quarta-feira, 18 de junho de 2014

Guillermo OCHOA - Você o conhece?

Francisco Guillermo Ochoa Magaña (GuadalajaraMéxico13 de julho de 1985) é um futebolista mexicano que atua como goleiro. Atualmente, joga pelo Ajaccio. Foi à Copa do Mundo FIFA de 2006 e também participou da Copa Américacomo reserva de Oswaldo Sánchez. Integrou também o grupo que disputou a Copa do Mundo FIFA de 2010, como reserva de Óscar Perez.

CARREIRA

Club América
Ochoa foi revelado no América, estreando em 15 de fevereiro de 2004 em um jogo contra o Monterrey, que venceu o América por 3-2. No início de 2004 o holandês Leo Beenhakker, então treinador do América, foi assistir a um jogo entre as equipes de base do clube. Lá ficou convencido das habilidades do goleiro e convidou-o para jogar como profissional, substituindo Adolfo Rios. Se aposentou em um jogo contra o Brasil, em 2011.
Algumas semanas após este anúncio, Guillermo estreou com a equipe titular, substituindo Rios, que estava sofrendo de uma lesão. Com seu bom desempenho na meta americanista ele ganhou do técnico da seleção sub-20 do México, Humberto Grondona, a nomeação como capitão da equipe; após a retirada de Adolfo Rios, Ochoa continuou sendo titular do Club América.
Na temporada seguinte, os mexicanos não se classificaram para a Copa do Mundo Juvenil da FIFA, na Holanda, e o novo treinador do América, o argentino Oscar Ruggeri, havia contratado os goleiros Sebastián Saja e Ricardo Martinez, e assim Ochoa perdeu a titularidade.
Após um mau começo de temporada Ruggeri foi afastado do cargo, sendo substituído por Mario Carrillo. Com a chegada do novo treinador, Ochoa volta a ser titular.
Durante o mesmo ano, o América dominou o futebol mexicano e Guillermo Ochoa foi uma peça importante para a equipe. Ao final da temporada, Las Águilas del América venceram o Torneio Clausura 2005, com o título de 28 jogos sem derrotas entre campeonatos nacionais e campeonatos internacionais. Ochoa foi destaque na temporada, não só dentro de campo, mas pelo auto-controle, mesmo sendo jovem. Era visto como "algo bastante incomum para um adolescente expostos a todos os holofotes".
Por essa razão, e à pressão dos torcedores americanistas, o treinador da seleção principal, Ricardo La Volpe, convocou-o para a Taça de Ouro 2005.
Em 14 de dezembro de 2005, em uma partida contra a Hungria, que terminou 2 a 0 em favor dos mexicanos, Ochoa jogou pela primeira vez para a seleção. Após boas atuações, a FIFA declarou: "O mais importante evento que aconteceu no jogo foi a estréia de um mexicano absolutamente um dos maiores talentos que surgiram no México nos últimos anos: o porteiro, de 20 anos, Francisco Guillermo Ochoa. Após a lesão do goleiro titular da seleção mexicana Oswaldo Sánchez, Ochoa alcançou a titularidade".
Foi o único jogador mexicano que fez parte da lista da revista francesa France Football, que premiou o melhor jogador do ano com a chamada Bola de Ouro em 2007. Cabe mencionar que, com base no seu talento e popularidade, a empresa EA Sports incluíu-o juntamente com Ronaldinho na capa do jogo FIFA 08 e FIFA 09 na sua versão para a América do Norte (México e Estados Unidos). Com uma capacidade elástica impressionante Ochoa vem se tornando um dos melhores goleiros do mundo na atualidade. Considerado por muitos especialistas do mundo esportivo disparado o melhor goleiro atuando nas américas Memo Ochoa vem recebendo sondagens de clubes Europeus como Fulham,Psv,Manchester Uinted,Real Madrid entre outros. Ochoa é considerado o melhor jogador do México no mínimo pelos últimos dez anos. Apontados por muitos especialistas a maior promessa do futebol Mexicano, é comparado a outras lendas do futebol mexicano como Cuauhtémoc Blanco, Jorge Campos e Jared Borgetti.
Ajaccio [2011-2012]
Em 1 de julho de 2011 o site do Ajaccio anuncia a contratação do goleiro mexicano . Depois de uma longa novela envolvendo Ochoa, Paris Saint German o Ajaccio surpreendeu a todos anunciando aquela que se tornou a maior contratação da história do clube.
A chegada de Memo na França foi cercada de dúvidas, a maior delas era o que teria levado o goleiro a rejeitar uma proposta maior do PSG para ir para o clube de menor orçamento da liga francesa; a resposta veio dias depois e saiu da boca do próprio ochoa, segundo memo o Ajaccio vai ser uma ponte para que um dia eu chegar a um clube grande na Europa. Em sua primeira temporada ochoa se tornou o principal nome do time e ídolo do Ajaccio, com suas defesas milagrosas e segurança debaixo das traves ochoa segue fazendo história, ele se tornou o primeiro goleiro mexicano a atuar no futebol mexicano . Em uma partida contra o poderoso Lyon válida pelo campeonato francês ochoa fez aquela considerada a sua maior partida em solo europeu, apesar da derrota por 1 a 0 Ochoa saiu de campo como grande nome do jogo, Lisandro López, renomado atacante argentino do Lyon, foi o que mais sofreu com as intervenções de memo , ao final do jogo Lisandro disse :
Cquote1.svgEm todo esse tempo que estou jogando na França jamais enfrentei um goleiro tão espetacular como Ochoa, ele defendeu chutes que um goleiro normal facilmente levaria o gol, sem dúvidas ele é diferenciado, se continuar assim pode se tornar um dos melhores do mundo.Cquote2.svg
Apesar de lutar contra o rebaixamento no Ajaccio ochoa provavelmente migrará para um clube de maior expressão ao final da temporada 2011-12, na imprensa europeia especula-se que Olimpique de MarselhaTottenham e Sevilla seriam os principais interessados no arqueiro mexicano.
Seleção Nacional
Com 20 anos, ele foi chamado pelo ex-treinador do México Ricardo La Volpe para a Copa do Mundo FIFA de 2006 como o terceiro goleiro. Após a Copa do Mundo o novo treinador Hugo Sánchez convocou Guillermo Ochoa como reserva ou até como titular do México. Ochoa também participou da Copa Ouro da CONCACAF 2007 e da Copa América 2007. Antes da Copa América 2007 foi nomeado o melhor goleiro pela Conmebol e pela Fifa. Ele estreou contra a Brasil, no qual ele manteve a invencibilidade ganhando por 2-0. Seu segundo jogo foi contra a Chile, mais uma vez ficando invencível. O jogo terminou em 0-0. Seu último jogo foi na disputa pelo terceiro lugar contra a Uruguai. O jogo terminou em 3-1, e deu ao México um honroso terceiro lugar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário