quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Responsabilidade Social e Ambiental [Exercícios Resolvidos - Parte 02]


Questão 1
O termo meio ambiente é considerado, pelo pensamento geral, sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém, é necessário um ponto de vista mais profundo sobre esse termo, estabelecer no ser humano a noção de pertencimento ao meio ambiente, com o qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência. Por meio da natureza, reencontramos nossas origens e identidade cultural e biológica, uma espécie de diversidade "biocultural". Outra definição sobre o termo meio ambiente o coloca no significado de recurso, de gerador de matéria-prima e energia. Considerando essa segunda definição de meio ambiente, assinale a alternativa que oferece as considerações próprias para a sua definição.

A resposta correta é: Nessa segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção de consumo responsável e solidário, na defesa do acesso às matérias-primas do meio ambiente de forma comum para todos..

Questão 2
O espaço ocupado pelo homem está a todo o momento sofrendo modificações relacionadas ou impostas pelo próprio homem; elas podem ser danosas ao meio quando não administradas corretamente. A crise ecológica revela uma crise ética em nossos dias, uma crise de valores, uma crise de relações humanas e de convivência com as demais criaturas. Daí a importância da educação ambiental para a responsabilidade e o respeito à vida. Que valores deve expressar essa tal educação? Assinale a alternativa que melhor expressa essa interrogação.


A resposta correta é: Expressa valores e ações que contribuem para a transformação humana e social e para a preservação ecológica. Ela estimula a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, que conservam relações de interdependência e diversidade..

Questão 3
A relação entre meio ambiente e educação para a cidadania assume papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais que se complexificam e riscos ambientais que se intensificam. As políticas ambientais e os programas educativos relacionados à conscientização da crise ambiental pedem cada vez mais novos enfoques integradores de uma realidade contraditória e geradora de desigualdades e que transcendem a mera aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis. O desafio é, pois, formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora, em dois níveis. Assinale a opção que determina esses dois níveis.

A resposta correta é: Formal e não formal..

Questão 4
As questões relacionadas a Educação Ambiental faz por merecer uma certa atenção por parte de todos aqueles que dependem da qualidade e acessibilidade aos recursos ambientais para melhorar a sua qualidade de vida. Contudo, percebe-se que, ao que tudo indica,  no caso das grandes metrópoles, inexiste um compromisso maior para se enfrentar os problemas, por exemplo, da poluição do ar, para o qual, entende-se há necessidade de ações para a sua solução. Assim, pergunta-se o que deve ser feito para dar solução a esse problema. Assinale a alternativa que melhor traduz a solução ideal para esse tipo de problema.

A resposta correta é: O poder público deve assumir papel indutor do processo de conscientização. A redução do uso do automóvel estimula a corresponsabilidade social na preservação do meio ambiente, chama a atenção das pessoas e as informa sobre os perigos gerados pela poluição do ar. Mas isso implica a necessidade de romper com o estereótipo de que as responsabilidades urbanas dependem em tudo da ação governamental, e os habitantes mantêm-se passivos e aceitam a tutela..

Questão 5
A educação ambiental é atravessada por vários campos de conhecimento, o que a situa como uma abordagem multirreferencial; a complexidade ambiental reflete um tecido conceitual heterogêneo, em que os campos de conhecimento, as noções e os conceitos podem ser originários de várias áreas do saber. A dimensão ambiental representa a possibilidade de lidar com conexões entre diferentes dimensões humanas, propiciando entrelaçamentos e múltiplos trânsitos entre múltiplos saberes. Pergunta-se, como a escola deve se situar para interagir como agente orientador e formador de opinião para uma sociedade cada vez mais dinâmica e envolta com problemas diferenciados quanto a preservação do meio ambiente? Assinale, de acordo com o aprendido em seus estudos, qual opção melhor reflete essa situação.


A resposta correta é: A escola deve participar dessa rede como uma instituição dinâmica com capacidade de compreender e articular os processos cognitivos com os contextos da vida. A educação insere-se na própria teia da aprendizagem e assume papel estratégico nesse processo..

Questão 6
De acordo com a resolução Conama 306/2002, "meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas". Na ISO 14001:2004 encontra-se a seguinte definição sobre meio ambiente: "circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações". Complementando, a certificação ISO 14001, trata de compromissos que devem ser perseguidos por toda organização. Assinale a alternativa que melhor representa esses compromissos.


A resposta correta é: Toda organização é responsável pelo meio ambiente que a cerca, devendo, portanto, respeitá-lo, agir como não poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes (ISO 14001)..

Questão 7
A educação ambiental deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. Seu enfoque deve buscar uma perspectiva holística de ação, que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo em conta que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o homem. 


Assinale a alternativa que apresenta os grandes desafios para os educadores ambientais, baseado no exposto:


A resposta correta é: De um lado, a busca pelo resgate e o desenvolvimento de valores e comportamentos (confiança, respeito mútuo, responsabilidade, compromisso, solidariedade e iniciativa); de outro, o estímulo a uma visão global e crítica das questões ambientais e a promoção de um enfoque interdisciplinar que resgate e construa saberes..

Questão 8
De acordo com o conteúdo do quarto módulo de estudos da disciplina, pode-se constatar que, quanto a Educação Ambiental, a grande maioria das atividades é feita dentro de uma modalidade formal. Os temas predominantes são lixo, proteção do verde, uso e degradação dos mananciais, ações para conscientizar a população em relação à poluição do ar. A educação ambiental que tem sido desenvolvida no país é muito diversa. Quanto aos órgãos governamentais, como estes vem concorrendo para uma maior dinamização dessa discussão?

A resposta correta é: A presença e participação dos órgãos governamentais como articuladores, coordenadores e promotores de ações é ainda muito restrita..

Questão 9
Considerando a educação ambiental, no que se consubstancia o fato da educação ambiental apresentar-se como o principal eixo de atuação na busca, acima de tudo, da solidariedade, da igualdade e do respeito à diferença através de formas democráticas de atuação baseadas em práticas interativas e dialógicas? 


Assinale a alternativa que melhor caracteriza a resposta.


A resposta correta é: Se consubstancia no objetivo de criar novas atitudes e comportamentos diante do consumo na nossa sociedade e de estimular a mudança de valores individuais e coletivos..

Questão 10
A sustentabilidade, como novo critério básico e integrador, precisa estimular permanentemente as responsabilidades éticas, na medida em que a ênfase nos aspectos extraeconômicos serve para reconsiderar os aspectos relacionados com a equidade, a justiça social e a própria ética dos seres vivos. A noção de sustentabilidade implica, portanto, uma inter-relação necessária de justiça social, qualidade de vida, equilíbrio ambiental e ruptura com o atual padrão de desenvolvimento. Nesse contexto, a educação ambiental aponta para propostas pedagógicas centradas na conscientização e outros fatores que irão suscitar em ações que permitirão um aumento de conhecimentos, mudança de valores e aperfeiçoamento de habilidades, condições básicas para estimular maior integração e harmonia dos indivíduos com o meio ambiente. 


Assinale a alternativa que apresenta esses outros fatores.


A resposta correta é: Mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e maior participação dos educandos..

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Questão 1
As questões relacionadas a Educação Ambiental faz por merecer uma certa atenção por parte de todos aqueles que dependem da qualidade e acessibilidade aos recursos ambientais para melhorar a sua qualidade de vida. Contudo, percebe-se que, ao que tudo indica,  no caso das grandes metrópoles, inexiste um compromisso maior para se enfrentar os problemas, por exemplo, da poluição do ar, para o qual, entende-se há necessidade de ações para a sua solução. Assim, pergunta-se o que deve ser feito para dar solução a esse problema. Assinale a alternativa que melhor traduz a solução ideal para esse tipo de problema.

A resposta correta é: O poder público deve assumir papel indutor do processo de conscientização. A redução do uso do automóvel estimula a corresponsabilidade social na preservação do meio ambiente, chama a atenção das pessoas e as informa sobre os perigos gerados pela poluição do ar. Mas isso implica a necessidade de romper com o estereótipo de que as responsabilidades urbanas dependem em tudo da ação governamental, e os habitantes mantêm-se passivos e aceitam a tutela..

Questão 2
A educação ambiental é atravessada por vários campos de conhecimento, o que a situa como uma abordagem multirreferencial; a complexidade ambiental reflete um tecido conceitual heterogêneo, em que os campos de conhecimento, as noções e os conceitos podem ser originários de várias áreas do saber. A dimensão ambiental representa a possibilidade de lidar com conexões entre diferentes dimensões humanas, propiciando entrelaçamentos e múltiplos trânsitos entre múltiplos saberes. Pergunta-se, como a escola deve se situar para interagir como agente orientador e formador de opinião para uma sociedade cada vez mais dinâmica e envolta com problemas diferenciados quanto a preservação do meio ambiente? 


Assinale, de acordo com o aprendido em seus estudos, qual opção melhor reflete essa situação.


A resposta correta é: A escola deve participar dessa rede como uma instituição dinâmica com capacidade de compreender e articular os processos cognitivos com os contextos da vida. A educação insere-se na própria teia da aprendizagem e assume papel estratégico nesse processo..

Questão 3
De acordo com o conteúdo do quarto módulo de estudos da disciplina, pode-se constatar que, quanto a Educação Ambiental, a grande maioria das atividades é feita dentro de uma modalidade formal. Os temas predominantes são lixo, proteção do verde, uso e degradação dos mananciais, ações para conscientizar a população em relação à poluição do ar. A educação ambiental que tem sido desenvolvida no país é muito diversa. Quanto aos órgãos governamentais, como estes vem concorrendo para uma maior dinamização dessa discussão?

A resposta correta é: A presença e participação dos órgãos governamentais como articuladores, coordenadores e promotores de ações é ainda muito restrita..

Questão 4
O que dizer do meio ambiente tratado na escola. Pode-se dizer que se trata de um tema que gera um aprendizado social baseado no diálogo e na interação em constante processo de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significados que podem se originar do aprendizado em sala de aula ou da experiência pessoal do aluno. Dessa forma, a escola pode transformar-se no espaço em que o aluno terá condições de analisar a natureza em um contexto entrelaçado de práticas sociais, parte de uma realidade mais complexa e multifacetada. Com base no exposto, o que se torna mais desafiador nesse contexto. Assinale a alternativa que melhor estabelece esse desafio.

A resposta correta é: O desafio é evitar cair na simplificação de que a educação ambiental poderá superar uma relação pouco harmoniosa entre os indivíduos e o meio ambiente mediante práticas localizadas e pontuais, muitas vezes distantes da realidade social de cada aluno..

Questão 5
Qualquer proposta de ação em meio ambiente precisa ser realizada por uma ótica multidisciplinar, mas desenvolvendo um processo de trabalho interdisciplinar. Sabemos que o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Ele contém dois conceitos-chave. Assinale a alternativa que apresenta esses dois conceitos.

A resposta correta é: Conceito de necessidades, sobretudo as necessidades dos pobres do mundo, que devem receber a máxima prioridade; e, noção das limitações que o estágio da tecnologia e da organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades presentes e futuras..

Questão 6
A sustentabilidade, como novo critério básico e integrador, precisa estimular permanentemente as responsabilidades éticas, na medida em que a ênfase nos aspectos extraeconômicos serve para reconsiderar os aspectos relacionados com a equidade, a justiça social e a própria ética dos seres vivos. A noção de sustentabilidade implica, portanto, uma inter-relação necessária de justiça social, qualidade de vida, equilíbrio ambiental e ruptura com o atual padrão de desenvolvimento. Nesse contexto, a educação ambiental aponta para propostas pedagógicas centradas na conscientização e outros fatores que irão suscitar em ações que permitirão um aumento de conhecimentos, mudança de valores e aperfeiçoamento de habilidades, condições básicas para estimular maior integração e harmonia dos indivíduos com o meio ambiente. 


Assinale a alternativa que apresenta esses outros fatores.


A resposta correta é: Mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e maior participação dos educandos..

Questão 7
A educação ambiental deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. Seu enfoque deve buscar uma perspectiva holística de ação, que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo em conta que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o homem. 


Assinale a alternativa que apresenta os grandes desafios para os educadores ambientais, baseado no exposto:


A resposta correta é: De um lado, a busca pelo resgate e o desenvolvimento de valores e comportamentos (confiança, respeito mútuo, responsabilidade, compromisso, solidariedade e iniciativa); de outro, o estímulo a uma visão global e crítica das questões ambientais e a promoção de um enfoque interdisciplinar que resgate e construa saberes..

Questão 8
Quando falamos em meio ambiente no seu curso de problemáticas e questões surgem às pesquisas e as ações em prol das soluções sobre perdas e destruições que desfavorecem o equilíbrio natural de um determinado meio. 


Meio ambiente, no sentido de ecossistema, é um conjunto de realidades ambientais, considerando a diversidade do lugar e sua complexidade. 

Como lugar onde se vive, é referente à vida cotidiana (casa, escola, trabalho), surge o conceito de biosfera para ____________________________________. 

Assinale a alternativa que melhor define o significado de biosfera.


A resposta correta é: buscar explicar a interdependência das realidades socioambientais em todo mundo; a Terra é a matriz de toda vida..

Questão 9
Considerando a educação ambiental, no que se consubstancia o fato da educação ambiental apresentar-se como o principal eixo de atuação na busca, acima de tudo, da solidariedade, da igualdade e do respeito à diferença através de formas democráticas de atuação baseadas em práticas interativas e dialógicas? 


Assinale a alternativa que melhor caracteriza a resposta.


A resposta correta é: Se consubstancia no objetivo de criar novas atitudes e comportamentos diante do consumo na nossa sociedade e de estimular a mudança de valores individuais e coletivos..

Questão 10
Dois passos de grande importância foram introduzidos com a Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, que estabeleceu a Política Nacional para o Meio Ambiente, com a instituição da Polícia Administrativa Ambiental. Que estabeleceu entre algumas, a obrigatoriedade de cumprimento de normas para, por exemplo, a obtenção de licenciamento em qualquer atividade modificadora do meio ambiente. Assinale a alternativa que representa quais foram as medidas que passaram a ser exigidas para esse fim.
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A resposta correta é: A exigência do estudo de impacto ambiental e o respectivo relatório (EIA/Rima) para a obtenção de licenciamento em qualquer atividade modificadora do meio ambiente..


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