sábado, 13 de julho de 2024

DESABAFO DE UM PROFESSOR: A BANALIZAÇÃO DOS ALUNOS E DA EDUCAÇÃO!

DESABAFO DE UM PROFESSOR: A BANALIZAÇÃO DOS ALUNOS E DA EDUCAÇÃO!


Meu nome é Raphael Paiva, tenho 34 anos e há sete sou Professor. Já tive e tenho diversos tipos de alunos, dos mais variados. E o mais interessante é que cada aluno é um universo totalmente diferente um do outro. Mas há alguns pontos que me deixam desapontado, e o principal é a falta de compromisso dessas últimas gerações com os estudos. Estas duas últimas gerações têm tudo à disposição, está tudo fácil, mas eles fazem questão de não se preocupar. Na minha época (Sim! Sou saudosista! Rs), não tinha tanta tecnologia e, por exemplo, para fazer trabalho, meu grupo ficava na Biblioteca da Escola pesquisando. Hoje em dia, tem escolas que nem Biblioteca tem. O que está acontecendo? Na minha época, o Professor passava a matéria e exercícios no quadro e os alunos conseguiam copiar tudo, fazer, corrigir e mostrar para o Professor. Hoje em dia, tudo é foto. O Professor passou a matéria no quadro, o aluno tira foto. O Professor corrigiu uma questão, o aluno tira foto. O que está acontecendo?
 
Eu não estou aqui criticando a tecnologia. Seria muita hipocrisia de minha parte, até porque eu a utilizo e muito. Mas o que eu critico é a banalização de... tudo. O aluno chega ao Colégio, não presta atenção, não copia nada, vive à base de cola e, pior, na maioria das vezes, os responsáveis sabem. O que está acontecendo? Quando a Escola é Pública, a crítica que se faz é que a Educação é precária! E é verdade! E quando a Escola é Privada? E quando a Rede de Ensino fornece ao estudante absolutamente tudo!? Qual é a desculpa? Uma geração que não tem vergonha de dizer aos pais que só tirou nota boa porque colou. Na minha época, se eu dissesse isto, era um tapa ou, no mínimo, um ‘esporro’. Ah! Você, Professor, não ouse a chamar os responsáveis para conversar. Ainda está arriscado você se tornar o vilão da história, podendo ser perseguido e até demitido.
 
Talvez eu fique indignado com toda esta situação porque, quando eu era estudante, eu me dedicava ao máximo. Eu não faltava, copiava tudo, fazia tudo. Nota baixa? Sim! Tirei. Na primeira prova de Física do 1º ano do Ensino Médio (Cinemática) eu tirei 0,5! Que decepção! Mas era tudo novo, vários professores, várias matérias. Eu fiz Ensino Médio Técnico em Contabilidade na FAETEC - ETEOT. Na segunda prova, eu estudei tanto, que tirei 9,5! A única vez que fiquei em recuperação foi em Literatura no 2º bimestre do 2º ano do Ensino Médio. Eu não conseguia entender Romantismo (rs). Além disso, tinha uma relação com os professores. Eu tenho contato com professores do Ensino Fundamental e Médio até hoje. Hoje em dia, os alunos (muitos) não fazem a mínima questão de se aproximar dos educadores. O que está acontecendo?
 
E isso vai muito mais profundo! Eu já vi alunos de 15, 16 anos postando vídeo nas redes sociais dirigindo carro, indo viajar para Região dos Lagos, e os responsáveis sabem. Que criação é esta que pode tudo? Que criação é esta que não tem um pingo de responsabilidade com o primordial, que é a Educação? Na verdade, que criação é esta que não tem responsabilidade com nada? O foco é curtir, passear, viajar, beijar, ficar. Eu fico refletindo: será que esses pais (40, 50 anos) foram tão reprimidos no passado, que hoje querem fazer de tudo para o filho!? O que se passa na cabeça de um pai/mãe para não dizer nunca um ‘Não’ para o filho!? Que tipo de filho/cidadão ele quer criar?
 
Semana passada, uma aluna chegou à minha casa para aula particular sem livro, sem caderno, sem os conteúdos, sem estojo. Ela chegou com uma folha com dois exercícios (foi o trabalho que o professor de Física havia passado para a turma). Eu questionei sobre material, e ela disse que não era necessário. Ao ler a questão do trabalho, eu vi que era um conteúdo que não havíamos estudado ainda (Termodinâmica). Questionando sobre o conteúdo, ela desviou o assunto. O que está acontecendo? Eu tive um aluno que não prestava atenção nas aulas, não copiava a matéria, e, no máximo, tirava foto do quadro. Um dia ele chegou a minha casa e me mandou as fotos. Ele ainda queria que eu colocasse as fotos em ordem (Pasmem!). Este mesmo aluno, teve uma vez que eu digitei a matéria e imprimi. Na outra aula, ele havia perdido o material. Este é o nível! O que está acontecendo?
 
Agora, curtição, eles entendem. Uma rede de ensino faz a formatura do Ensino Médio uma grande festa, com direito à viagem de cinco dias, com muitas festas, curtição e até presença de famosos. Os pais têm que pagar apenas um pouco mais de R$10.000,00 para o alecrim dourado curtir a merecida formatura. Um aluno veio me contar sobre esta viagem e eu fiquei me perguntando: “Cara, desculpa, mas você não merece! Você é um aluno medíocre!”. Mas muitos responsáveis acham que criar filho é dar tudo e sempre dizer ‘Sim’. O que está acontecendo?
 
Mas poderia ser pior! Poderíamos ter alunos que, além de tudo isso que citei acima, ainda pega ônibus e quebra porta, banco e xinga o motorista! Não... calma.. pera... isso já acontece! Meu Deus, o que está acontecendo?
 
Observações:
I. É claro que não são todos os alunos. Ainda há estudantes que se importam com a sua Educação, que respeitam os educadores, que sabem se comportar. Este texto é em um contexto geral.
 
II. Este texto não é uma crítica à tecnologia. Como eu disse, eu a utilizo muito.
 
III. Na verdade, o texto tem dois focos: o comportamento dos alunos e o comportamento dos responsáveis.
 
IV. Não! Na minha época de estudante não era tudo perfeito! Tinha alunos mal educados, tinha alunos que não se importavam com escola, tinha a turma do fundão. Mas mudou muito! Ainda se tinha uma palavra importante: Respeito!
 
Raphael Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário