domingo, 7 de julho de 2024

EDUCAÇÃO: COMO PAIS DEVE CRIAR SEUS FILHOS?

EDUCAÇÃO: COMO PAIS DEVE CRIAR SEUS FILHOS?


Em relação à criação de filhos, eu não tenho lugar de fala, visto que não sou pai. Mas eu acredito que líderes cristãos têm construído ao longo de anos uma narrativa errada. Domingo (16/06/2024), meu pastor fez apresentação de bebês. Tudo muito lindo. Porém ele disse algumas coisas que discordei, como, por exemplo, que os pais não criam seus fillhos para darem desgosto, para errarem. E o que eu vejo nos lares cristãos é que os pais realmente criam seus filhos com este propósito: jamais errar, senão você dará muito desgosto para seus pais, você será a decepção. E isto é errado! Como se pode construir na cabeça de uma criança/adolescente que ela jamais pode errar, falhar, tirar nota baixa etc, visto que isto vai destruir seus pais!? Isso é uma crueldade com o psicológico de uma criança/adolescente. Somos humanos, logo, erramos. Além disso, você não cria seus filhos para viver em uma bolha. Seus filhos irão crescer e conhecer outros horizontes, outros mundos e você, responsável, tem que estar ao lado deles para orientar, fazer a mediação com o mundo. Seu filho pode crescer e querer ser militar, engenheiro, dançarino, artista. Seu filho pode crescer e querer ser cristão, candomblecista, umbandista, budista. Seu filho pode crescer e ser hétero, homossexual, bissexual. O que não pode é seu filho crescer e não ter um pai ou uma mãe presente. E, caro leitor, seu filho vai errar, assim como você errou (quando era jovem) e tem errado. Evite criar expectativas em seus filhos: “Meu filho será um grande pastor!”, “Meu filho nunca vai se desviar dos caminhos do Senhor!” etc. Crie seu filho para ser um cidadão de bem, trabalhador, respeitador.
 
Raphael Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário