi Patty: Outras Versões
SIGA-ME NO INSTAGRAM: @raphaelppaiva
CANAL NO YOUTUBE: http://www.youtube.com/raphyaw
FACEBOOK: https://www.facebook.com/raphaell.ppaiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário