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- As questões relacionadas a Educação Ambiental
faz por merecer uma certa atenção por parte de todos aqueles que dependem da
qualidade e acessibilidade aos recursos ambientais.... R.: O poder público deve assumir papel indutor do processo de conscientização.
A redução do uso de automóvel....
- Quanto a Responsabilidade Social e Ambiental
adotada nas empresas, Takeshy Tachizawa (2009), esclarecem que “a adoção do
enfoque sistêmico... R.: O cliente, o
produto e o fluxo de atividades empresariais; Como o trabalho é realmente
realizado; Como é desenvolvido o relacionamento interno entre cliente e
fornecedor, por meio dos quais são produzidos produtos e serviços; Quais são os
prováveis impactos ambientais provocados por seus processos; Oportuniza a reciclagem
de resíduos e materiais descartáveis; Identifica os prováveis impactos
ambientais provocados por seus processos.
- No Brasil após a realização da Conferência Rio
92, os trabalhos relacionados a preservação ambiental.... R.: do Imposto Territorial Rural das empresas
para as quais trazem incentivo para as áreas de preservação florestal.
- O que dizer do meio ambiente tratado na escola.
Pode se dizer que que se trata de um tema que gera um aprendizado... R.: O desafio é evitar e cair na simplificação
de que a educação ambiental poderá superar uma relação pouco harmoniosa entre
os indivíduos e o meio ambiente mediante práticas localizadas e pontuais,
muitas vezes distante da realidade social de cada aluno.
- As iniciativas para implementação de ações para
a preservação ambiental no Brasil incluem o Código Florestal de 1934... R.: A elaboração do II Plano Nacional de
Desenvolvimento, aprovado pela Lei 6.151...
- A discussão sobre Desenvolvimento Sustentável e
a busca por uma melhor qualidade de vida vem tomando fôlego... R.: Regime do Pau Brasil, que: exigia
autorização real para o corte dessa árvore.
- O Balanço Social (BS) no sentido mais amplo
deve refletir toda a responsabilidade da empresa para com a sociedade.... R.: Informações sobre o valor adicionado sobre
a economia e a sociedade; gestão de recursos humanos; interação com o meio
ambiente e com a sociedade.
- Considerando a educação ambiental no que se
consubstancia o fato da educação ambiental apresentar-se como o principal eixo
de atuação... R.: Se consubstancia no
objetivo de criar novas atitudes e comportamentos diante do consumo da
sociedade e de estimular a mudança de valores individuais e coletivos.
- A segunda informação contida no Balanço Social
refere-se a gestão de recursos humanos, indispensável a continuidade da
empresa... R.: Quantidade de empregos
remunerados; remuneração total oferecida; aproveitamento da mão de obra.....;
investimentos no aperfeiçoamento ....; custo da assistência médica e
social....; custo com alimentação e transporte, faixa etária e sexo.
- Os investimentos adicionais com pesquisas para
o desenvolvimento de novos produtos e insumos, em geral.... R.: Perda da liberdade e comprometimento dos
seus bens particulares.
- De acordo com Bateman & Snell (1998), as
principais razões que levam a empresa a incorporar conceitos ambientais em suas
considerações estratégicas são: R.: Respeitar
a legislação e dar maior eficiência, reduzindo custos com reciclagem,
diminuindo o consumo de recursos, matérias-primas e energia, evitando
desperdícios; competitividade e abertura de novos mercados; redução do risco de
comprometimento da imagem da organização frente à opinião pública;
responsabilidade social e ética na realização das suas atividades.
- Quando falamos em meio ambiente no seu curso de
problemáticas e questões surgem às pesquisas e as ações em prol das soluções
sobre perdas e destruições que desfavorecem o equilíbrio natural de um
determinado meio. R.: buscar explicar a
interdependência das realidades socioambientais em todo mundo; a Terra é a
matriz de toda vida.
- Na Gestão Estratégica dos Custos Ambientais, o
que são Custos do Controle? R.: São os
gastos para implantar e manter o sistema de proteção ambiental que ocorrem no
setor de gerenciamento e nas atividades executadas com vistas a dar
operacionalidade ao sistema, o que pode se traduzir nos custos totais de um
único departamento ou no somatório dos custos das atividades ambientais
executadas.
- As normas constitucionais assumiram a
consciência de que o direito à vida, como matriz de todos os demais direitos
fundamentais do homem, é que há de orientar todas as formas de atuação no campo
da tutela do meio ambiente. Através desse ordenamento pode-se aduzir que. R.: O meio ambiente é um bem de uso comum do
povo, o qual deve ser defendido e resguardado por todos.
- O Art. 4º da Lei 601/1850, apresenta
considerações acerca do direito a posse de terras, na qual estabelece que serão
revalidadas as sesmarias, ou outras concessões do Governo Geral ou Provincial...
R.: Atentem para o "princípio da
cultura" que estabelece que as terras precisem se achar cultivadas, com
morada habitual do respectivo sesmeiro ou concessionário, ou de quem os
represente.
- A relação entre meio ambiente e educação para a cidadania assume papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais que se complexificam e riscos ambientais que se intensificam. As políticas ambientais e os programas educativos relacionados à conscientização da crise ambiental... R.: Formal e não formal.
- O Balanço Social (BS), no sentido mais amplo,
deve refletir toda a responsabilidade da empresa para com a sociedade.
Considerando esta assertiva, enumere quais informações devem estar contidas
nesse documento de forma a nutrir os interessados quanto às ações desenvolvidas...
R.: Informações sobre o valor adicionado
à economia e à sociedade; a gestão de recursos humanos; interação com o meio
ambiente e com a sociedade;
- No Brasil, após a realização da Conferencia Rio
92, os trabalhos relacionados à preservação ambiental tiveram continuidade,
basta observar a criação de inúmeros atos legislativos favorecedores de uma
política de preservação ao meio ambiente. Dentre as quais pode ser verificada a
legislação referente às Leis 8.874/94 e 9.393/96, que trata especificamente.
R.: do Imposto Territorial Rural das
empresas para as quais trazem incentivo para as áreas de preservação florestal.
- Um dos processos produtivos que mais agride o
meio ambiente é a atividade de mineração para a qual a Constituição Federal
dedicou norma específica. Em um país rico em minerais em quantidade e
diversidade, o desenvolvimento nacional reclama a sua utilização, mas, ao mesmo
tempo, mostram-se necessárias providências ... R.: Exige que o interessado na exploração do recurso ambiental fique
obrigado a promover a recuperação do meio ambiente degradado.
- Quanto a Responsabilidade Social e Ambiental
adotada nas empresas, Takeshy Tachizawa (2009), esclarecem que "a adoção
do enfoque sistêmico, encarando a empresa como um macrossistema.... R.: O cliente, o produto e o fluxo de
atividades empresariais; - Como o trabalho é realmente realizado; - Como é
desenvolvido o relacionamento interno entre cliente e fornecedor, por meio dos
quais são produzidos produtos e serviços; - Quais são os prováveis impactos
ambientais provocados por seus processos; - Oportuniza a reciclagem de resíduos
e materiais descartáveis; - Identifica os prováveis impactos ambientais
provocados por seus processos;
- O espaço ocupado pelo homem está a todo o
momento sofrendo modificações relacionadas ou impostas pelo próprio homem; elas
podem ser danosas ao meio quando não administradas corretamente. A crise
ecológica... R.: Expressa valores e
ações que contribuem para a transformação humana e social e para a preservação
ecológica. Ela estimula a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente
equilibradas, que conservam relações de interdependência e diversidade.
- De acordo com o conteúdo do quarto módulo de
estudos da disciplina, pode-se constatar que, quanto a Educação Ambiental, a
grande maioria das atividades é feita dentro de uma modalidade formal. Os temas
predominantes são lixo, proteção do verde, uso e degradação dos mananciais,
ações para conscientizar a população....R.: A presença e participação dos órgãos governamentais como articuladores,
coordenadores e promotores de ações é ainda muito restrita.
- Dois passos de grande importância foram
introduzidos com a Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, que estabeleceu a
Política Nacional para o Meio Ambiente, com a instituição da Polícia Administrativa
Ambiental. Que estabeleceu entre algumas, a obrigatoriedade ... R.: A exigência do estudo de impacto ambiental
e o respectivo relatório (EIA/Rima) para a obtenção de licenciamento em
qualquer atividade modificadora do meio ambiente.
- A educação ambiental deve ser acima de tudo um
ato político voltado para a transformação social. Seu enfoque deve buscar uma
perspectiva holística de ação, que relaciona o homem, a natureza e o universo...
R.: De um lado, a busca pelo resgate e o
desenvolvimento de valores e comportamentos (confiança, respeito mútuo,
responsabilidade, compromisso, solidariedade e iniciativa); de outro, o
estímulo a uma visão global e crítica das questões ambientais e a promoção de
um enfoque interdisciplinar que resgate e construa saberes.
- De acordo com a resolução Conama 306/2002,
"meio ambiente é o conjunto de condições, leis,influência e interações de
ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística.... R.: Toda organização é responsável pelo meio
ambiente que a cerca, devendo, portanto, respeitá-lo, agir como não poluente e
cumprir as legislações e normas pertinentes (ISO 14001).
- Qualquer proposta de ação em meio ambiente
precisa ser realizada por uma ótica multidisciplinar, mas desenvolvendo um
processo de trabalho interdisciplinar. Sabemos que o desenvolvimento
sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a
possibilidade de as gerações .... R.: Conceito
de necessidades, sobretudo as necessidades dos pobres do mundo, que devem
receber a máxima prioridade; e, noção das limitações que o estágio da
tecnologia e da organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de
atender às necessidades presentes e futuras.
- A sustentabilidade, como novo critério básico e
integrador, precisa estimular permanentemente as responsabilidades éticas, na
medida em que a ênfase nos aspectos extraeconômicos serve para reconsiderar os
aspectos relacionados com a equidade, a justiça social e a própria ética dos
seres vivos..... R.: Mudança de
comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e maior
participação dos educandos.
- As questões relacionadas à Educação Ambiental
faz por merecer uma certa atenção por parte de todos aqueles que dependem da
qualidade e acessibilidade aos recursos ambientais para melhorar a sua
qualidade de vida.... R.: O poder
público deve assumir papel indutor do processo de conscientização. A redução do
uso do automóvel estimula a corresponsabilidade social na preservação do meio
ambiente, chama a atenção das pessoas e as informa sobre os perigos gerados
pela poluição do ar. Mas isso implica a necessidade de romper com o estereótipo
de que as responsabilidades urbanas dependem em tudo da ação governamental, e
os habitantes mantêm-se passivos e aceitam a tutela.
- Considerando a educação ambiental, no que se
consubstancia o fato da educação ambiental apresentar-se como o principal eixo
de atuação na busca, acima de tudo, da solidariedade, da... R.: Se consubstancia no objetivo de criar novas
atitudes e comportamentos diante do consumo na nossa sociedade e de estimular a
mudança de valores individuais e coletivos.
- O termo meio ambiente é considerado, pelo
pensamento geral, sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e
preservado. Porém, é necessário um ponto de vista mais profundo sobre esse
termo, estabelecer no ser humano a noção de pertencimento ao meio ambiente, com
o qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência. Por meio da natureza,
reencontramos... R.: Nessa segunda
definição, a educação ambiental trabalha a noção de consumo responsável e
solidário, na defesa do acesso às matérias-primas do meio ambiente de forma
comum para todos.
- De acordo com o conteúdo do quarto módulo de
estudos da disciplina, pode-se constatar que, quanto a Educação Ambiental, a
grande maioria das atividades é feita dentro de uma modalidade formal. Os temas
predominantes são lixo, proteção do verde, uso e degradação dos mananciais,
ações para conscientizar a população em relação à poluição do ar.... R.: A presença e participação dos órgãos
governamentais como articuladores, coordenadores e promotores de ações é ainda
muito restrita.
- Qualquer proposta de ação em meio ambiente
precisa ser realizada por uma ótica multidisciplinar, mas desenvolvendo um
processo de trabalho interdisciplinar. Sabemos que o desenvolvimento
sustentável é aquele ... R.: Conceito de
necessidades, sobretudo as necessidades dos pobres do mundo, que devem receber
a máxima prioridade; e, noção das limitações que o estágio da tecnologia e da
organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender às
necessidades presentes e futuras.
- A sustentabilidade, como novo critério básico e
integrador, precisa estimular permanentemente as responsabilidades éticas, na
medida em que a ênfase nos aspectos extraeconômicos serve para reconsiderar
.... R.: Mudança de comportamento,
desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e maior participação
dos educandos.
- De acordo com a resolução Conama 306/2002,
"meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de
ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite....
R.: Toda organização é responsável pelo
meio ambiente que a cerca, devendo, portanto, respeitá-lo, agir como não
poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes (ISO 14001).
- A educação ambiental é atravessada por vários
campos de conhecimento, o que a situa como uma abordagem multirreferencial; a
complexidade ambiental reflete um tecido conceitual heterogêneo, ...... R.: A escola deve participar dessa rede como
uma instituição dinâmica com capacidade de compreender e articular os processos
cognitivos com os contextos da vida. A educação insere-se na própria teia da
aprendizagem e assume papel estratégico nesse processo.
- O que dizer do meio ambiente tratado na escola.
Pode-se dizer que se trata de um tema que gera um aprendizado social baseado no
diálogo e na interação em constante processo de recriação e reinterpretação de
informações... R.: O desafio é evitar
cair na simplificação de que a educação ambiental poderá superar uma relação
pouco harmoniosa entre os indivíduos e o meio ambiente mediante práticas
localizadas e pontuais, muitas vezes distantes da realidade social de cada
aluno.
- O espaço ocupado pelo homem está a todo o
momento sofrendo modificações relacionadas ou impostas pelo próprio homem; elas
podem ser danosas ao meio quando não administradas ... R.: Expressa valores e ações que contribuem para a transformação humana e
social e para a preservação ecológica. Ela estimula a formação de sociedades
socialmente justas e ecologicamente equilibradas, que conservam relações de
interdependência e diversidade.
- O meio ambiente encontra-se entre os direitos
difusos e especialmente protegidos por ação civil pública, nos moldes definidos
pela Lei 7.347, de 24 de julho de 1985..... R.: apenas a participação consciente e responsável das gerações presentes
poderá ser um instrumento eficaz para que elas próprias e as futuras possam
viver num ambiente ecologicamente equilibrado.
- Atualmente, o desafio de fortalecer uma
educação ambiental convergente e multirreferencial é prioritário para
viabilizar uma prática educativa que articule de forma incisiva a necessidade
de... R.: A degradação ambiental e os
problemas sociais.
- A evidenciação do lucro auferido pela empresa e
a forma como foi obtido tem sido objeto principal para a elaboração da DRE -
(Demonstração do Resultado do Exercício) .... R.: A DVA deve evidenciar, além do lucro dos investidores; a quem pertence
e será destinado o restante da riqueza gerada pela empresa, tais como, por
exemplo, juros, impostos, salários e etc.
- O enfoque sistêmico possibilita uma visão
global da empresa, que é o ponto de partida para a criação e gestão de negócios
que respondam eficientemente à nova realidade de concorrência acirrada e de
expectativas em mutação dos clientes. Essa visão global permite enxergar a
empresa... R.: O feedback do mercado que
atua e pelos efeitos que gera no meio ambiente.
- De acordo com o conteúdo do quarto módulo de
estudos da disciplina, pode-se constatar que quanto a Educação Ambiental, a
grande maioria das atividades é feita dentro de uma modalidade formal. Os temas
predominantes são lixo, proteção do verde, uso e degradação dos mananciais,
ações para conscientizar a população em relação à poluição do ar. A educação
ambiental que tem sido desenvolvida no país é muito diversa. Quanto aos órgãos
governamentais, como estes vem concorrendo para uma maior dinamização dessa
discussão? R.: a presença e participação
dos órgãos governamentais como articuladores coordenadores e promotores de
ações são ainda muito restritas.
- Pergunta-se, no que se constitui essa Agenda
21? R.: Constituem-se em um guia de
cooperação internacional sobre recursos hídricos, resíduos tóxicos, transferência
de recursos e tecnologias para os países pobres etc.
- A preocupação com a preservação do meio
ambiente, restringindo-se o uso dos recursos naturais, levou o poder público a
considerar alguns sistemas ecológicos como patrimônio nacional, em que pese não
haver no direito brasileiro uma definição legal para “patrimônio nacional”,
tem-se como consequência autorização para o estabelecimento de restrições
legais para tornar efetiva a preservação do meio ambiente. R.: A Floresta Amazônica brasileira, a Mata
Atlântica, o Pantanal Mato-Grossense, a Serra do Mar e a Zona Costeira;
- Embora ainda não represente a solução plena
para todos os problemas de gerenciamento dos recursos consumidos na proteção do
meio ambiente, a Contabilidade por Atividades mostra-se um subsídio eficiente para
a gestão econômico-ambiental. Ela também é a mais apropriada para apurar os
custos ambientais, porque o objeto do custo são as atividades relevantes, desenvolvidas
com fins específicos. Assim, Como se tem demonstrado, quais são as atividades
que tem adquirido crescente relevância no plano mundial e, consequentemente, no
ambiente interno das empresas, tanto no que tange ao cumprimento da
responsabilidade social como na gestão dos recursos econômico-financeiros que lhes
são vitais? R.: São as Atividades de
Controle, Preservação e Recuperação ambiental
- A gestão ambiental tornou-se uma área
estratégica, merecendo, portanto, tratamento específico, como as demais áreas
consideradas estratégicas como é a produção, tendo em vista a importância que o
controle ambiental adquiriu, sua premência, e, o expressivo volume de recursos
investidos nele. Para alcançar eficiência, a segregação dos custos passa a ser
fundamental para apurar informações essenciais nesse processo. Considerando a
assertiva, quais seriam as principais estratégias a serem adotadas para
alcançar essa eficiência? R.: reduzir ao
mínimo possível, se não eliminar, a produção de resíduos poluentes; elevar ao
máximo a produtividade com grau de qualidade ambiental crescente; manter
sistemas de gerenciamento ambiental eficazes ao menor custo permitido;
- As normas constitucionais assumiram a
consciência de que o direito á vida, como matriz de todos os demais direitos
fundamentais do homem, é que há de orientar todas as formas de atuação no campo
da tutela do meio ambiente. Através desse ordenamento pode-se aduzir que: R.: o meio ambiente é um bem de uso comum do
povo, o qual deve ser defendido e resguardado por todos.
- O “Princípio da Cultura” não foi consagrado em
relação a ocupação das terras da Amazônia. O que ocorreu para que isto
acontecesse? R.: Os ocupantes das terras
da Amazônia promoviam de imediato o seu desmatamento, plantavam alguma coisa e,
em seguida, pediam o reconhecimento pelo governo, de acordo com o PIN –
Programa de Integração Nacional, hoje
reconhecido como um dos grandes responsáveis pela devastação da Amazônia.
- Qual norma institucional estabelece a
consciência de que “a qualidade do meio
ambiente se transformara num bem, num patrimônio, num valor mesmo, cuja
preservação, recuperação e revitalização se tornaram num imperativo do Poder
Público, para assegurar a saúde, o bem-estar do homem e as condições de seu
desenvolvimento. Em verdade, para assegurar o direito fundamental à vida”. R.: A Constituição Federal de 1988.
- Quando se pensa em gestão estratégica, um dos elementos
essenciais é o custo. E, por ser assim, aqueles de natureza relevante devem ser
alvo de profunda atenção, estudo e análise com vistas à melhor performance do
negócio visando a sua continuidade. A mensuração dos custos ambientais tem
esbarrado em determinadas limitações. Assinale a alternativa que melhor
apresenta essas limitações. R.: As
limitações para se mensurar os custos ambientais situam-se no emprego dos
instrumentos usuais da compatibilidade, uma vez que, pela sua natureza, esses
recursos seriam desclassificados como custos indiretos de fabricação, onde o
consumo de recursos ocorre concomitantemente ao processo produtivo normal,
dificultando, com isso, sua identificação.
- Como resultado da evolução da legislação
ambiental no Brasil, em junho de 1992 realizou-se no RJ... qual resultaram
cinco documentos: R.: constituem-se em uma guia de cooperação
internacional sobre recursos hídricos, resíduos tóxicos, transf. De recursos...
os países pobres etc.
- Os recursos evidenciados na demonstração do
valor adicionado visam garantir informações...na elaboração DVA: R.: os recursos mais variados possíveis
compreendem, entre outros, os financeiros (sejam dos acionistas ou terceiros);
insumos e serviços adquiridos dos seus fornecedores; mão de obra necessária à
operacionalização de suas atividades; e serviços de utilidades pública como,
por exemplo, água, energias elétricas e serviços de saneamento e urbanização.
- A primeira informação contida no Balanço Social
refere-se ao valor adicionado à economia...as informações da DVA: R.:consiste na demonstração da capacidade da
empresa gerar e distribuir riqueza.
- Em 1808, por recomendação de José Bonifácio,
foi criado o RJ, a primeira área... preservação ambiental: R.: Jardim Botânico
- Através da adoção de quais procedimentos podem
as empresas alcançar a otimização...à proteção ambiental: R.: da continuidade dos estudos sobre variáveis
que envolvem as atividades à proteção do meio ambiente...custeio por
atividades.
- Considerando que a educação
ambiental...visando....R.: consolidar
novos paradigmas educativos, centrados na preocupação de iluminar...principalmente
a mudança de atitudes.
- O “princípio da cultura” não foi consagrado em
relação a ocupação das terras amazônicas. O que ocorreu para que isto
acontecesse: R.: os ocupantes das terras
amazônicas promoviam de imediato o seu desmatamento, plantavam alguma coisa
e..., devastação da Amazônia.
Fonte: http://www.passeidireto.com/
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