domingo, 10 de maio de 2020

Fluency Week com Rhavi Carneiro: Experiência & Conclusão!


AULAS COM RHAVI CARNEIRO:
EXPERIÊNCIA & CONCLUSÃO

Nesta semana me inscrevi na semana gratuita de aulas do professor Rhavi Carneiro. Para quem não sabe, já sou formado em Inglês (Cultura Inglesa|2017), mas ainda possuo uma certa dificuldade para entender nativos. E com esta dificuldade, fui ao Rhavi. A pessoa demonstra uma certeza, uma promessa de que vai revolucionar o modo de aprender inglês. O cara diz que os velhos métodos não são eficazes. Então, começou a semana: FLUENCY WEEK.

AULA 01:
- Ele explica como funciona o método que ele inventou para aprender os cinco idiomas que ele fala, chamado de FLUENCY HACKING. De acordo com ele, o que mais aprendemos (Gramática), é o centro do planeta. Porém a superfície, que é a prática, os cursinhos deixam a desejar. E esse é o pulo do gato: começar da superfície para o núcleo. Até aí eu concordei.

- Ao longo do vídeo ele coloca depoimentos de alunos que falam normal tão quanto alunos que realmente estudam no cursinho. Não vi nenhuma diferença na qualidade de alunos. E tem mais, alguns alunos, notoriamente, estão lendo seus depoimentos.

- Outro ponto que vale ressaltar: Rhavi Carneiro, desde seus 6 anos, estuda Inglês. Ou seja, ele viveu (e vive) para isto, para este estudo. Imagina você pegar uma pessoa que começou a trabalhar aos 16 anos com o pai (na enxada), que já fez outra faculdade, que tem outro trabalho e que, para crescer, quer fazer inglês. São mundos totalmente diferentes. O segundo tem que achar um lugar na cabeça para enfiar o aprendizado de Inglês. O primeiro (Rhavi) só vive isso.

AULA 02:
Ele pega um diálogo e explica frase por frase. Exemplo:

"What Do you want to eat?"
Ele diz a tradução e explica, de forma bem rasa, o que é 'What' e quando se usa o 'Do'. Mas a gramática, um dia, o aluno, querendo ou não, vai ter que aprender, pois para formular frases não é só o que ele disse ali.

Na sexta frase, ele dá um toque legal, que é sobre frases que os nativos encurtam. Ex.:

"What do you do?" - eles não falam assim pausadamente. Eles falam 'uarayã do'?

"What do you think? - eles falam 'uarayã think'.

AULA 03:
É uma aula interessante, mas para quem fez curso e realmente estudou, não muda nada. Ele explica a pronúncia do -th, -rl e -ed.

AULA 04:
Última aula: ele revela o grande segredo para conseguir a fluência em cinco idiomas. Ele diz que é o software SRS (Sistema de Repetição Espaçada). ou A MÁGICA, como ele diz. Isto ele faz em 3-4 minutos. O restante do vídeo é para falar da Fluency Academy, que, claro, é paga.

CONCLUSÃO:
I. O curso de Rhavi Carneiro é a mesma coisa que um curso normal.

II. O diferencial dele é que ele, diferente de alguns cursos (diga-se 'professores') demonstra paixão pelo que faz. A oratória e o carisma dele são excelentes, o que chama a atenção das pessoas.

III. Tudo que se aprende com ele você também aprende em um curso dito 'normal'. Só que eu acho que ele vende a falsa ilusão de que "É TUDO DIFERENTE", visto que para ele foi supostamente diferente (SQN, pois ele começou a estudar Inglês aos 6 anos).

IV. Não importa qual curso você entre/faça! Não importa se você contrate um professor famoso! O que vai fazer a diferença em você aprender ou não outra língua é você "simplesmente" sentar a bunda na cadeira e estudar. É igual dieta: não adianta você ter o melhor personal trainer ou o mais famoso do youtube. Se você não seguir a dieta, você não vai emagrecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário