domingo, 14 de junho de 2015

Estrada Real - Brasil Colônia

Estrada Real  é um conjunto de vias e caminhos criados pela Coroa Portuguesa durante o período do Brasil Colônia, principalmente no século XVII, cujo objetivo era o acesso a metais preciosos como ouro e diamantes do interior de Minas Gerais e o transporte para a metrópole portuguesa.

O percurso, exclusivo e de natureza oficial, conta com aproximadamente 1.500 km e atravessa partes do estado de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, capital do país no período. Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, mas o trajeto original foi alterado a partir do século XVI para que o escoamento fosse mais facilmente controlado pela Coroa, evitando desvios e o não-pagamento de tributos.  O “caminho novo” passou a ligar Villa Rica ao porto do Rio de Janeiro enquanto que a rota de Paraty passou a ser conhecida como o “caminho velho”. Com a descoberta das pedras preciosas Arraial do Tejuco (atual Diamantina), a estrada se estendeu até a região, deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real. Tal via ganhou o nome popular de “Rota dos diamantes”. Havia ainda outros trajetos como o Caminho da Bahia, estrada que não estava direitamente ligada ao escoamento de metais preciosos, mas que foi de fundamental importância no transporte de carne bovina, escravos e produtos europeus.

Devido à grande movimentação de pessoas, mercadorias e riquezas, intensificou-se o processo de povoamento da região, dando origem a vilas e cidades, criadas à beira do curso oficial. Paralelamente, outras vias clandestinas, chamadas de descaminhos começaram a ser abertas para que os mineradores conseguissem fugir da fiscalização e dos postos de inspeção, chamados Registros, e, desta forma, evitar o pagamento de tributos. Tal prática, condenada pela Coroa, constituía crime de lesa-majestade.

Com o declínio da produção mineral no século XVIII, a Estrada Real perdeu seu caráter oficial, tornando-se área de livre circulação, mas manteve-se como importante percurso de integração entre cidades fluminenses, mineiras e paulistas. Tal região assistiu a outra fase de crescimento econômico, urbano e populacional graças ao primeiro ciclo cafeeiro no Vale do Paraíba.

Atualmente, a Estrada Real tornou-se um circuito cultural e histórico formado por 177 municípios, sendo 162 em Minas Gerais, 08 no Rio de Janeiro e 07 em São Paulo e administrada pelo Instituto Estrada Real. A instituição é responsável pela conservação e exploração turística da região.


Fontes:
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252006000400008&script=sci_arttext
http://www.estradareal.org.br/
http://360graus.terra.com.br/ecoturismo/default.asp?did=21027&action=reportagem


Por Rodrigo Batista

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