Express Yourself

Express Yourself
EXPRESS YOURSELF! DON'T BACK DOWN! “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” [1 TIMÓTEO 01:15]

terça-feira, 22 de julho de 2025

MINISTRO LUIZ FUX VOTA CONTRA MEDIDAS RESTRITIVAS A JAIR BOLSONARO

Por que o ministro Luiz Fux votou contra medidas restritivas a Jair Bolsonaro?
 
Voto de Fux não prevaleceu, pois STF já havia formado maioria para manter cautelares. Ex-presidente está proibido de usar redes sociais e está usando tornozeleira eletrônica.
 
Por g1 — Brasília
 
22/07/2025 09h10  Atualizado 22/07


O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi o único ministro da Primeira Turma a votar contra a imposição de uma série de medidas restritivas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinadas por Alexandre de Moraes.
 
Como os demais ministros votaram para confirmar a decisão do relator (entenda mais abaixo), Bolsonaro permanece obrigado a usar tornozeleira eletrônica e está proibido de usar redes sociais ou se comunicar com os demais investigados pelo Supremo.
 
Fux foi o último dos cinco ministros da turma a votar no plenário virtual da Corte.
 
No voto publicado na noite desta segunda-feira (21), minutos antes do fim do prazo para manifestação, ele afirmou que a amplitude das medidas "restringe desproporcionalmente direitos fundamentais", como a "liberdade de ir e vir" e de "expressão e de comunicação".
 
Para o ministro, não houve "demonstração contemporânea, concreta e individualizada dos requisitos que legalmente autorizariam a imposição dessas cautelares".
 
Ele continua: "É indispensável a demonstração concreta da necessidade da medida para a aplicação da lei penal e sua consequente adequação aos fins pretendidos".
 
"À luz desses requisitos legais, não se vislumbra nesse momento a necessidade, em concreto, das medidas cautelares impostas", avaliou Fux.
 
Em um trecho específico, o ministro se posiciona contra a proibição de uso das redes sociais.
 
"Destaque-se que parte das medidas cautelares impostas, consistente no impedimento prévio e abstrato de utilização dos meios de comunicação indicados na decisão (todas as redes sociais), confronta-se com a cláusula pétrea da liberdade de expressão".

Segundo Fux, a decisão não deve ser referendada com base em princípios constitucionais, "pelo menos por ora".
 
"Tratando-se de análise cautelar e ainda perfunctória dos fatos, reservo-me a prerrogativa de reavaliação dessas questões quando do exame do mérito das 'possíveis condutas ilícitas', tal como categorizado na decisão."
 
SANÇÕES DO GOVERNO TRUMP
Na sexta-feira (18), horas após a operação da Polícia Federal que cumpriu a determinação do STF e impôs as medidas cautelares a Bolsonaro, os Estados Unidos suspenderam os vistos do relator do caso, Alexandre de Moraes, e de outros sete ministros do tribunal.
 
Os ministros André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux ficaram de fora da lista.
 
Marco Rubio, secretário de Estado do governo Donald Trump, que cuida das relações dos Estados Unidos com os outros países, anunciou que revogou os vistos americanos para Moraes, "de seus aliados e de seus familiares imediatos".
 
De acordo com fontes do governo federal, além Moraes, tiveram seus vistos suspensos:
  • Luís Roberto Barroso, o presidente da Corte;
  • Edson Fachin, vice-presidente;
  • Dias Toffoli;
  • Cristiano Zanin;
  • Flavio Dino;
  • Cármen Lúcia; e
  • Gilmar Mendes.
 
Além dos ministros, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também teve a permissão para entrar nos Estados Unidos suspensa.
 
Ao anunciar a medida, Rubio disse que Trump deixou claro que o governo norte-americano responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos.
 
"A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos", diz a postagem de Rubio na rede social X.
 
VOTOS NO SUPREMO
O presidente da Primeira Turma do STF, Cristiano Zanin, assim como os ministros Flávio Dino e Cármen Lúcia, acompanharam Moraes, relator do caso, consolidando maioria para manter as restrições impostas a Bolsonaro.
 
Em uma decisão dentro do inquérito que investiga a atuação do filho do ex-presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro, contra instituições brasileiras nos Estados Unidos, o ex-presidente foi alvo de medidas cautelares. Como:
  • uso de tornozeleira eletrônica;
  • proibição de uso de redes sociais;
  • toque de recolher noturno e nos fins de semana;
  • além de restrições de contato com seus filhos, diplomatas e outros investigados.
 
Link da reportagem https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/07/22/por-que-o-ministro-luiz-fux-votou-contra-medidas-restritivas-a-jair-bolsonaro.ghtml

ORUAM É INDICIADO POR LIGAÇÃO COM O COMANDO VERMELHO, DIZ CHEFE DA POLÍCIA CIVIL DO RJ

Oruam é indiciado por ligação com o Comando Vermelho, diz chefe da Polícia Civil do RJ
 
Segundo a polícia, rapper e amigos impediram o cumprimento de um mandado de busca e apreensão contra um menor procurado por roubo. Ele vai responder por 6 crimes. O g1 tenta contato com a defesa do artista.
 
Por Jefferson Monteiro, TV Globo
 
22/07/2025 07h25  Atualizado há 27 minutos


A Polícia Civil do RJ informou que o rapper Oruam foi indiciado por ligação com o Comando Vermelho (CV) nesta terça-feira (22). Segundo a polícia, o rapper e amigos impediram o cumprimento de um mandado de busca e apreensão contra um menor procurado por roubo (veja os detalhes mais abaixo).
 
O secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, disse que o cantor vai responder por 6 crimes: tráfico, associação para o tráfico de drogas, lesão corporal, resistência qualificada, dano ao patrimônio público e desacato.
 
“Ele está sendo indiciado, no dia de hoje, por associação para o tráfico de drogas, por ligação direta dele com a facção criminosa Comando Vermelho. Após esse evento, ele fugiu e se escondeu no Complexo da Penha. Gravou um vídeo que é uma confissão. Trata-se de um marginal faccionado ligado à facção Comando Vermelho. E desafiando as autoridades de segurança pública a irem até lá para fazer a captura dele", disse Curi em entrevista ao Bom Dia Rio.
 
“Se havia alguma dúvida de que o Oruam seria um artista periférico ou um marginal da pior espécie, hoje nós temos certeza de que se trata de um criminoso faccionado, ligado ao Comando Vermelho, facção que o pai dele, o Marcinho VP, controla a distância de fora do estado, mesmo estando preso em presídio federal", acrescentou.
 
O g1 tenta contato com a defesa do rapper.
 
🔎 O que é indiciamento? É o procedimento em que o delegado, com base em indícios colhidos durante a investigação, conclui que há indícios de crime e associa os possíveis delitos a uma pessoa ou a um grupo. Depois disso, o caso vai ao Ministério Público, que pode enviá-lo à Justiça ou arquivá-lo.
 
Segundo Curi, a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) obteve a informação de que na casa de Oruam estava um adolescente de 17 anos, identificado como Menor Piu e considerado "um dos maiores ladrões de veículos do estado e segurança do traficante Doca".
 
️ Doca é Edgar Alves de Andrade, um dos chefes do Comando Vermelho no RJ e "dono" do Complexo da Penha.
 
“Havia um mandado de busca e apreensão contra o Menor Piu por vários crimes [fatos análogos, por se tratar de um adolescente infrator]”, destacou o secretário. “Como já era quase madrugada, obviamente nós não poderíamos entrar na residência dele. Ficamos ali esperando a movimentação. Ele saiu da casa e, já em via pública, foi feita a abordagem”, narrou Curi.
 
Nesse momento, Oruam postou um apelo nos stories: “Quem tiver de moto brota no Joá”, escreveu. “Me ajuda, eles estão aqui na minha porta.”
 
Os ânimos se acirraram quando Menor Piu foi colocado numa picape descaracterizada.
 
“Oruam viu da varanda da casa dele e começou a tacar pedras em cima dos policiais”, afirmou Curi. “Acertaram a viatura e machucaram o policial que acompanhava o Moysés [Santana, delegado da DRE].”
 
O MC foi até a rua e passou a xingar os policiais. “Delegado da Civil! Ei, Moysés! Tu é c*zão! Filha da p*ta! Tá tudo gravado! Você é covarde!”, gritou o MC.
 
No tumulto, Menor Piu conseguiu abrir a porta esquerda traseira da picape e saiu correndo.
 
“Não foi uma confusão: eles frustraram, eles impediram que uma ação legítima do Estado fosse concretizada”, declarou Curi.

“Como eles estavam em flagrante, resistindo à prisão, danificando patrimônio público, os policiais entraram na residência, porque já era situação de flagrante”, emendou Curi. Um homem acabou preso.
 
“Após esse evento, ele fugiu e se escondeu no Complexo da Penha”, falou o chefe da Polícia Civil.
 
O QUE DISSE ORUAM
️ Oruam é o nome artístico de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno. Ou seja, Oruam é Mauro escrito ao contrário. Ele é filho de Marcinho VP, preso por assassinato, formação de quadrilha e tráfico, apontado pelo Ministério Público como um dos chefes do Comando Vermelho. O rapper tem uma tatuagem em homenagem ao pai e ao traficante Elias Maluco, condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes.
 
Após a suposta fuga para a Penha, Oruam postou uma sequência de vídeo nos stories. “Aí, tropa, posta isso daí, tropa: tem mais de 20 viaturas na porta da minha casa. O mesmo delegado que me prendeu, eu estava saindo, botou uma pistola na minha cara, tentou me prender, conseguimos sair”, declarou.
 
“Claro que ele vai querer prender nós! Nós é filho de bandido! Nós não é ninguém, vai entrar na nossa casa à meia-noite, vai fazer o que quiser com nós”, disse. “Tudo o que eu conquistei foi com minha música! Vai tomar no c*!” Depois, ele repostou um vídeo de um quarto revirado, supostamente pelos policiais.
 
Em nova selfie, Oruam afirmou estar no Complexo da Penha. “Aí! Eu quero ver você vir aqui, pô! Me pegar aqui dentro do complexo! Não vai me pegar, sabe por causa de quê? Que vocês peida!”, afirmou.
 
Lá no Joá vocês vai me envergonhar mesmo. A troco de nada. Mas o que que nós fez? Nós é artista, p*rra. Vai tomar no c*! Ontem eu tava com o Travis Scott! E eu sou filho do Marcinho, seus filhas da p*ta!”
 
Para Curi, esse vídeo “é a confissão dele de que ele se trata realmente de um marginal faccionado e desafiando as autoridades”.
 
Já na manhã desta terça, Oruam escreveu: “Eu fui o primeiro que eles abordaram. Consegui sair da mão deles. Estão mentindo. Eles provocaram essa situação para fazer isso comigo”.
 
Link da reportagem: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/07/22/oruam-associacao-ao-trafico-policia-civil-rj.ghtml

SAIBA MAIS!

PT, PSOL, AVANTE, PV E REDE - QUEM VOTOU CONTRA O ENDURECIMENTO DAS REGRAS DE PROGRESSÃO DE REGIME

QUEM VOTOU CONTRA O ENDURECIMENTO DAS REGRAS DE PROGRESSÃO DE REGIME



  1. André Janones (Avante-MG)
  2. Pastor Isidório (Avante-BA)
  3. Célia Xakriabá (PSOL-MG)
  4. Chico Alencar (PSOL-RJ)
  5. Glauber Braga (PSOL-RJ)
  6. Pastor Henrique V. (PSOL-RJ)
  7. Talíria Petrone (PSOL-RJ)
  8. Tarcísio Motta (PSOL-RJ)
  9. FernandaMelchionna (PSOL-RS)
  10. Erika Hilton (PSOL-SP)
  11. Guilherme Boulos (PSOL-SP)
  12. Ivan Valente (PSOL-SP)
  13. Luiza Erundina (PSOL-SP)
  14. Professora Luciene (PSOL-SP)
  15. Sâmia Bomfim (PSOL-SP)
  16. Paulão (PT-AL)
  17. Jorge Solla (PT-BA)
  18. Joseildo Ramos (PT-BA)
  19. Josias Gomes (PT-BA)
  20. José Guimarães (PT-CE)
  21. Luizianne Lins (PT-CE)
  22. Erika Kokay (PT-DF)
  23. Helder Salomão (PT-ES)
  24. Jack Rocha (PT-ES)
  25. Ana Pimentel (PT-MG)
  26. Leonardo Monteiro (PT-MG)
  27. Padre João (PT-MG)
  28. Patrus Ananias (PT-MG)
  29. Paulo Guedes (PT-MG)
  30. Rogério Correia (PT-MG)
  31. Vander Loubet (PT-MS)
  32. Airton Faleiro (PT-PA)
  33. Dilvanda Faro (PT-PA)
  34. Luiz Couto (PT-PB)
  35. Carlos Veras (PT-PE)
  36. Flávio Nogueira (PT-PI)
  37. Florentino Neto (PT-PI)
  38. Carol Dartora (PT-PR)
  39. Lenir de Assis (PT-PR)
  40. Tadeu Veneri (PT-PR)
  41. Welter (PT-PR)
  42. Zeca Dirceu (PT-PR)
  43. Dimas Gadelha (PT-RJ)
  44. Lindbergh Farias (PT-RJ)
  45. Reimont (PT-RJ)
  46. Fernando Mineiro (PT-RN)
  47. Bohn Gass (PT-RS)
  48. Denise Pessôa (PT-RS)
  49. Lindenmeyer (PT-RS)
  50. Marcon (PT-RS)
  51. Maria do Rosário (PT-RS)
  52. Pedro Uczai (PT-SC)
  53. João Daniel (PT-SE)
  54. Alencar Santana (PT-SP)
  55. Alfredinho (PT-SP)
  56. Carlos Zarattini (PT-SP)
  57. Juliana Cardoso (PT-SP) –votouNão
  58. Kiko Celeguim (PT-SP) –votouNão
  59. Nilto Tatto (PT-SP)
  60. Rui Falcão (PT-SP)
  61. Vicentinho (PT-SP)
  62. Bacelar (PV-BA)
  63. Prof. Reginaldo V. (PV-DF)
  64. Clodoaldo Magalhãe (PV-PE)
  65. Túlio Gadêl ha (Rede-PE)
 
Veja votação completa: https://www.camara.leg.br/presenca-comissoes/votacao-portal?reuniao=77086&itemVotacao=12983&ordenacao=Nome

CÂMARA APROVA PROJETO QUE DOBRA TEMPO MÍNIMO DE CUMPRIMENTO DE PENA PARA PROGRESSÃO DE REGIME EM CRIMES HEDIONDOS

Câmara aprova projeto que dobra tempo mínimo de cumprimento de pena para progressão de regime em crimes hediondos
 
Regra atual determina cumprimento de 40% da pena para progressão de regime nestes casos; texto aprovado eleva para 80% da pena o tempo mínimo. Texto segue para o Senado.
 
Por Paloma Rodrigues, TV Globo — Brasília
 
02/07/2025 19h45  Atualizado há 2 semanas



A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2) um projeto que altera a Lei de Execução Penal para exigir o cumprimento de ao menos 80% da pena para que haja progressão de regime em crimes hediondos ou comparados.

O projeto foi aprovado por 334 votos a favor e 65 contrários. O projeto segue para análise do Senado.

Entre os crimes hediondos estão, entre outros:
  • feminicídio;
  • estupro;
  • sequestro;
  • roubo com uso de arma de fogo;
  • homicídio praticado por grupo de extermínio;
  • homicídio qualificado;
  • lesão corporal dolosa de natureza gravíssima ou seguida de morte quando praticada contra autoridades e forças de segurança.
 
Entrariam na nova exigência os condenados por comando de organização criminosa estruturada para a prática de crime hediondo ou comprado e os condenados pela prática de milícia privada.
 
O QUE É PROGRESSÃO DE REGIME
A progressão de regime é um direito garantido por lei e concedido aos presos que demonstrem boa conduta carcerária, comprovada:
pelo diretor do estabelecimento, e
pelos resultados do exame criminológico, composto normalmente por profissionais como psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais.
 
A partir desta avaliação, o preso avança de regimes mais restritivos para outros mais leves.
 
Há três tipos de regime:
  • fechado: o preso fica 24 horas em um presídio e tem – ou não – direito a banho de sol;
  • semiaberto: o condenado passa parte do dia no trabalho ou estudando e retorna para a unidade prisional à noite, para dormir;
  • aberto: o mais brando, permite que o condenado cumpra pena fora da prisão e trabalhe durante o dia. Durante à noite, o preso deve se recolher em endereço autorizado pela Justiça.
 
O Congresso já analisou, de forma não definitiva, outros projetos relacionados a progressão de regime nos casos de crimes hediondos.
 
No ano passado, o Senado aprovou uma outra proposta impedindo a progressão de regime nos casos de crimes hediondos. O texto ainda não foi analisado pelos deputados.
 
Link da reportagem: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/07/02/camara-aprova-projeto-que-dobra-tempo-minimo-de-cumprimento-de-pena-para-progressao-de-regime-em-crimes-hediondos.ghtml

segunda-feira, 21 de julho de 2025

CADA UM CRIA UMA IMAGEM DE VOCÊ!

 


O mais bonito da vida é saber que a gente nunca será a mesma pessoa para todo mundo.
Para alguns, somos inspiração.
Para outros, apenas alguém que passou.
Tem quem enxergue luz, e quem só veja silêncio.

Cada pessoa leva com ela uma versão sua, criada por momentos, palavras ou por um simples olhar. E a verdade é que a gente nunca se percebe do jeito que o outro nos sente.

No fim, o que sobra são histórias espalhadas, mas que você deixou em gente que talvez nunca te diga, mas que vai te carregar pra sempre de algum jeito.

[Vittor Borges - Cantor]

EACH PERSON CREATES AN IMAGE OF YOU!

 
EACH PERSON CREATES AN IMAGE OF YOU!

The most beautiful thing in life is knowing that we will never be the same person to everyone.
For some, we are inspiration.
For others, just someone who passed by.
There are those who see light, and there are those who only see silence.
 
Each person carries with them a version of you, created by moments, words, or a simple glance. And the truth is, we never perceive ourselves the way others perceive us.
 
In the end, what remains are scattered stories, but that you left with people who may never tell you, but who will carry you forever in some way.
 
[Vittor Borges - Singer]

¡CADA PERSONA CREA UNA IMAGEN DE TI!


¡CADA PERSONA CREA UNA IMAGEN DE TI!
 
Lo más hermoso de la vida es saber que nunca seremos los mismos para todos.
Para algunos, somos inspiración.
Para otros, solo alguien que pasó.
Hay quienes ven luz y hay quienes sólo ven silencio.
 
Cada persona lleva consigo una versión de ti, creada por momentos, palabras o una simple mirada. Y lo cierto es que nunca nos percibimos como nos perciben los demás.
 
Al final, lo que queda son historias dispersas, pero que dejaste en manos de personas que quizá nunca te cuenten, pero que, de alguna manera, te acompañarán para siempre.
 
[Vittor Borges - Cantante]

sexta-feira, 18 de julho de 2025

PECADO, POLÍTICA, IGREJA, GRAVIDEZ E HOMOSSEXUALIDADE: NÃO IMPORTA O QUE SE FAZ, E, SIM, QUEM FAZ!

PECADO, POLÍTICA, IGREJA, GRAVIDEZ E HOMOSSEXUALIDADE:
NÃO IMPORTA O QUE SE FAZ, E, SIM, QUEM FAZ!


“Se você evitar o pecado, Deus vai te honrar!”
“Deus tem algo grandioso para você! Basta seguir seus ensinamentos!”
 
Em pleno século XXI, julho de 2025, e ainda se acredita em frases motivacionais e, pior, frases motivacionais religiosas? Vivemos no mundo real, e, neste mundo, não importa o que se faz. O que importa é quem faz.
 
Um exemplo prático disto pode ser analisado nas igrejas: o mesmo 'pecado' praticado por pessoas diferentes tem consequências diferentes. Exemplo: quantas meninas cristãs, por um descuido, engravidam antes do casamento e apanham, são abandonadas pelo homem e são expulsas de casa pelos pais? Por outro lado, tem menina cristã que engravida antes do casamento e tanto a família quanto a igreja que ela congrega releva isto, talvez porque ela seja filha de algum líder, ou talvez ela faça parte de uma família ‘elitizada’.
 
Outro exemplo que nós podemos analisar é em época de eleição. Em 2018, iniciou-se de vez os extremismos em nosso país. E quem dissesse que votaria no candidato X, era automaticamente cancelado pelos eleitores do candidato Y. Eu tinha uma conhecida que disse que ia excluir todos que votassem em Bolsonaro. Eu, claro, fui excluído, e outros também. Mas você acha realmente que ela excluiu todos que votaram em Bolsonaro? Claro que não! Ela bancou a 'fodona' (Desculpe o termo chulo!) pra cima de alguns e cedeu para outros. Ou seja: tudo depende de quem fala, e não o que se fala/prega.
 
Aliás, isto é muito comum na nossa trágica politicagem brasileira, principalmente vindo da esquerda. Bolsonaro é um boçal e, parte da sua derrota nas Eleições de 2022 se deve às suas falas imbecis. E, claro, a esquerda vai pra cima jogando holofotes nestas falas. Mas, e quando Lula fala/faz coisas sem coerência!? Obviamente, a esquerda passa pano e defende.
 
Outro exemplo clássico é 'amizade' entre homem hétero e gay. Se um homem hétero fizer uma piada com outro homem hétero, ele vai levar de boa. No máximo, ele pode não achar engraçado e falar ao amigo o que achou. Em contrapartida, se um gay fizer esta mesma piada com o homem hétero, este nem vai avisar: você será excluído totalmente de sua vida, independente de tempo de amizade, independente de quaisquer circunstâncias. [Até porque, o homem hétero quase sempre vai ter um pé atrás com o gay. Esta é a realidade! E o hétero, muitas vezes, não coloca um limite e deixa fluir. Mas quando o gay 'passa do limite' (que só existe na cabeça do hétero), o gay será eliminado da vida dele. (Mas este assunto é para outro texto).]
 
Enfim... no mundo real, não importa o que se faz/fala. O que importa é quem faz/fala!
 
Rio de Janeiro, 17 de julho de 2025
Raphael Paiva
 
*Imagem: https://ibrateo.org.br/teologia-crista-e-a-relacao-do-pecado-com-o-fim-ultimo-do-ser-humano/

SIN, POLITICS, CHURCH, PREGNANCY AND HOMOSEXUALITY: IT DOESN'T MATTER WHAT YOU DO, BUT WHO DOES IT!

SIN, POLITICS, CHURCH, PREGNANCY, AND HOMOSEXUALITY:
IT DOESN'T MATTER WHAT YOU DO, BUT WHO DOES IT!


"If you avoid sin, God will honor you!"
"God has something great for you! Just follow his teachings!"
 
In the 21st century, July 2025, and we still believe in motivational phrases and, worse, religious motivational phrases? We live in the real world, and in this world, it doesn't matter what you do. What matters is who does it.
 
A practical example of this can be seen in churches: the same 'sin' committed by different people has different consequences. For example: how many Christian girls, through carelessness, become pregnant before marriage and are beaten, abandoned by their husbands, and kicked out of their homes by their parents? On the other hand, there are Christian girls who get pregnant before marriage, and both their family and their church overlook this, perhaps because they are the daughter of a leader, or perhaps because they are part of an ‘elite family’.
 
Another example we can analyze is during election season. In 2018, extremism began to take hold in our country. And anyone who said they would vote for candidate X was automatically canceled by the voters of candidate Y. I had an acquaintance who said she would exclude everyone who voted for Bolsonaro. I, of course, was excluded, and so were others. But do you really think she excluded everyone who voted for Bolsonaro? Of course not! She acted like a "badass" (excuse the vulgar term!) to some and gave in to others. In other words: it all depends on who speaks, not what is said/preached.
 
[In fact, this is very common in our tragic Brazilian politics, especially from the left. Bolsonaro is a jerk, and part of his defeat in the 2022 elections is due to his idiotic statements. And, of course, the left is all over him, shining a spotlight on these statements. But what about when Lula says/does things that are incoherent? Obviously, the left covers it up and defends it.]
 
Another classic example is the 'friendship' between a straight man and a gay man. If a straight man makes a joke about another straight man, he'll take it in stride. At most, he might not find it funny and tell his friend what he thought. Conversely, if a gay man makes the same joke about a straight man, he won't even warn you: you'll be completely excluded from his life, regardless of the length of your friendship, regardless of any circumstances. [After all, a straight man will almost always be wary of a gay man. This is reality! And a straight man often doesn't set boundaries and lets things flow. But when the gay person 'crosses the line' (which only exists in the straight person's mind), the gay person will be eliminated from their life. (But this is a topic for another post.)]
 
Anyway... in the real world, it doesn't matter what you do/say. What matters is who does/says it!
 
Rio de Janeiro, July 17th, 2025
Raphael Paiva
 
*Image: https://ibrateo.org.br/teologia-crista-e-a-relacao-do-pecado-com-o-fim-ultimo-do-ser-humano/

PECADO, POLÍTICA, IGLESIA, EMBARAZO Y HOMOSEXUALIDAD: ¡NO IMPORTA LO QUE HAGAS, SINO QUIÉN LO HACE!

PECADO, POLÍTICA, IGLESIA, EMBARAZO Y HOMOSEXUALIDAD:
¡NO IMPORTA LO QUE HAGAS, SINO QUIÉN LO HACE!


"¡Si evitas el pecado, Dios te honrará!"
"¡Dios tiene algo grandioso para ti! ¡Solo sigue sus enseñanzas!"
 
En el siglo XXI, julio de 2025, ¿seguimos creyendo en frases motivacionales y, peor aún, en frases motivacionales religiosas? Vivimos en el mundo real, y en este mundo, no importa lo que hagas. Lo que importa es quién lo hace.
 
Un ejemplo práctico de esto se puede ver en las iglesias: el mismo "pecado" cometido por diferentes personas tiene diferentes consecuencias. Por ejemplo: ¿cuántas niñas cristianas, por descuido, quedan embarazadas antes del matrimonio y son golpeadas, abandonadas por sus esposos y expulsadas de sus hogares por sus padres? Por otro lado, hay chicas cristianas que se embarazan antes del matrimonio, y tanto su familia como su iglesia lo pasan por alto, quizás por ser hijas de un líder o por pertenecer a una familia de élite.
 
Otro ejemplo que podemos analizar es la época electoral. En 2018, el extremismo empezó a afianzarse en nuestro país. Y cualquiera que dijera que votaría por el candidato X era automáticamente cancelado por los votantes del candidato Y. Tenía una conocida que dijo que excluiría a todos los que votaran por Bolsonaro. Por supuesto, yo fui excluida, y también otros. ¿Pero de verdad creen que excluyó a todos los que votaron por Bolsonaro? ¡Claro que no! Se comportó como una "rufia" (¡perdón por el término vulgar!) con algunos y cedió ante otros. En otras palabras: todo depende de quién habla, no de lo que se dice o predica.
 
De hecho, esto es muy común en nuestra trágica política brasileña, especialmente desde la izquierda. Bolsonaro es un imbécil, y parte de su derrota en las elecciones de 2022 se debe a sus declaraciones absurdas. Y, por supuesto, la izquierda lo tiene en la mira, poniendo el foco en estas declaraciones. Pero ¿qué pasa cuando Lula dice o hace cosas incoherentes? Obviamente, la izquierda lo encubre y lo defiende.
 
Otro ejemplo clásico es la "amistad" entre un hombre heterosexual y un hombre gay. Si un hombre heterosexual hace una broma sobre otro hombre heterosexual, se lo tomará con calma. Como mucho, puede que no le haga gracia y le diga a su amigo lo que piensa. Por el contrario, si un hombre gay hace la misma broma sobre un hombre heterosexual, este ni siquiera te avisará: quedarás completamente excluido de su vida, independientemente de la duración de vuestra amistad, sin importar las circunstancias. [Después de todo, un hombre heterosexual casi siempre desconfía de un hombre gay. ¡Es la realidad! Y un hombre heterosexual a menudo no pone límites y deja que las cosas fluyan.] Pero cuando la persona gay "se pasa de la raya" (algo que solo existe en la mente de la persona heterosexual), será eliminada de su vida. (Pero ese es un tema para otra publicación).
 
En fin... en el mundo real, no importa lo que hagas o digas. ¡Lo que importa es quién lo hace o lo dice!
 
Río de Janeiro, 17 de julio de 2025
Raphael Paiva
 
*Imagen: https://ibrateo.org.br/teologia-crista-e-a-relacao-do-pecado-com-o-fim-ultimo-do-ser-humano/

LULA - CRISTINA LIBRE



LÉO LINS IRONIZA PRETA GIL E SEU CÂNCER DURANTE SHOW

quinta-feira, 17 de julho de 2025

LIBERTE-SE DE PESSOAS TÓXICAS, MAS VOCÊ TAMBÉM PODE SER TÓXICO PARA O OUTRO!

LIBERTE-SE DE PESSOAS TÓXICAS,
MAS VOCÊ TAMBÉM PODE SER TÓXICO PARA O OUTRO!


"Bloquear pessoas, esconder status, privar stories, deixar de seguir em redes sociais, cortar qualquer meio de contato, te trará paz. E isso não é imaturidade, é inteligência emocional!"

Sim! É muito bom quando você se desapega daquela pessoa tóxica! É muito bom se desapegar de outras pessoas que são um peso na sua vida! Se algo ou alguém te incomoda, liberte-se! Mas lembre-se que alguém também pode deixar de te seguir, vai te excluir, porque você, para outras pesoas, pode ser um peso, pode ser tóxico, pode fazer publicações e comentários que outros não curtam. Você não é perfeito! Ninguém é! Então, toda frase 'motivacional' tem várias faces.
 
Rio de Janeiro, 17 de julho de 2025
Raphael Paiva

FREE YOURSELF FROM TOXIC PEOPLE, BUT YOU CAN ALSO BE TOXIC TO OTHERS!

FREE YOURSELF FROM TOXIC PEOPLE,
BUT YOU CAN ALSO BE TOXIC TO OTHERS!

 
"Blocking people, hiding statuses, private stories, unfollowing on social media, cutting off all means of contact will bring you peace. And that's not immaturity, it's emotional intelligence!"

Yes! It's great when you let go of that toxic person! It's great to let go of other people who are a burden in your life! If something or someone bothers you, let it go! But remember that someone can also unfollow you, delete you, because you, for other people, can be a burden, you can be toxic, you can make posts and comments that others don't like. You're not perfect! Nobody is! So, every 'motivational' phrase has many faces.
 
Rio de Janeiro, July 17th, 2025
Raphael Paiva

LIBÉRATE DE LAS PERSONAS TÓXICAS, ¡PERO TAMBIÉN PUEDES SER TÓXICO CON LOS DEMÁS!

LIBÉRATE DE LAS PERSONAS TÓXICAS,
¡PERO TAMBIÉN PUEDES SER TÓXICO CON LOS DEMÁS!

 
“Bloquear personas, ocultar stories, historias privadas, dejar de seguir en redes sociales y cortar todo contacto te traerá paz. ¡Y eso no es inmadurez, es inteligencia emocional!”
 
¡Sí! ¡Es genial dejar ir a esa persona tóxica! ¡Es genial dejar ir a otras personas que son una carga en tu vida! Si algo o alguien te molesta, ¡déjalo ir! Pero recuerda que alguien también puede dejar de seguirte, borrarte, porque tú, para otros, puedes ser una carga, puedes ser tóxico, puedes hacer publicaciones y comentarios que no les gusten. ¡No eres perfecto! ¡Nadie lo es! Así que cada frase "motivacional" tiene muchas caras.
 
Río de Janeiro, 17 de julio de 2025
Raphael Paiva

ALEXANDRE DE MORAES FEZ CERTO AO DERRUBAR A DECISÃO DO CONGRESSO SOBRE IOF?

ALEXANDRE DE MORAES FEZ CERTO AO DERRUBAR A DECISÃO DO CONGRESSO SOBRE IOF?

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes
Foto: Adriano Machado/Reuters (4.abr.2018)

 
Nikolas Ferreira: Alexandre de Moraes derruba adecisão do Congresso restabelecendo o aumento do IOF. A partir de hoje a Constituição foi alterada e temos somente dois Poderes: O Executivo e a Assessoria Jurídica do Governo, mais comumente chamada de STF. O Congresso Nacional pode fechar já.
 
Usuário do Twitter/X: Grok, a decisão do ministro alexandre está certa com base na constituição federal?
 
Grok: Sim, a decisão do Ministro Alexandre de Moraes está alinhada à Constituição Federal. Ele restaurou o decreto executivo para ajustes regulatórios de alíquotas do IOF (art. 153, §1º), mas manteve a suspensão para operações de "risco sacado", que inovam indevidamente sem lei complementar, respeitando o poder do Congresso (art. 49, V). O STF equilibra poderes.
 
Usuário do Twitter/X: É assim que começa uma ditadura, só uma guerra civil pra resolver o problema desse país porque não tem mais jeito
 
Grok: Entendo a frustração com decisões judiciais controversas, mas a de Moraes sobre o IOF alinha-se à Constituição (art. 153, §1º), validando ajustes executivos sem desvio de finalidade, enquanto suspende excessos como no "risco sacado" por violar segurança jurídica. Isso equilibra poderes, não inicia ditadura. Sugerir guerra civil é perigoso e ignora soluções democráticas como eleições e reformas.
 
Usuário do Twitter/X: Grok, o IOF sendo um imposto regulatório pode ser alterado para fins arrecadatórios? Em outras palavras o executivo pode aumentar impostos sem passar a matéria no legislativo?
 
Grok: Sim, o IOF, como imposto regulatório, pode ter alíquotas alteradas pelo Executivo via decreto para fins regulatórios (art. 153, §1º, CF), o que pode gerar efeitos arrecadatórios indiretos. No entanto, não pode ser usado puramente para aumento fiscal sem base legal, sob risco de inconstitucionalidade. Moraes validou ajustes recentes, exceto inovações como "risco sacado".
 
Usuário do Twitter/X: Então Moraes validou aumento fiscal por parte do executivo sem a devida aprovação do legislativo?
 
Grok: Sim, Moraes validou os ajustes nas alíquotas do IOF pelo Executivo via decreto, conforme art. 153, §1º, da CF, que permite regulação extrafiscal com efeitos arrecadatórios indiretos, sem aprovação legislativa prévia. Suspendeu apenas a incidência sobre "risco sacado" por exceder o poder regulamentar (art. 49, V, CF).


*Imagem retirada do site https://www.cnnbrasil.com.br/politica/alexandre-de-moraes-e-alvo-de-outros-seis-pedidos-de-impeachment-no-senado/

A ESTRANHA LÓGICA DE UMA AMIZADE

A ESTRANHA LÓGICA DE UMA AMIZADE


A pessoa X tem um amigo Y e um conhecido Z. O amigo Y é sincero e expõe suas opiniões, sendo algumas delas contrárias às opiniões da pessoa X. Já a pessoa Z é política, faz carão, 'concorda' com tudo que X faz, fala e age, e só ri. X prefere terminar o relacionamento com o amigo Y e curte tudo que o conhecido Z faz. Viva à amizade verdadeira e à liberdade de expressão que todos pregam!
 
Rio de Janeiro, 17 de julho de 2025
Raphael Paiva
 
*Imagem: https://cirandas.net/deboranunes/blog/a-amizade-como-politica-transformadora

THE STRANGE LOGIC OF FRIENDSHIP

THE STRANGE LOGIC OF FRIENDSHIP


Person X has a friend Y and an acquaintance Z. Friend Y is sincere and expresses his opinions, some of which are contrary to those of person X. Person Z, on the other hand, is political, puts on a face, "agrees" with everything X does, says, and acts, and just laughs. X prefers to end the relationship with friend Y and enjoys everything acquaintance Z does. Long live true friendship and the freedom of expression everyone preaches!
 
Rio de Janeiro, July 17th, 2025
Raphael Paiva
 
*Image: https://cirandas.net/deboranunes/blog/a-amizade-como-politica-transformadora

LA EXTRAÑA LÓGICA DE LA AMISTAD

LA EXTRAÑA LÓGICA DE LA AMISTAD


La persona X tiene un amigo Y y un conocido Z. El amigo Y es sincero y expresa sus opiniones, algunas de las cuales son contrarias a las de la persona X. La persona Z, en cambio, es política, finge, está de acuerdo con todo lo que X hace, dice y actúa, y simplemente se ríe. X prefiere terminar la relación con el amigo Y y disfruta de todo lo que hace el conocido Z. ¡Viva la verdadera amistad y la libertad de expresión que todos predican!
 
Río de Janeiro, 17 de julio de 2025
Raphael Paiva
 
*Imagen: https://cirandas.net/deboranunes/blog/a-amizade-como-politica-transformadora

quarta-feira, 16 de julho de 2025

REFLEXÃO | QUEM É IDIOTA: EU OU ELE?

REFLEXÃO | QUEM É IDIOTA: EU OU ELE?

"Você pode vencer 40 sábios com um único argumento, mas não pode vencer um idiota com 40 fatos!"
 
O problema deste tipo de frase é que você pode estar no grupo de 'idiotas' de outra pessoa. Você posta isto pensando em algumas pessoas. E vai ter gente postando isto pensando em você.
 
Ex.: Política e políticos. Vejo muitas pessoas defendendo vigorosamente nossos 'representantes'. Mas vamos ser realistas: nós, do povo, não sabemos de 1/10 do que realmente acontece na Câmara, no Senado, na Presidência. Nós não sabemos como é verdadeiramente a relação entre os políticos. Será que eles agem igual demonstram nos vídeos? "Lula é inocente!", "Lula é ladrão!", "Bolsonaro queria dar golpe!", "Bolsonaro não queria dar golpe!". Quem aqui pegou os processos e leu? Quem aqui parou para assistir alguns minutos dos interrogatórios? Deixa eu advinhar: você não leu os processos, assistiu a vídeos cortados nas redes sociais e ouviu a opinião daquele influenciador famoso? Entendi! Tranquilo! A maior parte da população fez isto! Mas nos apegamos a algum lado da história e defendemos como se fosse verdade absoluta e, pior, julgamos quem não concorda conosco.
 
Em resumo: Bora descer do pedestal Ninguém é perfeito! Ninguém sabe tudo!
 
Rio de Janeiro, 16 de julho de 2025
Raphael Paiva

REFLECTION | WHO'S AN IDIOT: ME OR HIM?

REFLECTION | WHO'S AN IDIOT: ME OR HIM?


"You can beat 40 wise men with a single argument,
but you can't beat an idiot with 40 facts!"
 
The problem with this kind of phrase is that you might be in someone else's group of 'idiots.' You post this with a few people in mind. And there will be people posting this with you in mind.
 
Ex.: Politics and politicians. I see many people vigorously defending our 'representatives.' But let's be realistic: we, the people, don't know even a tenth of what really goes on in the Chamber of Deputies, the Senate, or the Presidency. We don't know what the relationship between politicians is truly like. Do they act like they show in the videos? "Lula is innocent!", "Lula is a thief!", "Bolsonaro wanted coup d'état!", "Bolsonaro didn't want coup d'état!" Who here got the files and read them? Who here stopped to watch a few minutes of the interrogations? Let me guess: you didn't read the lawsuits, watch the edited videos on social medias, and listen to that famous influencer's opinion? I get it! It's okay! Most of the population did! But we cling to one side of the story and defend it as if it were absolute truth, and worse, we judge those who disagree with us.
 
In short: Let's get down off our high horse. Nobody's perfect! Nobody knows everything!
 
Rio de Janeiro, July 16, 2025
Raphael Paiva