sábado, 22 de junho de 2024

A LAVAGEM CEREBRAL DENTRO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS

A LAVAGEM CEREBRAL DENTRO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS


“Se você quer vencer na vida, saiba que você vai incomodar muita gente. Você vai incomodar pessoas sem ter feito nenhum mal para elas!” (Bispo Jadson Santos - Igreja Universal)
 
Eu queria entender o porquê que essa ideia é dada aos cristãos de que eles vão necessariamente incomodar as outras pessoas por serem cristãos, por existirem. A pessoa pode ser insuportável, desnecessário, tóxico, ficar a todo tempo tentando converter os outros. Mas ele vai incomodar os outros por simplesmente serem cristãos.
 
“O diabo usa pessoas que você gosta, ele usa pessoas que você confia, ele usa pessoas próximas, ele sempre está usando pessoas para perseguir, para falar besteira, para jogar um xxx na sua fé, para poder jogar dúvida em você. Tem pessoas eu se você ouvir, não faz bem pra sua fé!” (Bispo Jadson Santos - Igreja Universal)
 
1. É fato que o diabo existe. É fato que o mundo espiritual existe. É fato que o diabo joga sujo e está disposto a nos destruir. Mas eu tento entender este tanto de poder que nós colocamos em suas mãos. Qualquer acontecimento que ocorra fora da bolha cristã, logo culpamos o diabo. No início do mês de maio, mais precisamente no dia 04/05/2024, ocorreu o show da Madonna em Copacabana. Começou a circular nas redes sociais que assim que ela entrasse no palco, um portal iria se abrir e demônios sairiam para a Cidade do Rio de Janeiro. Além disso, foi muito divulgado que a Rede Globo estava oferecendo aos demônios e entidades os mortos na tragédia do Rio Grande do Sul e que o show da Madonna seria o culto/ritual de oferta dos mortos.
 
2. Sim! Há pessoas que podem abalar nossa fé! Sim! Há pessoas que chegam à nossa vida e são tóxicas, querem nos destruir (de N formas). Há pessoas que chegam à nossa vida e fazem comentários desnecessários e tomam atitudes que nos deixam ‘sem chão’. Mas isto não é necessariamente religiosa/espiritual. Vocês conseguem perceber a lavagem cerebral em alguns líderes religiosos nestas ocasiões!? Este Bispo simplesmente disse que você não pode confiar em ninguém, mesmo que você ame muito. Este Bispo está dizendo que qualquer pessoa que não compartilhe sua fé, é uma ameaça a sua fé. Este Bispo está indiretamente dizendo que você só pode confiar em quem é cristão como você e como ele. Este Bispo está indiretamente dizendo que você não pode questionar a sabedoria de um líder religioso pelo fato deste ser um líder religioso. Muitos cristãos têm uma ideia de que, por serem cristãos, não podem andar com os ‘hereges’. Muitos cristãos se colocam num altar por terem a ideia de que ‘quem com porco anda, farelo come’. Muitos cristãos acham que não podem sequer questionar as coisas que ocorrem dentro da igreja, visto que isto pode ser pecado, aliás, como assim uma ovelha vai questionar, por exemplo, uma mensagem do pastor, o salário de um pastor/ministro e até mesmo o balancete feito por administradores que são orientados por Deus!?
 
E isso acontece muito. Eu tinha uma amiga que frequentava minha casa, assistíamos filme todo final de semana (de terror), no período de TCC na faculdade, eu a ajudei, ela vinha duas a três vezes na minha casa para fazermos o trabalho. Pelo menos, da minha parte tinha amizade verdadeira. Ela conheceu a igreja do RR Soares e começou a frequentar. Do nada, ela começou a fazer ghosting comigo, me evitava, não queria mais sair para comer, não queria mais sair para assistir a filme, não respondia minhas mensagens. Até que um dia mandei uma mensagem e ela respondeu dizendo que o problema não era eu, era ela. Em resumo: eu me tornei o amigo ‘herege’ dela e que ela tinha que evitar. E os cristãos têm essa visão de ‘quem com porcos anda, farelo come’. Você só pode andar com quem compartilha sua fé. Você só pode namorar e se casar com quem é cristão. Se você tem amigos ‘hereges’, estes podem atrapalhar sua adoração. Em 2015 eu fui excluído do Ministério de Louvor da igreja que eu frequentava (PIBVP – Primeira Igreja Batista em Vila da Penha) porque eu fazia vídeos cantando e dançando Madonna. Segundo o Ministro, pessoas do Ministério vieram dizer que eu estava praticando lascívia e que minha presença no púlpito estava sendo pedra de tropeço para os outros.
 
O meu intuito com este texto não é criticar/falar mal da igreja! O meu objetivo é você não ser gado de líder religioso! O meu objetivo é você saber que pode desconfiar, você pode ter opinião diferente, você pode questionar (com respeito). Meu objetivo é mostrar que igreja é uma instituição burocrática dirigida por homens, logo, pode haver falhas (e tem).
 
Raphael Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário