sábado, 29 de junho de 2024

ANDRÉ VALADÃO, A MANIPULAÇÃO DA MASSA E A CRIAÇÃO DE FILHOS

ANDRÉ VALADÃO, A MANIPULAÇÃO DA MASSA E A CRIAÇÃO DE FILHOS


De tempos em tempos, este senhor volta às manchetes com alguma ‘bomba’. Ano passado, no mês do Orgulho LGBT, ele fez uma série de mensagens com o título ‘Deus odeia o orgulho’. Em resumo: lacrando no meio gospel. Desta vez, ele lacrou opinando sobre jovens irem ou não à faculdade. Entre outras palavras, ele disse que:

“Se a faculdade vai acabar com a vida do seu filho, não manda ele para a faculdade. Não manda. Vai vender picolé na garagem.”... “Criou seu filho pra quê? Pra ir pro inferno!? Pra virar uma vagabunda?”. No entendimento do “pastor”, do que adianta ter diploma de Doutorado, Mestrado se sua filha vai virar uma vagabunda, rodada!? “Você criou sua filha pra ser mulher santa, uma mulher digna, de família”.
 
É nítido que de Palavra de Deus não tem nada! Ele prega as opiniões dele acerca de um assunto (como muitos têm feito). É de uma canalhice sem tamanho isto que ele disse. Mas isto vai além. Estamos notando aqui um processo de manipulação de massa. Líderes (políticos e religiosos) têm um projeto: manter as pessoas na ignorância para que suas ‘ovelhas’ não tenham pensamento crítico, não se tornem uma ameaça para seus impérios. É muita canalhice afirmar (ainda mais em um púlpito) que não vale a pena colocar seus filhos na faculdade visto que é um lugar promíscuo e que suas filhas provavelmente irão se tornar “vagabundas”, “rodadas”. Enquanto isso, este pastor ostenta roupas da Louis Vuitton (uma blusa por R$6250,00). Enquanto isso, esses líderes ostentam relógios de mais de R$100.000,00. CANALHAS! Enquanto isso, seu sobrinho, Isaque Valadão Bessa, filho de Ana Paula Valadão (o leão), ostenta uma Ferrari e várias viagens no Instagram. Depois, quando algumas pessoas se revoltam e falam, questionam, estes mesmos líderes vêm a público dizer que estão sendo perseguidos, que há um preconceito religioso. Outros já dizem que as pessoas ‘odeiam a verdade’, que ‘a Palavra de Deus tem que ser pregada’ e que ‘sou cristão, logo vou incomodar’.
 
E o ruim é que isso respinga em todos os cristãos. Por causa de uma minoria (como André Valadão, Silas Malafaia, Valdemiro Santiago e Edir Macedo), a cada dia a revolta contra a ‘comunidade evangélica’ cresce. Como eu já escrevi há pouco, a militância da esquerda está tentando a todo custo criar a narrativa de que igreja é lugar impróprio, pastor é criminoso e que todo cristão é golpista, alienado e fundamentalista.
 
“A crise da educação no Brasil não é uma crise, é um projeto!”
(Darcy Ribeiro)
 
Em relação à criação de filhos, eu não tenho lugar de fala, visto que não sou pai. Mas eu acredito que líderes cristãos têm construído ao longo de anos uma narrativa errada. Domingo (16/06/2024), meu pastor fez apresentação de bebês. Tudo muito lindo. Porém ele disse algumas coisas que discordei, como, por exemplo, que os pais não criam seus fillhos para darem desgosto, para errarem. E o que eu vejo nos lares cristãos é que os pais realmente criam seus filhos com este propósito: jamais errar, senão você dará muito desgosto para seus pais, você será a decepção. E isto é errado! Como se pode construir na cabeça de uma criança/adolescente que ela jamais pode errar, falhar, tirar nota baixa etc, visto que isto vai destruir seus pais!? Isso é uma crueldade com o psicológico de uma criança/adolescente. Somos humanos, logo, erramos. Além disso, você não cria seus filhos para viver em uma bolha. Seus filhos irão crescer e conhecer outros horizontes, outros mundos e você, responsável, tem que estar ao lado deles para orientar, fazer a mediação com o mundo. Seu filho pode crescer e querer ser militar, engenheiro, dançarino, artista. Seu filho pode crescer e querer ser cristão, candomblecista, umbandista, budista. Seu filho pode crescer e ser hétero, homossexual, bissexual. O que não pode é seu filho crescer e não ter um pai ou uma mãe presente. E, caro leitor, seu filho vai errar, assim como você errou (quando era jovem) e tem errado. Evite criar expectativas em seus filhos: “Meu filho será um grande pastor!”, “Meu filho nunca vai se desviar dos caminhos do Senhor!” etc. Crie seu filho para ser um cidadão de bem, trabalhador, respeitador.
 
Raphael Paiva


Nenhum comentário:

Postar um comentário