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quinta-feira, 17 de abril de 2025

TITANIC – CONSTRUÇÃO, OBJETIVOS, TECNOLOGIA E LUXOS NO NAVIO

TITANIC
CONSTRUÇÃO, OBJETIVOS, TECNOLOGIA E LUXOS NO NAVIO

  • Local: estaleiros da Harland and Wolff, em Belfast, Irlanda do Norte.
 
Objetivos:
  1. Assim como seus “irmãos”, Olympic (ainda em construção) e Britannic (originalmente chamado de Gigantic), ser o maior e mais luxuisi navio a operar.
  2. Competir com os navios Lusitania e Mautetania da empresa rival Cunard Line.
  • Projetistas: Alexander Carliste (projetista chefe e gerente geral do estaleiro) Thomas Andrews (arquiteto naval, o gerente de construção e chefe do departamento de design da Harland and Wolff).
  • Financiamento da construção: americano J. P. Morgan e sua companhia International Mercantile Marine Co.
  • Início da construção: 31 de março de 1909
  • Lançamento ao mar do casco: 31 de maio de 1911
  • Término da equipagem: 31 de março de 1912
  • Comprimento: 269,04 metros
  • Largura: 28 metros
  • Tonelagem bruta: 46.328 toneladas
  • Altura: 18 metros (da linha d’água até o deue de botes)
  • Capacidade: 3.547 pessoas (passageiros + tripulação)
 
A TECNOLOGIA DO TITANIC


“O Titanic estava equipado com dois motores de quatro cilindros de expansão tripla, invertido com motores a vapor e uma turbina de baixa pressão Parsons de três hélices. Havia 29 caldeiras alimentadas por 159 fornos de carvão à combustão que tornaram possível a velocidade máxima de 24 nós (43 km/h). Apenas três das quatro chaminés de 19 metros de altura eram funcionais. A quarta chaminé servia apenas para ventilação que foi adicionada para dar ao navio uma aparência mais impressionante. Os rebites que seguravam as placas de metal de 3 cm de espessura no lugar pesavam 1,5 kg cada um. Os rebites da espinha do Titanic foram colocados por uma máquina de rebites, porém as curvas do casco eram complexas demais para as máquinas, exigindo trabalho manual. A estrutura de metal levantada para a construção permitia a construção do Titanic e do Olympic lado a lado. A estrutura possuía 283 metros de comprimento e 83 de largura. Durante o lançamento do casco do navio no mar foram despejadas 23 toneladas de sabão liquido e óleo para que ele pudesse deslizar.”
 
LUXUOSO E MODERNO


Vejamos agora todo o luxo deste magnífico navio:
  • A seção da Primeira-classe tinha uma piscina, um ginásio, uma quadra de squash, banhos turcos, banhos elétricos e o Café Verandah.
  • As salas comuns da Primeira-classe foram adornadas com painéis de madeira esculpidos, móveis caros e outras decorações.
 
“... o Café Parisien oferecia culinária aos passageiros da primeira-classe, com uma varanda iluminada pelo Sol”
 
  • Havia bibliotecas e cabeleireiros tanto na primeira como na segunda classe.
  • A sala geral da terceira-classe tinha painéis de pinheiro e móveis robustos.
  • Três elevadores elétricos (dois na Primeira-classe e um na Segunda-classe).
  • Tinha um subsistema elétrico alimentado por geradores a base de vapor, uma fiação elétrica que cobria todo o navio e dois rádios Marconi, incluindo um de 1500 W manejado por dois operadores que trabalhavam em turnos, permitindo contato constante e a transmissão de muitas mensagens dos passageiros.
  • Possuía 15 anteparas à prova de água, que o dividiam em 16 compartimentos estanques e que isolavam o navio da parte inundada da parte não inundada.
  • Botes: 20 botes salva-vidas de três tipos diferentes.
  • Bombas: cinco bombas de lastro, usadas para equilibrar o navio, e três de esgoto. Dois canos principais de lastro, de 250 mm, corriam por toda a extensão do navio e válvulas controlando a distribuição de água eram operadas do convés das anteparas.
 
“A capacidade total de bombeamento de todas as oito bombas era de 425.000 galões por hora. Durante o desastre, os engenheiros reportaram que as bombas conseguiram retardar a inundação da sala da caldeira n° 6 nos primeiros dez minutos após a colisão. As bombas também mantiveram o ritmo da inundação da sala da caldeira n° 5. Isso não indica que o navio poderia manter sua flutuabilidade indefinitivamente, porém, enquanto as bombas tivessem vapor para as alimentar, o navio poderia retardar a inundação. O Titanic não poderia naufragar até essas seções estarem completamente inundadas, anulando o efeito das bombas. Isso não ocorreu até as 23:50 da noite do naufrágio.um dos principais fatores para o naufrágio do Titanic era que os rebites, utilizados 3 milhões ao total para montar a estrutura do navio, não aguentaram a pressão e estouraram o que fez com que a estrutura cedesse.”

CONTATOS

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