segunda-feira, 8 de julho de 2024

MACONHA: LIBERDADE DE EXPRESSÃO EXISTE NO BRASIL?

MACONHA: LIBERDADE DE EXPRESSÃO EXISTE NO BRASIL?


Nesta semana está em pauta a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. No placar no Supremo ficou em 8 votos a 3 a favor. Votaram pela descriminalização os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso (presidente da Corte), Rosa Weber (que já se aposentou), Gilmar Mendes, Toffoli e Cármen Lúcia. Cristiano Zanin, André Mendonça e Nunes Marques votaram contra.
 
Eu, a princípio, sou contra a descriminalização da maconha e de qualquer droga. Dizem que é só uma planta, mas eu analiso que maconha é a porta se abrindo para drogas piores. Temos casos e mais casos de pessoas que se destruíram com drogas, tendo iniciado com maconha, como por exemplo, a cantora Whitney Houston. Aos 14 anos, ela foi apresentada à maconha pelo seu irmão. Daí em diante, foi vício atrás de vício, internação em clínicas, desequilíbrio familiar e a perda da voz. E nós sabemos a história e o fim trágico que ela teve.
 
Além disso, nós, diferentemente de países como Estados Unidos, não temos lojas autorizadas comercializando. Ou seja, quem vai vender? Onde você vai comprar a maconha? Logo, direta ou indiretamente, o ‘simples usuário’ financia o tráfico.
 
Ademais, eu fui membro de uma igreja em uma comunidade na Zona Norte do Rio de Janeiro por 25 anos. Quem é de igreja de comunidade sabe o trabalho social que é feito com pessoas que usam drogas. É triste ver famílias destruídas, pais desestimulados por causa do filho(a) que se viciou. E afirmo: uma grande parte dos usuários quer se livrar do vício, mas não consegue.
 
Apesar disto mencionado acima, temos que ver o contexto do nosso país: pessoas usam maconha e continuarão usando sendo proibido ou não. O tema é bem complexo! Temos que ver também o cenário policial e prisional de nosso país. Eu, hoje, concordo com a liberação de certa quantidade para uso pessoal. O Estado prender uma pessoa que está usando x gramas, pessoa que está no seu privado, é surreal. Eu acho que o governo poderia liberar certa quantidade (como está sendo debatido), mas fazendo políticas públicas para que as pessoas não entrem nesse caminho. Há pessoas que vão usar de vez em quando e vão se contentar. Há outras que irão começar pela maconha e depois, talvez por influências, irão começar a usar outras.
 
Em resumo, o tema é complexo e, como de praxe, na política temos os extremos: de um lado, temos uma esquerda militante que, em muitos casos, acha tudo normal e que, se pudesse, liberaria tudo. Em outras palavras, estão banalizando as pautas. “Meu voto é claríssimo no sentido de que nenhum usuário, de nenhuma droga, pode ser criminalizado”, afirmou Toffoli ao esclarecer sua posição. Do outro lado, temos uma direita patética que finge que se preocupa com a sociedade e que simplesmente não quer debater esta pauta, visto que é ‘totalmente errado e vai contra os princípios morais’. Eu ainda não vi, mas tenho quase certeza que em breve algum parlamentar vai usar ‘Deus’ e a Bíblia Sagrada para dizer que é contra a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. O que ninguém debate é, como eu disse acima, políticas públicas para desestimular o uso. O que ninguém debate é a criação de clínicas para atender a usuários que querem deixar de usar, mas não conseguem. O que ninguém põe em debate é a criação de locais para receber pessoas viciadas que vivem na rua. Mas, como sempre, parlamentares estão usando uma pauta importante para fazer politicagem e lacrar nas redes sociais.
 
Observações:
01. Muitas pessoas que se dizem Direita afirmam que as Universidades Públicas estão cheias de pessoas drogadas e defendem veementemente instituições de ensino militar, dizendo que nestas tudo funciona, que não tem essas depravações morais. Você realmente acha que não tem alunos de Instituições Militares que usam drogas!? Chega a ser hilário este pensamento. Eu fui aluno da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) e digo: existe e muito. Alunos, no final de semana, iam para o terraço do dormitório usar maconha, além de sexo. Então, não me venha com esta ingenuidade de achar que em Escolas Militares não existe isto, porque existe sim.
 
02. Eu não sou exemplo de cristão e disto eu tenho certeza. Mas eu tenho achado muito estranho o posicionamento de muitos cristãos sobre este e outros assuntos. Há cristãos que simplesmente estão defendendo a liberação de drogas e do aborto, como se fosse a coisa mais normal.
 
03. De acordo com a manifestação da maioria do Supremo, o porte de maconha continua sendo ilícito, mas as punições aos usuários passam a ter natureza administrativa, e não criminal.
 
No dia 26/06/2024 (terça-feira), pela manhã, postei minha opinião no meu Instagram e um conhecido me mandou uma mensagem dizendo que sou preconceituoso. Depois disso, sem me dar o Direito do Contraditório e da Ampla Defesa, ele deixou de me seguir e me bloqueou.
 
Afirmo que não é preconceito! É só uma opinião! É só a demonstração da minha verdade (assim como cada um tem a sua). Cada pessoa tem uma vida, cada pessoa tem um contexto social, político, cultural e financeiro. Cada pessoa tem uma verdade. Cabe a nós respeitarmos a individualidade de cada cidadão. Mas não é isso que tem ocorrido. Todos pregam a famosa 'liberdade de expressão', mas quando alguém dá uma opinião contrária ao que você pensa, é julgada, cancelada, deixa de seguir, bloqueia. Não se há mais diálogo, debate. O que existe é a tentativa de impor a sua verdade para os outros. E a partir do momento que você discorda da ‘Divina Verdade’ do colega, você se torna descartável, não digno da amizade dele; você se torna chato, herege, pecador, burro, lixo moral.
 
Em resumo, as minhas redes sociais estão assim:
- Lulistas deixando de me seguir, porque eu critico as ações de Lule!
- Bolsonaristas deixando de me seguir, porque eu critico as ações de Bolsonaro!
- Cristãos deixando de me seguir, porque eu sou um herege que faz vídeos cantando e dançando Madonna e critico/questiono lideranças, mensagens!
- Fãs da Madonna deixando de me seguir, porque, como eu critico o Lule, eles acham que votei no Bolsonaro!
- Conhecidos militares e conservadores deixando de me seguir, porque, como eu critico Bolsonaro, eles acham que votei no Lule!
- Maconheiros deixando de me seguir, porque postei uma opinião contrária à banalização da pauta!
 
Está difícil ser fora de uma bolha! (Ou como muitos dizem: chato, isentão rs)
 
Raphael Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário